No que se refere a conceitos, princípios e iniciativas ambientais, julgue os itens seguintes.
A A3P se destina às empresas privadas brasileiras e tem como objetivo incentivar essas empresas a implementarem práticas de sustentabilidade.
Há experiências de lutas sociais de reapropriação cultural da natureza que são movimentos emblemáticos, como a dos seringueiros no Brasil, que da luta sindical para a comercialização da borracha chegaram a inventar o conceito de reserva extrativista e estão avançando para um novo modo de produção, uma nova racionalidade produtiva, mostrando que é possível viver bem, e não apenas sobreviver, em harmonia com a natureza que habitam. O novo planeta que podemos imaginar é feito desses territórios produtivos que não são apenas economias de autossubsistência mas economias que potencializam a produtividade ecológica de seus territórios.
LEFF, E. Discursos sustentáveis. São Paulo: Cortez, 2010 (adaptado)
O texto expõe a possibilidade de uma nova racionalidade produtiva por meio de uma gestão territorial que se baseia na
No Brasil, os remanescentes de antigos quilombos, “mocambos”, “comunidades negras rurais”, “quilombos contemporâneos”, “comunidades quilombolas” ou “terras de preto” referem-se a um mesmo patrimônio territorial e cultural inestimável, que só recentemente passaram a ter atenção do Estado e ser do interesse de algumas autoridades e organismos oficiais.
ANJOS, R. S. A. Cartografia e quilombos: territórios étnicos
africanos no Brasil. Africana Studia, n. 9, 2007.
Na esfera de ação do Estado, com a Constituição de 1988, os espaços mencionados tornaram-se objeto de
TEXTO I

Disponível em: https://earth.google.com. Acesso em: 13 out. 2023.
TEXTO II

Disponível em: https://earth.google.com. Acesso em: 13 out. 2023.
A comparação entre as imagens de satélite indica a ocorrência de um processo de
Considere as informações sobre a dinâmica da população brasileira.

