As autoridades sanitárias brasileiras têm se preocupado muito nos últimos anos com o aumento da ocorrência de doenças transmitidas por mosquitos, principalmente arboviroses como chikungunya e zika, que se tornaram epidêmicas ou endêmicas em áreas urbanas. Parte de uma análise da relação entre a urbanização e a incidência dessas doenças está representada no fluxograma.

ALMEIDA, L. S.; COTA, A. L. S.; RODRIGUES, D. F. Saneamento,
arboviroses e determinantes ambientais: impactos na saúde urbana.
Ciência & Saúde Coletiva, v. 25, n. 10, 2020 (adaptado)
Nesse contexto, como a urbanização está causando riscos à saúde humana?
Uma fábrica na qual os operários fossem, efetiva e integralmente, simples peças de máquinas executando cegamente as ordens da direção pararia em quinze minutos. O capitalismo só pode funcionar com a contribuição constante da atividade propriamente humana de seus subjugados que, ao mesmo tempo, tenta reduzir e desumanizar o mais possível.
CASTORIADIS, C. A instituição imaginária da sociedade.
Rio de Janeiro: Paz e Terra, 1982.
O texto apresenta uma contradição interna do capitalismo caracterizada pela
O Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) propôs em 2017 uma Divisão Regional do Brasil em Regiões Geográficas Imediatas e Regiões Geográficas Intermediárias. Sobre a divisão do estado do Piauí, assinale a alternativa CORRETA.
Censo 2022: o número de pessoas com 65 anos ou mais cresceu 57,4% em 12 anos.
Disponível em: https://agenciadenoticias.ibge.gov.br Acesso: 28 abr.2024
Sobre o resultado apresentado na notícia, julgue as afirmativas a seguir:
I. Comprova a diminuição no ritmo do crescimento populacional.
II. Demonstra a necessidade de políticas públicas para a população idosa.
III. Evidencia a redução da população economicamente inativa do país.
Está correto o que se afirma em:
“O território tanto quanto o lugar são esquizofrênicos, porque de um lado acolhem os vetores da globalização, que neles se instalam para impor sua nova ordem, e, de outro lado, neles se produz uma contraordem, porque há uma produção acelerada de pobres, excluídos, marginalizados.”
SANTOS, Milton. Por uma outra globalização: do pensamento único à consciência universal. Rio de Janeiro: Record, 2000. p.55-56
Sobre o momento da globalização na visão do autor, avalie se as afirmativas a seguir são verdadeiras (V) ou falsas (F).
( ) A designação de países do Norte e do Sul remete a uma divisão baseada em níveis de desenvolvimento e qualidade de vida, sendo estes países denominados respectivamente de centrais e semiperiféricos ou periféricos.
( ) Na atual etapa do século XXI as novas tecnologias do mundo globalizado conseguem superar as antigas desigualdades verificadas no início deste processo em diferentes escalas.
( ) A evolução dos meios de transporte e comunicação, somada aos acordos econômicos e à exploração da mão de obra barata, possibilitou a oferta de produtos estrangeiros tradicionais e modernos, com preços atrativos em boa parte dos países do planeta.
As afirmativas são, respectivamente:
A empresa americana Tesla é uma referência no crescente mercado dos veículos elétricos. Sob a liderança do empresário Elon Musk, a companhia permaneceu por anos como a maior fabricante desse segmento no mundo.
Fonte: Olhar Digital https://encurtador.com.br/stMZ4
No entanto, nos últimos meses, ela foi superada pela concorrente:
Depois de punir os cariocas com temperaturas exorbitantes e uma seca histórica, este verão fez do Rio uma cidade partida. Na terça-feira, a máxima registrada no Forte de Copacabana foi de amenos 27,3 ºC. Em Santa Cruz, porém, ela atingiu 39,2 ºC.
Disponível em: Diferença de temperatura entre bairros do Rio é de mais de 10 graus - Jornal O Globo. Acesso: 30 Jan. 2024
A diferença espacial entre as amplitudes térmicas registradas no texto pode ser minimizada pelo seguinte tipo de intervenção:
Em 30 anos, de 1990 a 2020, percebe-se uma mudança de enfoque em relação aos desastres. Inicialmente, eram considerados naturais, demandando ações com base em aspectos técnicos e científicos, depois passaram a ser entendidos como processos socioambientais relacionados à vulnerabilidade e aos problemas decorrentes do desenvolvimento.
Ministério do Desenvolvimento Regional. Caderno técnico de gestão
integrada de riscos e desastres. Brasília, MDR, 2021 (com adaptações).
Considerando o texto anterior sobre prevenção de riscos e desastres, julgue os itens subsequentes.
Terremotos, furacões, tsunamis, secas e inundações são fenômenos capazes de promover migrações nacionais e internacionais e constituem um grande desafio para a gestão de riscos.
