Os níveis dos modelos de maturidade do COBIT são:
O processo de definição de como conduzir as atividades de gerenciamento dos riscos de um projeto é
No PMBOK (4a Edição), o processo 8.2 Realizar a garantia da qualidade pertence ao grupo de processos de
A complexidade das grandes organizações gera demandas relativas
à formalização e controle organizacionais, muito estudadas no
âmbito da gestão, inclusive de tecnologia da informação. Julgue os
itens seguintes, relativos a formalização e controle organizacionais.
As entrevistas podem ser não estruturadas, semiestruturadas ou estruturadas. Os dois primeiros tipos são recomendados quando o perfil dos entrevistados não é bem conhecido. Entrevistas estruturadas, por sua vez, são, geralmente, embasadas em questionários com questões predefinidas, que podem ser aplicados com maior uniformidade a uma grande quantidade de pessoas.
A complexidade das grandes organizações gera demandas relativas
à formalização e controle organizacionais, muito estudadas no
âmbito da gestão, inclusive de tecnologia da informação. Julgue os
itens seguintes, relativos a formalização e controle organizacionais.
Existem diversas técnicas de realização de reunião e, dependendo dos objetivos da reunião, uma técnica pode ser mais apropriada que outras. A técnica de grupo de foco, por exemplo, é mais adequada para uso em reuniões para criação de compromisso que em reuniões para coleta de informações.
A partir do momento em que a atuação da TI começou a se envolver com o gerenciamento de valor para o negócio, implementando a Governança de TI, ela começa a se transformar em um parceiro de negócio, possibilitando não só o atendimento das demandas existentes, mas principalmente na criação de novas oportunidades de negócio. Neste estágio, busca-se a total integração entre os processos de TI e os processos do ciclo de vida do negócio, visando melhorar a qualidade dos produtos ou serviços prestados e no negócio. Em relação aos desafios enfrentados atualmente pelos gestores de TI, assinale a alternativa incorreta.
Restaurar a operação normal do serviço o mais rapidamente possível para minimizar o impacto negativo sobre as operações de negócio é objetivo, no ITIL, do processo:
Acerca do modelo COBIT 4.1, julgue os itens a seguir.
O processo Prover Governança de TI poderá ser alcançado por meio do estabecimento de uma estrutura de governança de TI integrada à governança corporativa e pela auditoria independente do status da governança de TI.
Julgue os itens que se seguem, a respeito dos conceitos, processos
e funções da ITIL V3.
O objetivo do processo de Gerenciamento de Nível de Serviço consiste em melhorar a qualidade percebida pelos usuários e clientes dos serviços de TI e reduzir a indisponibilidade dos serviços de TI.
São áreas de Processo da Categoria Engenharia no CMMI:
As áreas foco da Governança de TI na visão do COBIT são:
A Governança de TI deve
Sobre as características do COBIT, considere:
I. É aceito nacionalmente, baseado em experiências profissionais e práticas de experts no assunto de desenvolvimento de softwares.
II. É uma ponte de comunicação entre as funções de TI, de negócio e de auditoria, oferecendo uma linguagem comum, entendida por todos.
III. É flexível e adaptável para atender a qualquer tipo, cultura e tamanho de empresa.
Está correto o que consta em
Entre os processos do Information Tecnology Infrastructure Library - ITIL, existe um processo específico para tratar incidentes, chamado gerenciamento de incidentes. A respeito da definição de incidente no ITIL, assinale a opção correta.
A presença da TI (Tecnologia da Informação) nas organizações tornou-se uma realidade incontestável. O conceito de Governança Tecnológica define a TI como um