“Apesar da importância que os solos têm para a sobrevivência da espécie humana, dos vegetais e dos animais na superfície da Terra, parece que o homem tem dado pouca atenção a esse recurso natural, pelo menos no que diz respeito à sua utilização e conservação […]. Apesar de ser um problema em escala mundial, a erosão dos solos ocorre de forma mais séria nos países em desenvolvimento, com regime de chuvas tropicais […].
Fonte: GUERRA, A. J. T. Processos erosivos nas encostas. In.: GUERRA, A. J. T.; CUNHA, S. B. Geomorfologia: uma atualização de bases e conceitos – 11ª ed. Rio de Janeiro: Bertrand do Brasil, 2012.
Com relação à erosão dos solos, assinale a alternativa correta:
A Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012, conhecida popularmente como Novo Código Florestal Brasileiro, dispõe sobre a proteção da vegetação nativa. Esta Lei estabelece normas gerais sobre a proteção da vegetação, áreas de Preservação Permanente e as áreas de Reserva Legal; a exploração florestal, o suprimento de matéria-prima florestal, o controle da origem dos produtos florestais e o controle e prevenção dos incêndios florestais, e prevê instrumentos econômicos e financeiros para o alcance de seus objetivos. Considerando a Lei citada, analise as afirmativas a seguir.
BRASIL. Lei nº 12.651 de 25 de maio de 2012. Disponível em: http://www.planalto.gov.br/ccivil_03/_ato2011-2014/2012/lei/l12651.htm. Acesso em: 27 jul. 2017.
I. Define Área de Preservação Permanente (APP) como área protegida, coberta ou não por vegetação nativa, com a função ambiental de preservar os recursos hídricos, a paisagem, a estabilidade geológica e a biodiversidade […]. A largura das faixas marginais de APP no entorno de rios e córregos variam de acordo com a largura desses cursos d'água.
II. Todo imóvel rural deve manter área com cobertura de vegetação nativa, a título de Reserva Legal (RL). Em áreas da Amazônia Legal, deve-se destinar para RL: a) 80% (oitenta por cento), no imóvel situado em área de florestas; b) 35% (trinta e cinco por cento), no imóvel situado em área de cerrado; c) 20% (vinte por cento), no imóvel situado em área de campos gerais. Nas demais regiões do país a RL deve ser de 20% (vinte por cento) da área total do imóvel.
III. É criado o Cadastro Ambiental Rural - CAR, no âmbito do Sistema Nacional de Informação sobre Meio Ambiente - SINIMA, registro público eletrônico de âmbito nacional, obrigatório para todos os imóveis rurais, com a finalidade de integrar as informações ambientais das propriedades e posses rurais, compondo base de dados para controle, monitoramento, planejamento ambiental e econômico e combate ao desmatamento.
Estão corretas as afirmativas:
Analise a tabela abaixo, que apresenta o percentual de população rural e urbana nos anos de 1960 e 2000, para o Brasil e para diferentes regiões brasileiras.

Com relação à mobilidade espacial da população sob a ótica da localização rural e urbana, em que houve uma verdadeira inversão entre os 1960 e 2000, analise as afirmativas a seguir.
I. As relações capitalistas no campo (que desestruturaram antigas relações tradicionais do trabalho) e a mecanização agrícola, contribuíram com a fuga da população do campo para as cidades.
II. O aumento da população nas cidades foi mal distribuído espacialmente, o que acarretou em problemas como crescimento da demanda de empregos, transporte, habitação, saneamento, saúde e educação.
III. A fuga da população do campo veio acompanhada da queda de população ativa nos setores secundário e terciários e do aumento no setor primário, devida à mecanização agrícola do campo e aumento da industrialização nas cidades.
Estão corretas as afirmativas:
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
Mesmo países ricos, como os Estados Unidos, têm sofrido com a falta de água potável.
Tomando o texto como referência inicial, julgue o item a seguir.
Em países de clima quente – equatorial ou tropical –, a malária torna-se uma doença inevitável.
Com relação aos fundamentos e ao desenvolvimento da geografia científica, julgue o item.
