Ir para o conteúdo principal

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 2801 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • Certo
    • Errado
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 12
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 13
    • a
    • b
    • c
    • d
  • 14
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 15
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e

O estado do Maranhão é um dos dez maiores estados do Brasil e contempla três diferentes biomas: o Cerrado; a Amazônia e uma pequena porção do bioma Caatinga. Acerca desse assunto, julgue o item seguinte.

Na Floresta dos Guarás, situada no litoral maranhense a oeste da capital São Luís, estão alguns dos mais extensos e bem conservados manguezais do Nordeste, lugares de grande concentração de ninhais e dormidouros de aves como o Guará.

Sobre a organização do Plano Marshall, em 1947, para reconstrução da Europa após a segunda guerra mundial, é correto afirmar, com base em seu conhecimento da geopolítica do período, que:

Você foi contratado para fazer uma planta topográfica da cidade de São Paulo, em uma escala 1:8000, qual seria a extensão de uma rua cuja extensão real é de 1.400 metros:

A observação e a caracterização dos elementos presentes na paisagem é o ponto de partida para uma compreensão mais ampla das relações entre sociedade e natureza. Marque a alternativa ERRADA:

O principal problema ambiental relacionado ao solo é a erosão superficial ou desgaste, que ocorre em três fases, no Brasil, o escoamento superficial da água é o principal agente erosivo. Sobre a erosão hídrica é correto afirmar:

A derrota do sistema socialista foi representado pela queda do Muro de Berlim, pois a rivalidade que ocorria no período da Guerra Fria era assegurada pela liderança dos:

Historicamente, a globalização é um processo integrador das economias nacionais tendo por objetivo a criação, cada vez mais, de um mercado unitário. Iniciou-se com as Grandes Navegações e acelerou com a Revolução Industrial, as multinacionais, e, hoje em dia, com a tecnologia de ponta. Sobre essa integração do mundo globalizado é correto afirmar:

I - Com a movimentação mais ágil do comércio, a integração entre as várias partes do mundo se acentuou, com elementos comuns nas paisagens urbanas e rurais.

II - O mundo sempre esteve interligado pelas redes e fluxos econômicos, porque as relações sociais ocorreram bem antes do surgimento das indústrias.

III - O mundo tornou-se globalizado em razão das inovações técnicas, científicas e informacionais de integração entre pessoas, empresas e organizações no mundo.

A alternativa que apresenta a sequência correta é apenas:

Criada em 14 de setembro de 1960, a Organização dos Países Exportadores de Petróleo (OPEP) é uma organização intergovernamental, que tem como objetivo a centralização da elaboração das políticas sobre produção e venda do petróleo dos países integrantes. Atualmente, os países membros da OPEP são: Argélia, Angola, Equador, Irã, Iraque, Kuwait, Líbia, Nigéria, Catar, Arábia Saudita, Emirados Árabes Unidos e Venezuela. A Indonésia suspendeu a sua adesão em janeiro de 2009. A sede da OPEP está localizada em Viena, capital da Áustria. A OPEP desenvolve estratégias na produção de petróleo, estabelecendo cotas de produção para os países membros, diminuindo a oferta, fazendo o preço de o produto atingir valores elevados, proporcionando maior lucratividade para os países exportadores de petróleo. Com base nas informações do texto, pode-se afirmar que a Opep:

Em 1992, foi assinado o Tratado de Maastricht, que definiu os contornos do projeto europeu no Pós-Guerra Fria. O tratado entrou em vigor em janeiro de 1993, e a Comunidade Europeia passou a ser denominada:

O Brasil passou a viver, a partir de 2014, os primeiros indícios de uma crise hídrica. Com um problema grave de seca e também de gestão dos recursos naturais, o país vem apresentando níveis baixos em seus reservatórios em épocas do ano em que eles costumam estar bem mais cheios. Essa ocorrência, de certa forma, representa uma grande contradição, pois o Brasil é considerado a maior potência hídrica do planeta. Sobre os recursos hídricos no Brasil, assinale a alternativa correta:

O Brasil reúne em sua extensa superfície, imensa variedade de aspectos naturais, também chamados de físicos, como diversos tipos de climas, formas de relevo e formações vegetais. Em cada porção do país, a combinação, ou seja, a interdependência entre esses elementos, sobre tudo o clima e o relevo, deu origem as mais diferentes paisagens, caracterizadas principalmente pela formação vegetal predominante. Entre as diferentes formações vegetais do Brasil destacam-se:

A respeito do complexo regional do Centro – Sul. Assinale o que for incorreto:

Industrialização é o processo de implantação de indústrias em um país ou em uma região, e, a partir desse processo, a atividade industrial se transforma no setor – chave da economia, sendo que a industrialização ocasiona ainda a urbanização e a subordinação do campo a cidade. No Brasil a industrialização teve inicio no fim do século XIX, embora a atividade agrícola tenha predominado na economia brasileira até meados do século XX. Sobre o crescimento industrial podemos dizer que os fatores que mais propiciaram o seu crescimento.

Primavera Árabe é o nome dado para um conjunto de revoltas populares que eclodiram no fim de 201 O e, principalmente, no início de 2011, em diversos países africanos e asiáticos. Esses movimentos lutavam, entre outras coisas, por melhores condições socioeconômicas e pela adoção de regimes democráticos. Entre as alternativas a seguir, assinale a que apresenta os 3 países africanos que, a partir da Primavera Árabe, tiveram os seus governantes depostos do cargo.

O Brasil buscou proteger as áreas naturais por meio de Unidade de Conservação. Tais Unidades possuem diferentes categorias com diferentes determinações legais, existindo uma distinção geral em Unidades de Proteção Integral e Unidades de Uso Sustentável. Entre os tipos de unidade de conservação a seguir, assinale o que se enquadra no modelo de Unidade de Proteção Integral.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282