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A respeito de COBIT e ITIL, considere as seguintes afirmativas:

1.ITIL fornece boas práticas e orientações sobre a concepção de serviços de TI, com base no ciclo de vida do serviço.

2.A fase de Estratégia de Serviço fornece direcionamento no desenho, desenvolvimento e implementação do gerenciamento de serviço, não apenas como uma capacidade organizacional, mas como um ativo estratégico.

3.COBIT é um framework de alinhamento estratégico e governança de TI nas organizações, sendo orientado a processos.

4.Governança de TI é uma estrutura de relacionamentos e processos que direciona e controla a empresa para que possa alcançar seus objetivos.

Assinale a alternativa correta.

O Sr. José é gerente de projetos de uma grande empresa de energia. Recentemente ele recebeu a incumbência, por parte da diretoria, de ser responsável por um novo projeto da empresa. Considerando esse novo desafio a ser enfrentado, ele precisará gerir os processos relativos a esse projeto. O Sr. José é certificado pelo PMI (Project Management Institute), utilizando-se, portanto, da metodologia descrita pelo PMBOK (Project Management Body of Knowledge). Com base no exposto, assinale a alternativa que apresenta todos os processos necessários para a gestão desse projeto, de forma a seguir rigorosamente a metodologia do PMBOK.

Como é denominado o processo de avaliação de riscos de proteção que deve continuar durante toda a vida do sistema, a fim de identificar riscos emergentes e alterações que possam ser necessárias para lidar com esses riscos?

No que diz respeito ao gerenciamento de serviços de tecnologia da informação (TI), julgue o item subsequente.

O gerenciamento de serviços de TI tem o objetivo de alocar adequadamente os recursos disponíveis, gerenciando-os de forma integrada. Com isso, evita-se a ocorrência de problemas na entrega e na operação dos serviços.

Implantou-se, em uma empresa de TI, o gerenciamento de serviços baseado no modelo ITIL. Uma equipe foi alocada para planejar a recuperação de crises que necessitem que os serviços de TI da empresa possam ser executados em sistemas alternativos, de modo que se estabeleça um plano de contingência em casos de emergências críticas. Essa equipe está alocada ao processo de entrega de serviços do ITIL, denominado Gerenciamento de:

Uma equipe de projetos, que trabalha baseada no PMBOK 5ª edição, está executando serviços na área de conhecimento de Gerenciamento de Escopo de Projeto. Isso significa que ela vai trabalhar com o processo de:

Considere que em uma organização que utiliza a ITIL v3 edição 2011, um usuário de um serviço abriu um chamado para o Service Desk solicitando a restauração ao normal da operação de um serviço que se tornou indisponível. Após a restauração da operação do serviço, um chamado foi aberto para se encontrar a causa raiz da indisponibilidade e resolvê-la definitivamente evitando, assim, novas ocorrências. Os processos da Operação de Serviço responsáveis por restaurar o serviço ao seu estado normal e por identificar a causa raiz da indisponibilidade são, respectivamente, Gerenciamento de

O COBIT 5 fornece um modelo abrangente que auxilia as organizações a atingirem seus objetivos de governança e gestão de TI.

Um dos princípios básicos do COBIT 5 é:

Em relação aos ciclos de vida de projetos, analise as afirmativas a seguir.

I. Antecipar a criação da estrutura analítica do projeto (EAP) elimina a influência da organização na maneira pela qual o projeto será executado.

II. A identificação das partes interessadas é um processo contínuo em todo o ciclo de vida do projeto.

III. Um projeto com ciclo de vida adaptativo requer a redução gradual do envolvimento das partes interessadas ao longo do ciclo de vida do projeto.

Está correto o que se afirma em:

Analisando o ciclo de vida de projeto, segundo o PMBOK 5ª edição, observou-se que a curva apresentada é semelhante a:

A gestão da continuidade de negócios, segundo a norma ABNT NBR 15999, é um processo da organização que estabelece uma estrutura estratégica e operacional adequada para:

A norma NBR ISO/IEC nº 27001:2006 foi preparada para prover um modelo que estabelece, implementa, opera, monitora, analisa criticamente, mantém e melhora um Sistema de Gestão de Segurança da Informação (SGSI).

Esta norma adota o modelo conhecido como Plan-Do-Check-Act (PDCA), que é aplicado para estruturar todos os processos do SGSI.

A terceira etapa desse modelo, quando aplicável, deve

Em geral, métricas de qualidade não devem apenas informar, mas também orientar sobre como realizar a melhoria da qualidade do software. Tendo em vista que o CMM (Capability Maturity Model) foi projetado nesse sentido, assinale a opção que equivale ao nível 3 de qualidade de software no CMM.

Em caso de indisponibilidade de um serviço de tecnologia da informação em uma organização, o processo que objetiva restabelecer o serviço o mais rápido possível é o gerenciamento

De acordo com o guia PMBOK 5ª edição, durante o encerramento do projeto o gerente deve revisar todas as informações pré- vias dos encerramentos de fases anteriores, assegurando que todo o trabalho do projeto está completo e que o projeto alcançou seus objetivos. Já que o escopo do projeto é medido em comparação com o plano de gerenciamento, o gerente do projeto deve revisar a linha de base do escopo para garantir a conclusão antes de considerar o projeto encerrado.

Considerando o diagrama de fluxo de dados do processo "Encerrar o projeto ou fase" da área Gerenciamento da Integração do Projeto do PMBOK 5ª edição mostrado acima, as caixas I e II correspondem, correta e respectivamente, a

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