O termo “lixo no mar” pode ser caracterizado como sendo todo o resíduo sólido de origem antrópica que, independentemente de sua origem, entra no ambiente marinho.Estima-se que 80% do lixo encontrado no mar tenham origem em atividades realizadas em terra (gestão inadequada de resíduos sólidos, turismo, indústria, entre outros), enquanto os outros 20% são originados em atividades realizadas no mar (transporte de cargas, pesca, plataformas marítimas, entre outros).
Ministério do Meio Ambiente.
Agenda Nacional de Qualidade Ambiental Urbana:
Plano de Combate ao Lixo no Mar. Brasília, DF: MMA, 2019
Acerca do tema tratado no texto precedente, julgue os itens que se seguem.
O plástico, em sua diversidade de usos, é o material poluente encontrado de forma mais abundante nos oceanos e mares e a facilidade de dispersão em ambientes aquáticos faz que a poluição por microplásticos seja um problema ambiental global.
No mapa acima está destacado um bioma brasileiro que possui uma vegetação extremamente diversa e adaptada, com grande número de espécies de fauna e flora endêmicas, ou seja, que não existem em nenhum outro local do planeta, e embora tenha convivido há séculos com a ocupação humana, ainda é pouco estudado e compreendido.
Internet: <chc.org.br/>.
Com relação ao texto anterior e ao mapa a ele vinculado, julgue os itens que se seguem.
O bioma destacado no mapa ocupa a totalidade dos estados da região Nordeste do Brasil.
Acerca da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima, do Protocolo de Quioto e do Acordo de Paris, julgue os
itens a seguir.
Os gases de efeito estufa têm ciclo de vida curto e se concentram nas regiões mais industrializadas do planeta, o que torna o reflorestamento e o sequestro de carbono medidas eficazes para a mitigação desse tipo de poluição.
Como conclusão provisória, parece então que a globalização tem, sim, o efeito de contestar e deslocar as identidades centradas e “fechadas” de uma cultura nacional. Ela tem um efeito pluralizante sobre as identidades, produzindo uma variedade de possibilidades e novas posições de identificação, e tornando as identidades mais posicionais, mais políticas, mais plurais e diversas; menos fixas, unificadas ou trans-históricas.
HALL, S. A identidade cultural na pós-modernidade.
Rio de Janeiro: DP&A, 2011.
De acordo com o texto, o processo apresentado contribuiu para

TOMINAGA, L. K.; SANTORO, J.; AMARAL, R. Desastres naturais:
conhecer para prevenir. São Paulo: Instituto Geológico, 2009 (adaptado)
A desproporção de velocidade e tempo de duração nos tipos de inundação destacados é condicionada pela
TEXTO I
O bufarinheiro, conhecido nas cidades por teque-teque, chama-se, nos recônditos da Amazônia, “regatão”. Em lugar de transportar nas costas o mundo de miudezas, transporta-o no bojo de uma gaiola que desloca duas, três, quatro toneladas, divididas em seções de secos e molhados e é movido por remo de faia. Cortando comunidades e matas da Amazônia por rios, dentro dessas gaiolas, riscadas de prateleiras, encontram-se os artigos mais díspares, que vão da agulha à espingarda, do lenço ao cobertor, da chita à escova de dentes.
MORAES, R. Na Planície Amazônica. São Paulo:
Editora Nacional, 1936 (adaptado).
TEXTO II
No século XIX, o comércio dos regatões era feito, então, com base em relações tecidas com quilombolas, pequenos produtores, comerciantes locais e indígenas, constituindo relação comercial alternativa ao abastecimento da população.
HENRIQUE, M. C.; MORAIS, L. T. Estradas líquidas, comércio sólido:
índios e regatões na Amazônia (século XIX). Rev. Hist.,
n. 171, jul.-dez. 2014 (adaptado).
Como parte do patrimônio cultural da Amazônia, o regatão foi fundamental, no século XIX, para a
Cada objeto é, em si mesmo, um sistema funcionando sistemicamente. Um grande supermercado ou shopping center seria incapaz de existir se não fossem servidos por vias rápidas, estacionamentos adequados e acessíveis, sistemas de transportes públicos com horários regulares e conhecidos e se, no seu próprio interior, as atividades não estivessem subordinadas a uma coordenação. Esse é o caso dos armazéns, dos silos etc. Os portos, a rede rodoviária de um país e, sobretudo, a rede ferroviária são exemplos de objetos complexos e sistêmicos.
SANTOS, M. A natureza do espaço: técnica, tempo, razão e emoção.
São Paulo: Hucitec, 1996 (adaptado).
De acordo com o texto, o território torna-se cada vez mais dotado de objetos com a finalidade de intensificar a