Um gestor governamental não ligado à área de TI, ao
elaborar uma proposta de aquisição de licenças de determinado
software por inexigibilidade de licitação, não avaliou previamente
as opções do mercado e não realizou pesquisa de preços de forma
adequada. A inexigibilidade de licitação foi justificada pelo fato de
o fornecedor do software ter enviado proposta comercial, na qual
constava tabela de preços para o software em questão e, em
seguida, o gestor ter solicitado formalmente a aquisição do
software, anexando ao processo a proposta comercial supracitada.
A área de TI manifestou concordância sobre o prosseguimento do
certame, no qual constavam os produtos e seus respectivos valores,
ambos idênticos aos da proposta comercial. Em razão de haver
evidências de que a área de TI não era a área de onde havia sido
originada a solicitação para aquisição do software, o gestor foi
acusado de ter cometido irregularidade e, em resposta àacusação,
alegou não ter identificado as opções de mercado, por não haver
obrigação formal de a unidade requisitante fazê-lo.
Considerando a situação hipotética acima, julgue os itens
subsecutivos.
Em face da situação apresentada, é correto afirmar que o gestor realizou uma avaliação do mercado quando sugeriu a contratação do software e encaminhou, junto com a solicitação, a proposta comercial do fornecedor do software, consoante determinadas características; contudo, ao solicitar a contratação sem avaliar amplamente as opções do mercado, o gestor feriu o princípio da inexigibilidade, por restringir-se apenas à avaliação de um produto ou serviço específico.
Julgue os seguintes itens, relativos a noções de governança de
tecnologia da informação (TI) e de boas práticas de TI.
As recomendações de gerenciamento do CobiT com orientação no modelo de maturidade em governança auxiliam os gerentes de TI no cumprimento de seus objetivos, de forma alinhada com os objetivos da organização.
Acerca do ITIL, julgue os itens que se seguem.
Um dos principais objetivos da gerência de incidentes é restaurar o serviço do usuário, a fim de minimizar os impactos na operação do negócio dentro dos níveis de service level agreement (SLA) estabelecidos. Para isso, a central de serviços deve inserir no sistema as requests for change (RFC) assim que o usuário reportar o problema identificado.
Julgue os próximos itens, relativos ao gerenciamento de projetos.
Nas saídas do processo de realização do controle integrado de mudanças, caso as mudanças sejam consideradas exequíveis e estejam fora do escopo do projeto, para sua aprovação, é requerida mudança na linha de base do tempo atual para frente, e os desempenhos passados não podem ser modificados, a fim de que se protejam a integridade das linhas de base e os dados históricos de desempenhos passados.
Dentre as recomendações de eficiência energética apli- cáveis aos Data Centers, a eliminação de componentes redundantes e a instalação somente do equipamento necessário para fazê-los funcionar na situação presente, é uma recomendação definida como
Com respeito ao Cobit 4.1, no detalhamento de ME3 - Assegurar a Conformidade com Requisitos Externos, a definição: Revisar e ajustar políticas, padrões, procedimentos e metodologias de TI para assegurar que os requisitos legais, regulatórios e contratuais sejam atendidos e comunicados é objetivo de
O serviço de gestão do conhecimento (sistema SKMS) é atualizado, segundo o ITIL, na fase de
No que diz respeito ao Cobit (4.1), na estrutura Planejar e Organizar - Definir a Arquitetura da Informação, NÃO se trata de um objetivo de controle detalhado dessa estrutura:
É uma Área de Processo de Engenharia no Nível de Maturidade 2 do CMMI:
Em relação ao modelo de referência MPS.BR (Melhoria de Processo do Software Brasileiro), correlacione as colunas a seguir considerando a defnição mais adequada para cada nível de maturidade:
Nível de Maturidade Defnição
I. Nível A ( ) Em otimização.
II. Nível B ( ) Defnido.
III. Nível C ( ) Gerenciado.
IV. Nível F ( ) Gerenciado quantitativamente.
Está CORRETA a seguinte sequência de respostas, na ordem de cima para baixo:
O responsável pelo gerenciamento dos riscos que podem ter um sério impacto nos serviços de TI é o processo do ITIL denominado
No ITIL, o conjunto completo de serviços usado para gerenciar o ciclo de vida inteiro de todos os serviços de TI é denominado service
Visão distinta e direção definem para o estágio Estratégia de Serviço do ITIL o conceito chave denominado
Considere as características abaixo.
I. Resulta da estrutura tradicional mais a estrutura por projetos.
II. Contempla dois tipos de autoridade: funcional e hierárquica.
III. A autoridade maior é dividida entre a Presidência (cunho político) e o titular da área de projetos (cunho técnico).
IV. A sensação de duas chefias é permanente.
V. Permite maior mobilidade e flexibilidade que as outras, mas é mais difícil de implementar.
VI. Difícil conciliar as duas estruturas.
VII. Podem ocorrer atritos por questões de jurisdição.
No âmbito da organização e métodos, trata-se da estrutura organizacional representada pelo organograma
Related Process Areas, Introductory Notes e Purpose Statements são componentes informativos do CMMI (versão 1.2) associados às