Atribuir o surgimento da geografia científica — moderna — a Carl Ritter e a Alexander Humboldt é fundamental, mas sem renegar o conhecimento geográfico produzido antes desses autores.
Julgue o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
As resultantes históricas da economia espacial brasileira demonstram que as desigualdades territoriais e regionais têm por base menos o estoque de capital e mais as aptidões produtivas da força de trabalho e a aptidão em elaborar bens novos e processos técnicos avançados.
Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue o item.
As periferias enquanto espaço social são lugares de construção cultural cotidiana influenciadas pela cultura de massas, que é parte da indústria cultural, e retroalimentam esse setor da economia quando suas manifestações culturais são apropriadas e transformadas em produtos consumidos em escala local, regional e global.
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.
As regiões produtivas do agronegócio brasileiro são competitivas no mercado global de commodities e caracterizadas pela especialização produtiva que atende a parâmetros internacionais de qualidade e de custos.
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.
Característica marcante do atual período da agricultura brasileira é a ocupação de milhões de hectares de cerrado pela agricultura moderna globalizada, ao mesmo tempo em que se aprofundam a divisão territorial do trabalho, os conflitos envolvendo povos e comunidades tradicionais, o uso intensivo dos recursos naturais e a perda de biodiversidade.
As planícies são caracterizadas por sua topografia plana, as planícies são unidades de relevo formadas a partir da deposição de sedimentos de origem fluvial, lacustre ou marinha. As principais planícies brasileiras são:
Existem três principais níveis de abordagem da
Geomorfologia ou estudos segmentados: Relacione as
colunas sobre esses níveis:
( I )compartimentação morfológica:
(II )levantamento da estrutura superficial:
(III)estudo da fisiologia da paisagem:
( ) Significa analisar o seu conjunto de funções e, no
presente caso, a ação e impactos dos processos
morfodinâmicos (movimentação das formas de relevo) na
atualidade, o que inclui os efeitos da ação humana sobre
o meio.
( ) É um procedimento útil na definição das áreas de
ocupação e da delimitação das áreas de risco que um
determinado ambiente possui, sendo importante e
necessário para o correto uso do solo.
( ) Define as características e, enfaticamente, a
fragilidade que um determinado terreno possui. É
responsável também pela análise do histórico de
formação por meio da atuação dos agentes exógenos e
endógenos.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência
CORRETA:
Analise as afirmativas abaixo sobre representações
cartográficas por imagem:
I- MOSAICO - é o conjunto de fotos de uma determinada
área, recortadas e montadas técnica e artisticamente, de
forma a dar a impressão de que todo o conjunto é uma
única fotografia.
II-FOTOCARTA - é um mosaico controlado, sobre o qual
é realizado um tratamento cartográfico (planimétrico).
III- FOTOÍNDICE - fotografia resultante da
transformação de uma foto original, que é uma
perspectiva central do terreno, em uma projeção
ortogonal sobre um plano - complementada por
símbolos, linhas e georreferenciada, com ou sem
legenda, podendo conter informações planimétricas.
IV-ORTOFOTOMAPA - é o conjunto de várias
ortofotocartas adjacentes de uma determinada região.
V- ORTOFOTOCARTA - montagem por superposição
das fotografias, geralmente em escala reduzida. É a
primeira imagem cartográfica da região.
VI-CARTA IMAGEM - Imagem referenciada a partir de
pontos identificáveis e com coordenadas conhecidas,
superposta por reticulado da projeção, podendo conter
simbologia e toponímia.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Blocos econômicos ,são associações de países
que estabelecem relações econômicas privilegiadas
entre si e que tendem a adotar uma soberania comum.
Os blocos econômicos podem classificar-se em zona
de preferência tarifária, zona de livre comércio, união
aduaneira, mercado comum e união econômica e
monetária. Assinale a alternativa que descreve zona
de livre comércio
Existem diferentes modos de ler o espaço geográfico a partir da análise da paisagem sendo : a descritiva, a sistêmica e a perceptiva. Sobre a análise da paisagem sistêmica é CORRETO afirmar: