No que se refere ao COBIT 4.1, pode-se afirmar:
As organizações bem-sucedidas reconhecem os benefícios
da tecnologia da informação (TI) e a utilizam para direcionar os
valores das partes interessadas no negócio. Essas organizações
consideram que as boas práticas do Control Objectives for
Information and Related Technology (COBIT) podem auxiliá-las
a otimizar os investimentos em TI.
IT Governance Institute, COBIT 4.1, 2007, p. 7 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relativos ao COBIT 4.1.
No COBIT, a mensuração de desempenho é essencial para a governança de TI.
Com relação ao ITIL v. 3, julgue os itens a seguir.
A publicação do ITIL intitulada Operação de Serviço orienta, por meio de princípios, práticas e métodos de gerenciamento da qualidade, a respeito de como fazer sistematicamente melhorias incrementais e de larga escala na qualidade dos serviços.
Acerca do modelo CMMI (capability maturity model integration),
julgue os itens a seguir.
Uma das características do nível 4 de maturidade do modelo CMMI diz respeito à importância e à explicitação da análise e da eliminação das causas dos problemas ocorridos no desenvolvimento e manutenção de software.
Acerca do modelo CMMI (capability maturity model integration),
julgue os itens a seguir.
No nível 3 de maturidade do modelo CMMI, o processo é planejado e executado de acordo com políticas organizacionais, devendo-se utilizar pessoal habilitado e recursos adequados para gerar saídas de forma controlada e envolver os grupos interessados adequados.
Julgue os itens subsecutivos, referentes ao CMMI (capability
maturity model integration), cujo objetivo é servir de guia
para a melhoria de processos na organização.
O CMMI possui representações por estágios e contínua. A representação por estágios permite a seleção da sequência de melhorias que convém aos objetivos dos negócios da organização. A abordagem contínua segue a mesma estrutura do SW-CMM, com níveis de maturidade, progredindo por um caminho predefinido de níveis, cada um servindo de base para o próximo.
A respeito de planejamento estratégico de tecnologia da
informação (TI), gerenciamento de serviços, gestão de
segurança da informação e governança de TI, julgue os itens
a seguir. Nesse sentido, considere que o ITIL, sempre que
citado, refere-se à versão 3.
O processo de gerenciamento de incidentes do framework ITIL deve priorizar a descoberta da causa-raiz do problema, encaminhá-la ao processo de gerenciamento de problemas e, após essa etapa, solucionar o incidente.
Considere os objetivos:
I. Restaurar o serviço normal o mais rápido possível.
II. Minimizar o impacto negativo nos negócios.
III. Fornecer um nível de serviço com mais qualidade, dando apoio ao cumprimento das SLAs.
Conceitualmente, no ITIL, tais objetivos são tratados pelo gerenciamento de
No aprimoramento da gestão de uma organização, o Cobit 4
(Control Objectives for Information and Related Technology,
versão 4) pode servir como modelo de controle interno na
governança de tecnologia da informação (TI). Acerca desse
modelo, julgue os seguintes itens.
O Cobit provê métricas e modelos de maturidade para a medição da eficácia da ligação dos processos de negócios aos processos de TI e, com isso, contribui para a governança de TI.
Adequando aos conceitos de governança de TI, para satisfazer os objetivos de negócio, a informação precisa estar em conformidade com critérios de informação específicos. O COBIT refere-se a estes critérios como requisitos de negócio para informação e os classifica em 03 (três) grupos. Associe os critérios de informação ao principal grupo ao qual estão relacionados.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, de cima para baixo:
Associando-se as áreas de processo do CMMI V1.2 às categorias e níveis de maturidade, considere: 
Está correto o que consta SOMENTE em
A Estratégia, Desenho, Transição, Operação e Melhoria Continuada de Serviços de TI são consideradas, no ITIL, uma abordagem do
Sobre métricas utilizadas no COBIT, considere:
I. Os indicadores de performance tornam-se medidas de resultados para o objetivo do nível superior.
II. Os medidores de resultados das funções de TI às vezes são expressos em termos de critério de informação.
III. As medidas de resultados obtidas informam a gerência, depois dos fatos, se as funções, processos ou atividades de TI atingiram seus objetivos.
Está correto o que consta em
Sobre as características chave do ITIL, considere:
I. Não proprietário.
II. Prescritivo.
III. Melhores práticas.
IV. Boas práticas.
Contribuem para o sucesso global do ITIL a aplicação da característica que consta em
Um gestor governamental não ligado à área de TI, ao
elaborar uma proposta de aquisição de licenças de determinado
software por inexigibilidade de licitação, não avaliou previamente
as opções do mercado e não realizou pesquisa de preços de forma
adequada. A inexigibilidade de licitação foi justificada pelo fato de
o fornecedor do software ter enviado proposta comercial, na qual
constava tabela de preços para o software em questão e, em
seguida, o gestor ter solicitado formalmente a aquisição do
software, anexando ao processo a proposta comercial supracitada.
A área de TI manifestou concordância sobre o prosseguimento do
certame, no qual constavam os produtos e seus respectivos valores,
ambos idênticos aos da proposta comercial. Em razão de haver
evidências de que a área de TI não era a área de onde havia sido
originada a solicitação para aquisição do software, o gestor foi
acusado de ter cometido irregularidade e, em resposta àacusação,
alegou não ter identificado as opções de mercado, por não haver
obrigação formal de a unidade requisitante fazê-lo.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens
subsecutivos.
Embora a solicitação inicial do gestor seja de aquisição de software, em sua defesa, pode-se argumentar que ele recorreu à área especializada em efetuar pesquisas de preço ou, se for o caso, que havia outra área responsável por contatar o fornecedor do software e por solicitar mais dois orçamentos de produtos similares. Esses argumentos podem ser formulados em razão de tais práticas serem usuais como meio de elaboração de projetos básicos para a contratação de bens e serviços, bem como resguardarem o princípio da legalidade.