Acerca de cultura e clima organizacional, julgue os seguintes itens.
O processo de socialização de novo funcionário é uma das formas de transmissão da cultura organizacional.
Com relação à cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo:
I. Artefatos são os indícios visíveis, materiais ou simbólicos, da cultura da empresa.
II. O terceiro nível da cultura corporativa são as crenças inconscientes nas quais todos os membros acreditam.
III. Premissas básicas são como os membros se comportam, interagem e trabalham no cotidiano da organização.
IV. Cerimônias e eventos são rituais, de caráter positivo ou negativo, que reforçam as normas e enfatizam o que é importante para a organização.
V. O poder numa organização depende apenas do controle das estruturas formais da organização.
Está correto o que se afirma SOMENTE em:
Com relação à mudanças da cultura organizacional de uma empresa, considere as afirmativas abaixo.
I. Elas são impossíveis, pois estas dependem de um consenso em todos os setores em relação à necessidade da mudança.
II. Estas dependem essencialmente da transformação radical dos pressupostos cognitivos da cultura da organização.
III. Elas devem focar inicialmente os produtos, as estruturas e os sistemas da empresa que podem ser mais facilmente modificados.
IV. Estas são difíceis, mas não impossíveis, pois implicam em modificar concepções que são arraigadas no pensamento e no comportamento das pessoas.
V. Elas devem, em primeiro lugar, eliminar aqueles que detêm poder na organização, mas não se interessam pela mudança.
Estão corretas SOMENTE
Com relação a recursos humanos, julgue os itens seguintes.
Cultura e clima organizacional são conceitos similares que se inter-relacionam, de modo que o clima depende do tipo de cultura estabelecido pela organização e a cultura é refletida pelas percepções que os indivíduos têm em relação ao clima.
Quando um colaborador é admitido em uma organização é desejável que ele passe por um processo de integração funcional. Assinale a alternativa INCORRETA:
A mudança acontece, sempre aconteceu e acontecerá. Ela está hoje acontecendo mais depressa do que nunca. Para ajudar as organizações a reagir às iniciativas de mudança, processos de mudança e mudanças de cultura, os gerentes de linha e os profissionais de RH precisam dominar tanto a teoria quanto a prática desses processos. Como campeões de mudança, os gerentes de linha devem se responsabilizar pela realização de quatro metas que são:
1. Ajustar a cultura interna à desejada identidade de mercado.
2. Compreender o processo para a criação de uma mentalidade comum. 3. Possuir um modelo de mudança que seja utilizado em toda a empresa.
4. Manter a pressão sobre a empresa para que esta reaja à mudança.
Em relação à 4a meta, isso deve ocorrer mesmo em meio a
A respeito de comportamento organizacional e de gerenciamento
de conflitos, julgue os itens subsequentes.
Se determinado gestor público se destaca pela sua capacitação e pela experiência adquirida em 20 anos de serviços prestados ao órgão, esse gestor possui competência conceitual para o exercício de suas funções.
O antigo diretor do órgão é exemplo de herói na cultura organizacional desse órgão.
Infere-se da situação apresentada que o objetivo do novo diretor do órgão está voltado para a mudança da cultura organizacional, que, envolvendo aspectos mais superficiais, reflete o clima organizacional, relacionado a aspectos mais enraizados na organização.
A máxima instituída na organização pelo antigo diretor não constitui símbolo da cultura organizacional.
A canção escolhida para representar o órgão constitui um valor da cultura organizacional.
Julgue os próximos itens, a respeito de cultura e de clima
organizacionais.
A cultura organizacional não comporta gerenciamento, dado o descompasso, nas organizações, entre a situação real e a situação ideal.
A referida reunião mensal corresponde a um rito da cultura organizacional.
O conjunto de percepções, opiniões e sentimentos que se expressam no comportamento de um grupo ou uma organização, em um determinado momento ou situação, é denominado
Sobre a cultura e o clima organizacional, assinale a única opção falsa.