No que se refere à cultura organizacional, julgue o seguinte item.
Cabe ao gestor público alterar e melhorar o clima organizacional do seu departamento, intervindo nos elementos que o compõem.
Os denominados “artefatos observáveis”, na forma definida pela doutrina, dizem respeito
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
O estímulo de conflitos pode ser gerado pela mudança da cultura organizacional, pela adição de pessoas externas à organização, pela reestruturação da organização e pela colocação. Outra estratégia utilizada por empresas mais inovadoras é alinhar os objetivos a serem atingidos em uma mudança específica com um colaborador e deixá‐lo propositalmente desempenhar um papel crítico contrário aos propostos pela maioria das equipes para que haja conflito, visando ao aumento de maturidade e à inovação.
Quanto à administração de conflitos, julgue o item a seguir.
A estimulação de conflitos é um fator primordial e agrega um valor importante para a organização. O conflito organizacional atrelado a ideias inovadoras está diretamente relacionado a uma mudança na cultura organizacional.
Conforme enfatiza Augustinho Vicente Paludo, “a questão da excelência em serviços públicos está atrelada às melhorias acumuladas no decorrer do processo de modernização, à utilização de ferramentas da qualidade, à situação orçamentário-financeira do Estado para custeio da prestação dos serviços e ao padrão de relacionamento entre o Estado e a sociedade" (In: Administração Pública, Elsevier, p. 251-252). Nesse contexto, alguns fatores podem ser apontados para identificar uma atuação de excelência na Administração, entre os quais:
I. comunicação com o usuário-cidadão: criação de canais que possibilitem a troca de informações e oitiva das expectativas e reclamações.
II. capacidade de resposta: prontidão para ajudar os clientes e prestar os serviços dentro do prazo estabelecido.
III. cultura da inovação: que permite à Administração afastar a aplicação dos princípios constitucionais em prol da eficiência.
Está correto o que se afirma APENAS em
“[...] um sistema de valores, compartilhado pelos membros de uma organização e que a difere de uma para outra".
O conceito acima diz respeito a:
Existem culturas organizacionais adaptativas e outras não adaptativas. As segundas, por sua rigidez são voltadas para a manutenção
A cultura de uma organização se fortalece através dos grupos e da personalidade existente neles. Os grupos, ao se relacionarem, desenvolvem formas de agir e ser, que se incorporam. A partir do momento em que o grupo passa a agir automaticamente, em virtude das crenças e valores existentes na organização, a cultura está enraizada e incorporada. Nesse sentido, a comunicação é a fase fundamental nesse processo, pois se a cultura se forma a partir do momento em que as pessoas se relacionam e, se elas se relacionam,
A cultura organizacional
As políticas de Gestão de Pessoas definidas para o Tribunal de Contas do Estado de Goiás tiveram como suporte crenças que já permeiam a cultura organizacional e, também, crenças que retratam demandas da sociedade e do contexto contemporâneo. Dentre as mais significativas, NÃO se inclui:
No que diz respeito a processo administrativo nas organizações,
julgue os itens que se seguem.
A cultura organizacional é formada por hábitos, crenças,
valores, tradições e normas não escritas da organização.
O grupo de trabalho não existe no vácuo ou no isolamento total. Ele é parte de uma organização maior. Todo grupo é influenciado por condições externas e impostas de fora para dentro. Sobre as condições externas e suas definições, relacione a primeira coluna com a segunda coluna.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência numérica CORRETA.
Com relação ao desenvolvimento organizacional, julgue os itens subsequentes.
A cultura e o clima organizacional são fatores irrelevantes no desenvolvimento organizacional.
Conforme Chiavenato (2008), são características principais da cultura organizacional, EXCETO:
Com relação à cultura organizacional e ao desenvolvimento organizacional, julgue os próximos itens.
Haja vista à multiplicidade de culturas organizacionais, é essencial às organizações conhecer a cultura dominante e as subculturas que a integram.