João é presidente de empresa que possui trinta e cinco
franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de
saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as
necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na
empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas
pessoais que possam interferir no desempenho individual e
organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na
ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria,
embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus
empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o
presidente, vale a seguinte regra: "Só vou falar isso para você uma
vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa". Ao
mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e
honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas
parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em
média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimadode
permanência das pessoas no segmento de informática é de
três anos.
A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.
João ajusta seu estilo de liderança de acordo com os comportamentos dos empregados da empresa que lidera.
Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima
organizacionais.
O clima organizacional resulta da percepção compartilhada entre indivíduos, de ênfase afetiva e cognitiva, acerca de práticas, políticas e procedimentos formais e informais de uma organização.
Considerando a importância da educação a distância (EAD) e da
educação corporativa, julgue os itens a seguir.
O sucesso de ações de educação corporativa depende mais do comprometimento da alta cúpula da empresa do que da sinergia entre os programas educacionais e os projetos sociais das organizações.
Sobre gestão de pessoas considere as seguintes afirmativas:
I. A gestão de pessoas por competências consiste em planejar, captar, desenvolver e avaliar, nos diferentes níveis da organização (individual, grupal e organizacional), as competências necessárias à consecução dos objetivos institucionais.
II. O modelo de gestão de pessoas por competências tem como diretriz a busca pelo autodesenvolvimento e possibilita um diagnóstico capaz de investigar as reais necessidades apresentadas no contexto de trabalho, bem como aquelas necessárias ao atingimento dos desafios estratégicos da organização.
III. A gestão de pessoas por competências possibilita a utilização de técnicas e avaliação independente de assessoramento da administração, voltada para o exame da avaliação da adequação, eficiência e eficácia dos sistemas de controle.
Está correto o que se afirma APENAS em
As principais características da gestão de pessoas numa administração pública moderna são:
Julgue os itens a seguir, referentes a gestão de pessoas nas organizações.
Considere que Carlos, técnico administrativo do MPU, esteja desenvolvendo um trabalho de descrição e análise dos cargos que compõem a estrutura administrativa desse Ministério. Nessa situação, Carlos está desenvolvendo ações de uma política de recursos humanos do processo de agregar pessoas.
Julgue os itens a seguir, relativos ao gerenciamento de conflitos nas organizações.
Em situações vitais para o bem-estar da organização, a competição é a estratégia mais adequada para o gerenciamento de conflito no caso de uma das partes saber que está com razão.
Julgue os itens que se seguem, com relação a recrutamento, seleção e gestão por competências.
Em regra, o processo de recrutamento interno é mais rápido e econômico que o externo.
Julgue os itens seguintes, relativos a avaliação de desempenho.
A técnica de incidentes críticos constitui método de avaliação pautado nos fatos excepcionalmente negativos e excepcionalmente positivos relacionados ao desempenho do avaliado.
Julgue os itens seguintes, relativos a avaliação de desempenho.
A ocorrência de prejulgamento e subjetividade constitui uma das desvantagens da adoção do método da escala gráfica para a avaliação de desempenho dos profissionais em uma organização.
Faz parte do desenvolvimento de programas de treinamento o plano que envolve as seguintes partes:
Refere-se ao conjunto de experiências de aprendizagem centradas na posição atual do local de trabalho. Trata-se de um processo educacional de curto prazo. Este é o conceito para:
Com base no entendimento sobre o desenvolvimento de recursos humanos, coloque V para as questões verdadeiras e F para as falsas.
( ) Desenvolvimento pessoal consiste no processo de identificação e ampliação das habilidades e competências que permite realizar o potencial individual.
( ) Treinamento consiste no conjunto de ações concretas com o objetivo de melhorar o desempenho no cargo.
( ) Desenvolvimento organizacional consiste no processo de mudança organizacional que visa melhorar o desempenho coletivo decorrente da plena realização de suas potencialidades.
A sequência correta, de cima para baixo, é:
O método de avaliação de desempenho que consiste em quatro etapas: entrevista inicial para avaliar o desempenho e os fatores que afetaram positiva ou negativamente o resultado final; entrevista de análise complementar para obter novas informações pertinentes; planejamento das providências necessárias e acompanhamento posterior dos resultados; é denominado
O que significa o termo inglês outsourcing em Recursos Humanos?