Assinale a alternativa correta.
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
Os três processos descritos em II são do grupo planejamento: os dois primeiros são da gerência de escopo; e o último, da gerência de custos.
Considere que todos os projetos subordinados à área responsável
pelo gerenciamento de projetos devem
I apresentar um documento formal que autorize uma fase do
projeto, assim como os requisitos iniciais do projeto;
II conter os seguintes processos: coleta dos requisitos,
elaboração da EAP e determinação do orçamento;
III gerenciar os riscos relativos aos projetos, incluindo o
planejamento, a identificação, a análise quantitativa e a
resposta a riscos;
IV apresentar processo específico para entrega de benefícios
esperados pelo projeto;
V incorporar processo para monitorar e controlar o
desempenho do projeto;
VI gerenciar as partes interessadas do projeto;
VII incluir as atividades necessárias para que sejam comprados
ou adquiridos produtos, serviços ou resultados externos à
equipe do projeto.
Tendo as informações apresentadas como referência inicial,
julgue os próximos itens, que versam sobre gerenciamento
de projetos, à luz do PMBOK5
O processo chamado planejar o gerenciamento das aquisições contribui para o atendimento do item VII, pois gerencia a documentação das decisões de compras do projeto, especificando a abordagem e identificando fornecedores em potencial, tendo como entrada o registro de riscos e o cronograma do projeto, entre outros.
No que concerne ao conceito e aos processos de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos.
O índice de turnover é um indicador de gerenciamento de pessoas, utilizado para medir a rotatividade dos profissionais da equipe.
No que concerne ao conceito e aos processos de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos.
A simulação de Monte Carlo é uma ferramenta para análise de risco utilizada em situações em que são necessárias decisões que envolvam escolhas entre várias alternativas de projetos, em função do impacto causado pela probabilidade de ocorrência de um sinistro.
Um Analista da área de TI, ao seguir as melhores práticas do Guia PMBOK 5 edição, sugeriu cuidados a serem tomados em
relação à governança do projeto, que seria essencial ao projeto de software complexo que se iniciava. Ele afirmou,
corretamente, que a governança do projeto
Acerca de gerenciamento de projetos à luz do PMBOK 5, julgue os itens subsequentes.
Os escritórios diretivos para gerenciamento de projetos praticam um nível de controle bastante elevado.
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos.
Durante o diagnóstico organizacional, são identificados, no
ambiente interno, os fatores que constituem os pontos fortes e
fracos da organização, assim como os pontos neutros, que são
as variáveis internas e controláveis, mas que, por falta de
informações adequadas, não podem ser classificadas como
favoráveis ou desfavoráveis à organização.
No que se refere a gerenciamento de projetos PMBOK 5, julgue os próximos itens.
Caso o gerente de um projeto necessite recalcular a duração de
sua execução, decidindo-se por analisar a sequência de
atividades do cronograma com menor flexibilidade, a melhor
técnica para esse fim será o método do diagrama de
precedência.
No que diz respeito à gestão de projetos, julgue os seguintes itens.
O escritório de projetos, ou PMO (project management office),
é um centro de apoio cujo objetivo é auxiliar no planejamento,
na condução, na organização, no controle e na finalização das
atividades dos projetos.
No que concerne ao conceito e aos processos de gerenciamento de projetos, julgue os itens subsecutivos.
Os critérios e as diretrizes de controle dos custos de um projeto estão definidos no plano de gerenciamento de custos.
O TRE/MT, desejando que nas eleições municipais no
estado, em 2016, seja empregada a identificação digital de todos os
eleitores, encaminhou a elaboração de projeto aos assessores do
tribunal.
Considerando essa situação hipotética, assinale a opção correta a
respeito de gestão de projetos.
A estrutura organizacional por Projetos apresenta como
vantagem:
Baseando-se na premissa de que se o código fonte estiver disponível para teste e experimentação pública, então os eventuais
erros serão descobertos mais rapidamente, foram desenvolvidos modelos de desenvolvimento de software e gestão de projetos,
sobre os quais é correto afirmar:
Julgue os itens a seguir, relativos ao processo de análise dos cenários interno e externo de uma organização e à gestão de projetos.
Os escritórios de projeto podem ser estruturados em três níveis
distintos, que são o operacional, o tático e o estratégico, de
acordo com o incremento de responsabilidades que recebem.