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Questões de Concurso – Aprova Concursos

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Uma Política de Tratamento de Incidentes de Segurança da Informação deve conter um procedimento padronizado para o tratamento de incidentes que compreende, nesta ordem, as etapas: 1. Recepção da denúncia ou alerta interno de atividade suspeita, 2. Medidas de contenção imediata do incidente,

O Serpro - Serviço Federal de Processamento de Dados define assim um de seus organismos: “É o canal único de comunicação da empresa com seus clientes e a comunidade de usuários que utiliza os serviços e produtos disponibilizados aos diversos segmentos do setor público e privado. Mantém esse canal aberto para receber, registrar, encaminhar e monitorar os acionamentos registrados, interagindo com os Processos Corporativos de Gerenciamento de Incidentes, Requisições de Serviços e Mudanças. Monitora todos os acionamentos, atuando junto à estrutura do Serpro como instrumento de Controle de Qualidade para o atendimento dos prazos acordados e da satisfação dos usuários. Está disponível 24 horas por dia, 7 dias por semana, viabilizando continuidade sem interrupção dos serviços. Realiza cerca de 95 mil atendimentos/mês em primeiro nível e encaminha cerca de 19 mil atendimentos/mês para o segundo nível.” De acordo com a ITIL v3, este organismo realiza

A responsabilidade pelas decisões relativas a TI em uma organização podem seguir modelos de acordo com quem as toma ou

influencia estas decisões. O tipo de modelo e os responsáveis pelas decisões, está corretamente descrito em:

Segundo o Guia PMBoK 4a edição, para se estimar a duração das atividades de um projeto de software pode-se utilizar uma

técnica que considera as incertezas das estimativas e os riscos. Esta técnica usa três estimativas para definir uma faixa

aproximada para a duração de uma atividade: tempo mais provável (tM ), tempo otimista (tO ) e tempo pessimista (tP ). Trata-se da

Técnica de

Uma área de processo é um conjunto de práticas relacionadas a uma área que, quando implementadas, satisfazem a um

conjunto de metas consideradas importantes para realizar melhorias significativas naquela área. O modelo CMMI-DEV versão

1.2 é composto por 22 áreas de processo organizadas nas categorias Gestão de Processo, Gestão de Projeto, Engenharia e

Suporte. As áreas de processo da categoria Gestão de Projeto tratam das atividades de gestão relacionadas a planejamento,

monitoramento e controle de projeto. Dentre as áreas de processo de Gestão de Projeto estão Planejamento de Projeto,

Monitoramento e Controle de Projeto, Gestão Quantitativa de Projeto,

Considerando o Planejamento Estratégico de Tecnologia da Informação − PETI e o Planejamento Estratégico Empresarial −

PEE, é correto afirmar que o

O propósito do estágio Estratégia de Serviço no ciclo de vida do serviço da ITIL v3, atualizada em 2011, é

Acerca do ITIL v3, julgue os itens que se seguem.

A estratégia de serviços estabelece que as políticas e os processos de gerenciamento de serviços sejam implementados como ativos estratégicos ao longo do ciclo de vida de serviço.

ITIL (Information Technology Infrastructure Library) refere-se a um conjunto de diretrizes e práticas que visam estruturar pessoas, processos e tecnologia para o aumento da eficiência no gerenciamento de serviços. A partir dessas informações, julgue os itens seguintes, referentes ao ITIL, versão 3.

Para o ITIL, a segurança da informação aparece como uma função do livro Service Estrategy.

No ITIL o que é o gerenciamento de nível de serviço (Service Level Managaement)?

Na auditoria em sistemas operacionais, o papel do auditor quanto ao controle de privilégios de acesso é:

Existem motivações para a realização de um trabalho de auditoria de TI (Tecnologia da Informação). É correto afirmar quanto aos motivos para realização de uma auditoria:

Considere que todos os projetos subordinados à área responsável

pelo gerenciamento de projetos devem

I apresentar um documento formal que autorize uma fase do

projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;

II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,

elaboração da EAP e determinação do orçamento;

III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o

planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a

resposta a riscos;

IV apresentar processo específico para entrega de benefícios

esperados pelo projeto;

V incorporar processo para monitorar e controlar o

desempenho do projeto;

VI gerenciar as partes interessadas do projeto;

VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados

ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à

equipe do projeto.

Tendo as informações apresentadas como referência inicial,

julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento

de projetos, à luz do PMBOK5

Em relação ao atendimento do requisito do item VI, há dois processos no PMBOK5: o qualificado como desenvolver o plano dos recursos humanos e o mobilizar a equipe do projeto. Um dos objetivos do primeiro é ajustar as estratégias e os planos para o engajamento das partes interessadas, ao passo que o segundo busca a comunicação e o trabalho com as partes interessadas para atender as suas necessidades e expectativas.

Acerca do ITIL, julgue os itens a seguir.

O gerenciamento de problemas na forma proativa busca resolver os problemas em resposta a um ou mais incidentes, por meio da realização de revisões periódicas programadas de registros de exploração e registros de manutenção para identificar padrões e tendências de atividades que podem indicar problemas ou incidentes em potencial.

Com base nas definições de modelos CMMi e de qualidade de

software, julgue os itens seguintes.

No modelo contínuo, para que a organização atinja um determinado nível de maturidade, o CMMi estabelece o nível de maturidade que deve ser atingido por cada processo avaliado, embora considere que nem todos os processos estejam no mesmo nível de maturidade.

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