O Brasil assume pela quarta vez a presidência rotativa do BRICS em meio a expansão do bloco que, em 2025, vai contar com ao menos
nove novos membros. Reforma da governança global e desenvolvimento sustentável com inclusão social são algumas das agendas que o Brasil buscará promover.
Com o lema Fortalecendo a Cooperação do Sul Global para uma Governança mais Inclusiva e Sustentável, o governo brasileiro tem,
entre os desafios, o de articular a participação dos novos membros e dar continuidade à construção do sistema de pagamento com
moedas locais no comércio entre os países, substituindo o dólar.
AGÊNCIA BRASIL. Brasil assume presidência do Brics em meio à expansão do bloco.
Disponível em: https://agenciabrasil.ebc.com.br/internacional/noticia/2024-
12/brasil-assume-presidencia-do-brics-em-meio-expansao-do-bloco
O redesenho das relações internacionais passa pelo BRICS, bloco integrado pelo Brasil e que vem em ritmo de expansão das atividades. Os dois países mais geopoliticamente relevantes do bloco são:
Em relação aos biomas e ao gerenciamento costeiro, julgue os itens que se seguem.
Conflitos de interesses políticos e econômicos impediram que a prevenção e o controle da erosão marítima de municípios da zona costeira brasileira integrassem as ações do Plano Nacional de Gerenciamento Costeiro.
Julgue os próximos itens, referentes à geologia, geomorfologia e hidrologia.
Conforme a classificação das formas de relevo, o território brasileiro apresenta diferentes morfoesculturas, agrupadas em planaltos, planícies e depressões.
Em relação a serviços ambientais relacionados a mudanças climáticas, métodos de produção de mudas e recuperação de áreas degradadas, julgue os itens subsequentes.
Entre os serviços ambientais destinados à mitigação dos efeitos das mudanças climáticas, inclui-se o plantio de árvores, que contribui para a redução da emissão de CO2 por meio do armazenamento de carbono na biomassa das plantas.
Com base nos fundamentos teóricos do sensoriamento remoto, julgue os próximos itens.
O espalhamento da radiação eletromagnética na faixa espectral da luz visível pelos aerossóis presentes na atmosfera ocorre principalmente na faixa espectral do vermelho.
A empresa chinesa BYD ultrapassou a norte-americana Tesla como líder mundial em vendas de veículos elétricos no final de 2023, coroando sua ascensão extraordinária.
Com sede na megacidade de Shenzhen, a BYD foi fundada em 1995 e é a maior fabricante e veículos elétricos da China, exportando táxis elétricos, ônibus e outros veículos para o resto do mundo, especialmente para a Europa, América do Sul, Sudeste Asiático e Oriente Médio.
Adaptado de cnnbrasil.com.br, 03/01/2024.

Com base na leitura do texto e na análise do gráfico, uma explicação para a ascensão da fabricante de veículos elétricos destacada é a adoção da seguinte estratégia empresarial:

No período analisado, a diferença dos percentuais da composição da matriz energética brasileira, em relação às médias mundiais, é explicada pelo seguinte fator:

