No Art 3º da Resolução nº 69/2010 do CSJT, são definidos quinze objetivos estratégicos, distribuídos em nove temas. O objetivo "Promover a integração e colaboração com entidades externas" é inserido no contexto do tema
A necessidade de uma nova aplicação ou função, requer uma análise prévia à aquisição ou ao desenvolvimento, para assegurar que os requisitos de negócio sejam atendidos por meio de uma abordagem eficaz e eficiente. No Cobit 4.1, o processo que contempla a definição das necessidades, as fontes alternativas, a revisão de viabilidade econômica e tecnológica, a execução das análises de risco e de custo-benefício e a obtenção de uma decisão final por desenvolver ou comprar, é
A metodologia Cobit padroniza e estabelece métodos documentados para orientar a área tecnológica das empresas, abrangendo níveis de maturidade, segurança da informação e qualidade do(a)
Julgue os itens subsequentes, referentes ao COBIT.
O domínio denominado planejamento e organização (PO) compreende os processos responsáveis pela avaliação dos riscos, pelo asseguramento da continuidade dos serviços e pelo gerenciamento das mudanças.
Acerca de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsequentes.
Enquanto a gestão de projeto aplica-se ao desenvolvimento de sistema, o ITIL aplica-se aos serviços prestados pela TI.
Acerca do ITIL, julgue os itens que se seguem.
No gerenciamento de problemas, busca-se a causa raiz dos incidentes reportados pelos usuários e registrados na central de serviços (service desk) para que seja possível determinar a mudança adequada à infraestrutura de TI.
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
Os elementos do plano de gerenciamento do projeto incluem os planos do cronograma, dos custos e da qualidade e as linhas de base do escopo, do cronograma e do desempenho de custos.
NÃO se trata de uma das mudanças no ITIL V3 em relação à V2:
Para responder às questões 59 e 60, considere o
PMBOK (4.ed.).
Uma das entradas do processo Estimar os recursos da atividade é:
No ITIL (V3), são tópicos incluídos em transição do serviço:
A versão 3.0 do ITIL inclui alguns livros, dentre eles o que engloba o conteúdo políticas, planejamento e implementação. É baseado em cinco aspectos principais: disponibilidade, capacidade, continuidade, gerenciamento de nível de serviços e outsourcing. Também estão presentes informações sobre gerenciamento de fornecedores e de segurança da informação. Trata-se de
Se, no conceito Cobit (versão 4.1) DS4 - Entregar e Suportar - Assegurar a continuidade dos serviços, a responsabilidade solidária pelo gerenciamento da continuidade dos serviços está clara, então isso indica que o nível de maturidade alcançado é considerado
No COBIT, as questões relacionadas ao gerenciamento dos níveis de serviço e ao gerenciamento dos serviços de terceiros são definidas no domínio de processos de
As organizações bem-sucedidas reconhecem os benefícios
da tecnologia da informação (TI) e a utilizam para direcionar os
valores das partes interessadas no negócio. Essas organizações
consideram que as boas práticas do Control Objectives for
Information and Related Technology (COBIT) podem auxiliá-las
a otimizar os investimentos em TI.
IT Governance Institute, COBIT 4.1, 2007, p. 7 (com adaptações).
Tendo o texto acima como referência inicial, julgue os itens a
seguir, relativos ao COBIT 4.1.
No COBIT, as atividades de TI são definidas segundo um modelo de processos genéricos com quatro domínios: planejar e organizar, adquirir e implementar, entregar e suportar, e monitorar e avaliar.
Acerca dos domínios do COBIT, julgue os itens seguintes.
Para o gerenciamento do processo denominado Definir um Plano Estratégico de TI, estabelecem-se os seguintes objetivos: a otimização do uso da informação, a garantia de integração total de aplicações nos processos de negócios, a resposta aos requisitos de negócio em alinhamento com a estratégia corporativa e a criação de agilidade em TI.