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Verifica-se na atualidade a valorização da liderança democrática como elemento capaz de ampliar as possibilidades de crescimento profissional dos diferentes colaboradores da organização. Um dos elementos destacados nesse tipo de ambiência é o do fornecimento de feedback como processo de ajuda para mudança de comportamento. Implica em comunicar a uma pessoa ou grupo, no sentido de fornecer-lhes informações sobre como sua atuação está afetando outras pessoas. Para que esse feedback seja efetivo ele precisa ser conduzido de forma coerente. Assinale a opção que apresenta uma exceção ao que se espera desse instrumento gerencial.

Considere que determinado gerente, percebendo que todas as suas
ideias eram recebidas com irritação por seus subordinados, tenha,
em uma reunião de trabalho com sua equipe, anunciado que
tomaria, a partir de então, decisões de cima para baixo, pois estava
desapontado com a equipe de trabalho. Com base nessa situação,
julgue os itens a seguir.

Os objetivos pessoais e profissionais do gerente, nesse caso, não se alinham nem aos objetivos pessoais de seus subordinados nem aos objetivos organizacionais.

Segundo Likert, assinale a alternativa que apresenta uma característica de um gerente com estilo de liderança autoritário coercitivo.

Imagem 017.jpg

O estilo de liderança consiste nas atitudes de um líder com seus seguidores. Há três estilos de liderança reconhecidos na literatura de administração de recursos humanos. A tira apresentada acima critica um estilo de liderança que é denominado

Com relação às distinções entre liderança e capacidade gerencial, considere as afirmativas abaixo.
I. Liderar envolve um processo de influência nãocoercitiva decorrente da autoridade formal do cargo e, neste sentido, é distinto de gerenciar.

II. Os gerentes tendem a adotar atitudes impessoais, às vezes até passivas, em relação às metas, enquanto os líderes têm uma atitude pessoal e ativa em relação às metas.

III. Hoje o líder é o componente mais estratégico da organização, é o responsável pelo desenvolvimento de outras pessoas e pelo sucesso da empresa.

IV. O bom gerenciamento traz ordem e consistência ao se projetar planos e acompanhar os seus resultados; liderança, em comparação, é lidar com a mudança.

V. O gerente tem uma visão de longo prazo; o líder, perspectiva de curto prazo. O gerente faz as coisas certas; o líder faz as coisas direito.

Está correto o que se afirma APENAS em

A gestão de pessoas nas organizações compete a um subsistema
organizacional que tem propósitos específicos, mas que se
inter-relaciona com outros subsistemas organizacionais. No que
concerne à gestão de pessoas nas organizações, julgue os próximos
itens.

Em organizações públicas, as responsabilidades de gestão de pessoas não são compartilhadas entre as unidades, ficando sob responsabilidade, apenas, da área de gestão de pessoas.

Julgue os itens subsequentes, que versam acerca das teorias da
administração.

O modelo de liderança situacional proposto por Hersey e Blanchard, integrante da abordagem comportamental, vincula a competência e a motivação como elementos importantes do processo de liderança, além de reconhecer que a maturidade dos subordinados define o comportamento do líder mais orientado para a tarefa ou para o relacionamento.

Há algumas diferenças entre líderes e gestores. Nessa perspectiva, analise as afirmativas a seguir.

I - O líder opera exclusivamente sobre recursos físicos da organização, sobre seu capital, habilidade humana, matérias-primas e tecnologia.

II - O gestor opera principalmente sobre recursos emocionais e espirituais da organização, sobre seus valores, comprometimento e aspirações.

III - O líder conecta fundamentalmente as pessoas aos valores da organização, mobilizando-as e engajando- as para aspirações compartilhadas.

Está correto APENAS o que se afirma em

Segundo Meister (1999), a emergência da organização enxuta e flexível provocou mudanças que representam demandas totalmente novas para os trabalhadores e exigem que eles dominem papéis e qualificações totalmente novos. Assinale a única mudança correta.

Um líder que conduz e orienta sua equipe, incentivando a participação das pessoas e desenvolvendo comunicação espontânea, franca e cordial, é classificado como um líder com estilo de liderança

João é presidente de empresa que possui trinta e cinco
franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de
saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as
necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na
empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas
pessoais que possam interferir no desempenho individual e
organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na
ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria,
embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus
empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o
presidente, vale a seguinte regra: "Só vou falar isso para você uma
vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa". Ao
mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e
honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas
parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em
média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimadode
permanência das pessoas no segmento de informática é de
três anos.

A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.

João adota estilo de liderança ambíguo, que pode gerar, em seus subordinados, problemas de saúde ocupacional, apesar de algumas pessoas gostarem de trabalhar com ele.

João, que é analista judiciário de determinado tribunal eleitoral, assumiu a função de chefe do setor de pessoal desse órgão, e uma das primeiras medidas por ele tomadas foi a de se reunir com os gerentes de todos os níveis, com objetivo de abordar as medidas que deveriam ser tomadas com relação ao pessoal para a preparação das eleições de 2010, em que será adotada a checagem biométrica do eleitor.

A partir da situação hipotética acima, assinale a opção correta quanto a noções de administração de recursos humanos (RH).

Existem várias diferenças entre trabalho em grupo e trabalho em equipe, principalmente quanto à sua caracterização. A esse respeito, considere as características abaixo.

I - Mantém a responsabilização do indivíduo.
II - Compartilha ou faz rodízio de liderança.
III - Possui produtos do trabalho individual.
IV - Encoraja discussões abertas em reuniões.
V - Mede eficácia pelo trabalho coletivo.
VI - Discute, decide e delega trabalho.

Referem-se ao trabalho em equipe APENAS as características

O modelo de liderança em que, à medida que aumenta a maturidade do seguidor, um líder deve adotar mais o comportamento orientado ao relacionamento e menos o orientado à tarefa, é donominado de Liderança

João é presidente de empresa que possui trinta e cinco
franquias de uma rede de lojas de informática. Ele orgulha-se de
saber tudo sobre seus empregados e sempre procura conhecer as
necessidades e expectativas deles. Para João, não há segredos na
empresa, todos devem agir abertamente e contar os problemas
pessoais que possam interferir no desempenho individual e
organizacional. A premissa de trabalho de João é embasada na
ideia de que o líder deve fazer aquilo que um bom amigo faria,
embora também aja de forma autoritária, pois instrui seus
empregados a fazerem o que lhes é dito para fazer. Para o
presidente, vale a seguinte regra: "Só vou falar isso para você uma
vez. Se houver reincidência no erro, a demissão é certa". Ao
mesmo tempo, João acredita na abertura, integridade e
honestidade e espera receber o mesmo que oferece. As pessoas
parecem gostar de trabalhar com ele, pois permanecem, em
média, dez anos na empresa, enquanto o tempo estimadode
permanência das pessoas no segmento de informática é de
três anos.

A partir da situação hipotética descrita, julgue os itens seguintes.

João ajusta seu estilo de liderança de acordo com os comportamentos dos empregados da empresa que lidera.

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