No mapa-múndi acima, o planeta está representado com a real proporção de área dos continentes.
Para esse tipo de representação, é necessário o uso de projeção cartográfica com a seguinte propriedade:
Em 1996, o geógrafo brasileiro Milton Santos escreveu o livro “A Natureza do Espaço: técnica e tempo, razão e emoção”. A obra aponta (muito antes da existência da internet atual e das redes sociais) que o controle das técnicas que permitem a circulação das informações representaria o domínio da tecnologia mais decisiva de nossa época. (...)
Hoje é indiscutível o tamanho do poder de empresas como a META, de Zuckerberg, que controla o Facebook, o Instagram, o WhatsApp, o Threads e outras. Essas empresas detêm os dados e informações de bilhões de pessoas que circulam nessas redes e, com o devido trabalho de direcionamento, conseguem veicular mensagens particularizadas por meio de algoritmos, visando influenciar nossas percepções e decisões econômicas, políticas e sociais.
Santos, M. A Natureza do Espaço: Técnica e Tempo, Razão e Emoção. São Paulo:
Editora da Universidade de São Paulo, 2006. (Adaptado)
Avalie se, na visão de Milton Santos, todo esse poder não é usado de forma neutra porque
I. o meio por onde circula esse turbilhão de fluxos é impregnado de comando e ideologia, atendendo aos interesses de grupos específicos;
II. a acelerada adoção da tecnologia de reconhecimento facial, placas de veículos e câmeras em policiais, desperta uma série e questionamentos sobre os limites de seu uso no contexto da segurança pública e de outros campos;
III. esse amontoado de práticas, processos e técnicas que gruparam “ciência + tecnologia + informação” no mundo contemporâneo, denominado de “meio técnico-científicoinformacional”, possui acesso irrestrito para todos.
Está correto o que se afirma em
O debate sobre o futuro da Amazônia depende essencialmente de como se define desenvolvimento. Diversas iniciativas governamentais — e privadas, muitas vezes ilegais — desde os anos 1970 estão centradas na ideia de ocupação do território para atividades agropecuárias e de mineração, além do uso dos rios para geração de energia elétrica, mesmo que isso implique a derrubada descontrolada da floresta. Na região Norte, o desmatamento contínuo, que já consumiu 20% da área original da floresta no Brasil, afeta negativamente o clima regional, com impacto no continente e no restante do planeta.
A floresta amazônica exerce um papel fundamental na chamada química atmosférica: é uma gigantesca fonte de vapor d’água, que leva chuva da região Norte até a bacia do rio da Prata, favorecendo, por exemplo, a atividade agropecuária da região Centro-Oeste. Um estudo mostra que o desmatamento
total ou parcial das três grandes florestas tropicais do mundo — a da bacia do Congo e a do Sudeste Asiático, além da amazônica, a maior delas — causaria um aumento da temperatura do planeta de 0,7 °C, o que equivale a boa parte do aquecimento gerado pela ação humana desde a Revolução Industrial.
O ecossistema rico e delicado da Amazônia demanda um modelo de desenvolvimento próprio que privilegie as particularidades da floresta, aproveitando sua imensa biodiversidade e respeitando a população local — indígenas, ribeirinhos e moradores das cidades. A discussão deve contemplar questões como o manejo sustentável de recursos como pesca, madeira e frutos, a oferta de infraestrutura para seus habitantes (na região que concentra 20% de água doce de toda a Terra, 30% da população não tem acesso à água potável e 87% vive sem coleta de esgoto), o combate ao desmatamento ilegal, a grilagem de terras públicas, entre outros pontos. A ciência tem a contribuir no estudo da biodiversidade; na domesticação de espécies nativas com relevância comercial; e na recuperação de pastagens abandonadas para uso em uma agricultura mais tecnológica e uma pecuária mais intensiva, ou realizada em floresta.
Alexandra O. de Almeida. Revista Pesquisa FAPESP, edição 285, nov./2019 (com adaptações)
De acordo com as ideias veiculadas no texto CB1A1, julgue os itens a seguir
Infere-se da leitura do texto que o desenvolvimento adequado para a região amazônica deve ser análogo ao preconizado durante o período da Revolução Industrial.
A lotação de um policial militar em batalhão localizado perto de sua residência foi garantida na Justiça (...) Questionando a falta de justificativa da corporação para transferir um soldado para um batalhão localizado em outra cidade, distante 114 km de sua residência, a instituição obteve a condenação do Estado e com isso garantiu o retorno do agente ao seu batalhão de origem.
Disponível em: https://defensoria/noticia/detalhes/Defensoria-garante-lotacao-dePM-em-batalhao-perto-de-casa (Adaptado) Acesso: 07 mai. 2024
Caso essa situação não fosse alterada, o servidor público realizaria diariamente o movimento de deslocamento denominado
Para tentar garantir o sucesso do Acordo de Paris, esta geração terá a árdua missão de remover da atmosfera uma enorme quantidade de GEE (Gases do Efeito Estufa). Ainda não é claro, porém, se tecnologias para remoção de GEE existirão na escala necessária para que essa geração possa evitar um colapso climático ao final deste século. (...)
Países como o Brasil têm uma prerrogativa legítima de querer alcançar o 'nível de país desenvolvido'. Com base nisso, o governo atual, ao invés de defender a redução, defende a ampliação da exploração de petróleo. A Organização Nacional da Indústria do Petróleo chegou mesmo a sugerir que a exploração na Margem Equatorial brasileira seria de suma importância para as 'futuras gerações'.
VEJA. Crise climática já condena uma geração inteira a viver no calor extremo.
Disponível em: https://veja.abril.com.br/agenda-verde/crise-climatica-ja-condenauma-geracao-inteira-a-viver-no-calor-extremo
O trecho menciona o Acordo de Paris, que completa 10 anos em 2025 e visa reduzir os impactos da atividade humana no planeta.
O texto evidencia que há um conflito entre
A Região Metropolitana de São Paulo é marcada pela presença do contraste social e pela constituição de espaços fragmentados. Em partes específicas de seu território, ocorre o surgimento de áreas separadas, condomínios fechados, como Alphaville,Tamboré e Granja Viana, que podem ser considerados exemplos de suburbanização de altas e médias rendas, assim como a expansão da população em condições bastante precárias de vida em áreas centrais e deterioradas do Município de São Paulo. Nesse espaço diferenciado e desigual, as maneiras como os grupos sociais resolvem a relação habitar-trabalhar, as estratégias utilizadas, tornam-se diferenciadas, atingindo-os de modo distinto.
ÂNTICO, Cláudia. Deslocamentos pendulares na região metropolitana de São Paulo.
Disponível em: https://www.scielo.br/j/spp/a/tJPPNLfJmTZLWyh7S5KH8BJ/
A partir da temática do texto, avalie se os itens a seguir representam características da Região Metropolitana de São Paulo.
I. Ocorrência da migração pendular
II. Prática do êxodo rural
III. Existência de autossegregação e da segregação induzida
Está correto o que se apresenta em
Em relação aos biomas e ao gerenciamento costeiro, julgue os itens que se seguem.
A vegetação sobre a restinga, típica em terrenos de marinha, é formada por fisionomias diversas, como gramíneas, arbustos ou até mesmo áreas de florestas paludosas e altas, complexidade que aumenta à medida que a área se distancia do oceano.
Julgue os próximos itens, referentes à geologia, geomorfologia e hidrologia.
A formação dos solos envolve o intemperismo químico, caracterizado por processos que mantêm as propriedades originais das partículas do solo.