O Brasil viu o crescimento populacional desacelerar. Dados do Censo 2022 revelam que a taxa de aumento anual da
população caiu de 1,2%, entre 2000 e 2010, para 0,5% entre 2010 e 2022. Hoje são 203,1 milhões de habitantes no país, ou seja, em doze anos, o Brasil ganhou 12,3 milhões de pessoas, o equivalente a uma São Paulo. O Rio de Janeiro foi uma das nove capitais que viu diminuir o número de habitantes.
GORZIZA, A. et al. O Brasil na era do freio populacional. Revista Piauí, 2023. Disponível em: https://piaui.folha.uol.com.br/o-brasil-na-era-do-freio-populacional/. Acesso em: 30 jan. 2024. Adaptado.
A dinâmica populacional mencionada decorre do seguinte fator demográfico:
O Censo Demográfico do Brasil constitui-se como uma das mais importantes fontes de dados a respeito das condições de vida da população. De acordo com os resultados do Censo Demográfico 2022, realizado pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) e especificamente sobre a densidade demográfica do estado do Piauí, está CORRETA a afirmativa:
Punk da Periferia
“Das feridas
Que a pobreza cria
Sou o pus
Sou o que de resto
Restaria aos urubus
Pus por isso mesmo
Este blusão carniça
Fiz no rosto
Este make-up pó caliça
Quis trazer assim
Nossa desgraça à luz...
Sou um punk da periferia
Sou da Freguesia do Ó
Ó! Ó Ó Ó Ó Ó Ó Ó!
Aqui pra vocês!
Sou da Freguesia...”
GILBERTO GIL. Punk da periferia. Rio de Janeiro: Warner Music Brasil, 1983. Disponível em: https://www.letras.mus.br/gilberto-gil/16135/. Acesso: 23 de abril de 2024
Uma característica do espaço urbano, a qual a letra da canção remete é a:
SP EXPANDE PRODUTIVIDADE DA CANA-DE-AÇÚCAR
São Paulo lidera a produção sucroalcooleira no Brasil, que é o maior produtor mundial. Nos sete primeiros meses de 2023, o setor liderou as exportações no agro paulista.
Disp. em: https://www.agricultura.sp.gov.br Acesso: 20 abr.2024 (Adap.)
Avalie se os seguintes fatores justificam a posição do estado de São Paulo, apresentada na notícia:
I. A existência de uma infraestrutura logística, com modais de transporte abundantes e variados.
II. A presença de importantes instituições de pesquisa e desenvolvimento tecnológico, voltadas para o setor agroindustrial.
III. A topografia adequada ao processo de mecanização padronizada, desde o preparo do solo até a colheita.
Está correto o que se afirma em:
Compare os mapas:
Disponível em: http://repositorio.ipea.gov.br/bitstream/11058/8911/1 /Regi%C3%A3o%20e%20regionaliza%C3%A7%C3%A3o.pdf. Acesso: 06 Fev 2024.
Agora avalie se as seguintes afirmativas são falsas (F) ou verdadeiras (V).
( ) A divisão geoeconômica é a ideal para a quantificação e análise de dados quantitativos e qualitativos para cada Unidade da Federação.
( ) A divisão do IBGE por ser a mais antiga, apresentou como critério para sua delimitação apenas os aspectos fitogeográficos.
( ) A divisão geoeconômica é estática desde a sua criação, e apenas Estados do Sul, Sudeste e Centro Oeste formam o que representa o Centro-Sul.
As afirmativas são, respectivamente:
Você certamente sabe que vivemos em um mundo capitalista, mas afinal, o que isso significa? O capitalismo é um sistema econômico que visa ao lucro e à acumulação das riquezas e está baseado na propriedade privada dos meios de produção. Os meios de produção podem ser máquinas, terras, ou instalações industriais, por exemplo, e eles têm a função de gerar renda por meio do trabalho.
Disponível em: https://www.politize.com.br/capitalismo-o-que-e. Acesso: 13 Jan 2024
Relacione os tipos de capitalismo com suas respectivas descrições:
1. Capitalismo comercial
2. Capitalismo industrial
3. Capitalismo financeiro
4. Capitalismo informacional
( ) Fruto da globalização e dos avanços das tecnologias de comunicação, provocou a aceleração de todos os tipos de fluxos físicos ou virtuais, mudando práticas culturais e sociais.
( ) Tem como objetivo a obtenção de lucro por meio de investimentos e especulação, sendo mais monopolista que seus antecessores, integra grandes empresas, bancos e mercado de capitais, com a criação das bolsas de valores.
( ) Deu início à transição da produção manufatureira para a produção maquinofatureira, a partir das revoluções tecnológicas e políticas em meados do século XVIII, passando o poder para as mãos da burguesia, que defendia o liberalismo econômico e o estado mínimo.
( ) Considerado pré-capitalista, quando não havia industrialização, o sistema econômico estava baseado em trocas, adoção de práticas mercantilistas, regime político absolutista e controle estatal da economia, visando uma balança comercial favorável.
A relação correta, na ordem apresentada, é:
A Convenção sobre Diversidade Biológica (CDB) é um tratado da Organização das Nações Unidas (ONU) estabelecido durante a notória ECO-92 — Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente e Desenvolvimento (CNUMAD), realizada no Rio de Janeiro em junho de 1992 — e constitui um dos mais importantes instrumentos internacionais relacionados ao meio ambiente. A Convenção entrou em vigor em dezembro de 1993 e o Brasil aprovou seu texto por meio do Decreto Legislativo n.º 2, de 1994, e a ratificou por meio do Decreto Federal n.º 2.519, de 16 de março de 1998. Até maio de 2023, 168 países assinaram e ratificaram a Convenção.
Internet: <www.gov.br > (com adaptações)
No que se refere à convenção mencionada no texto antecedente e a temas a ela relacionados, julgue os itens seguintes.
A diversidade biológica pode ser definida como a variabilidade de organismos vivos de todas as origens, compreendendo, entre outros, os ecossistemas terrestres, marinhos e outros ecossistemas aquáticos, e os complexos ecológicos de que fazem parte, e a diversidade dentro de espécies, entre espécies e de ecossistemas.
O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho.Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra (gestão inadequada de resíduos sólidos, turismo, indústria, entre outros), enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataformas marítimas, entre outros).
Ministério do Meio Ambiente.
Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana:
Plano de Combate ao Lixo no Mar. Brasília, DF: MMA, 2019
Acerca do tema tratado no texto precedente, julgue os itens que se seguem.
Os resíduos plásticos se concentram nas áreas costeiras, principais locais emissores desse poluente, uma vez que as correntes marítimas formam uma barreira que concentra esses resíduos na linha da costa, mantendo o alto mar livre desse tipo de poluição.
Em 30 anos, de 1990 a 2020, percebe-se uma mudança de enfoque em relação aos desastres. Inicialmente, eram considerados naturais, demandando ações com base em aspectos técnicos e científicos, depois passaram a ser entendidos como processos socioambientais relacionados à vulnerabilidade e aos problemas decorrentes do desenvolvimento.
Ministério do Desenvolvimento Regional. Caderno técnico de gestão
integrada de riscos e desastres. Brasília, MDR, 2021 (com adaptações).
Considerando o texto anterior sobre prevenção de riscos e desastres, julgue os itens subsequentes.
A Agenda 2030 e seus Objetivos do Desenvolvimento Sustentável reforçam a necessidade de tornar as cidades — territórios vulneráveis a desastres e riscos — e assentamentos humanos inclusivos, seguros, resilientes e sustentáveis.
Acerca de zoneamento ambiental e de outros assuntos relacionados a informações geográficas, julgue os itens que se seguem.
Considere que a distância entre os pontos A e B de um mapa que está na escala de 1:10.000 seja de 2 cm. Nessa situação, é de 2 km a distância, no terreno real, entre os pontos correspondentes aos pontos A e B do mapa.
Acerca de zoneamento ambiental e de outros assuntos relacionados a informações geográficas, julgue os itens que se seguem.
O zoneamento ambiental é um instrumento político e técnico destinado a otimizar a utilização do espaço e as políticas públicas.