"Compostas basicamente de gramíneas, são encontradas sobretudo em regiões de clima temperado continental, desenvolvem-se na Rússia e Ásia Central, nas Grandes Planícies americanas, nos Pampas argentinos, no Uruguai, na região Sul do Brasil e na Grande Bacia Artesiana. As informações se referem as:
A Índia e a China são classificados como países emergentes por que:
Favelas, lixões, falta de água potável e miséria são problemas frequentes no Brasil, mesmo nas cidades mais modernas, onde há produção de tecnologias. Esses contrastes entre modo de vida de seus habitantes:
Na Conferência do Rio de Janeiro, em 1992, com a defesa de lutas sociais contra a pobreza em associação às questões ambientais, os países subdesenvolvidos conquistaram uma nítida vitória política e diplomática, já na Conferência de Estocolmo:
O Brasil possui uma numerosa rede hidrográfica, formada por rios de grande volume de água que deságuam no mar. Sobre as bacias hidrográficas brasileiras é CORRETO afirmar:
A teoria da tectônica de placas, baseada em
evidências científicas, afirma que a litosfera está
fragmentada em aproximadamente 12 placas rígidas que
sofrem deslocamento, sendo que os limites entre essas
placas são definidos pelos seus movimentos relativos.
Esses movimentos se dão, principalmente, de três
formas de limites : divergente, convergente e
transformante. Assinale a alternativa CORRETA que
descreve limites convergentes:
De acordo com o Ministério de Minas e Energia, a matriz energética brasileira é composta por 42,5% de energias renováveis, sendo uma das mais limpas do mundo. Assinale a alternativa que se refere a matriz energética:
A Região Centro-Oeste brasileira é a segunda
maior em extensão territorial do país, a menos
populosa entre as cinco, com pouco mais de 14
milhões de habitantes, e uma densidade entre as
menores do Brasil, de 8,97 hab./km2. Analise as
afirmativas abaixo sobre a Região Centro- Oeste
I-O clima desta região caracteriza-se pela pluviosidade
mal distribuída, já que a maior parte das chuvas
acontecem no verão, fazendo os invernos serem muito
secos.
II-O clima subtropical domina a maior parte do território,
com exceção ao norte do estado do Mato Grosso que
tem o clima equatorial da Amazônia.
III- Basicamente o relevo do centro-oeste divide-se em
Planalto Central, Meridional e Planície do Pantanal.
IV- O cerrado, com árvores e arbustos retorcidos e
geralmente distantes uma das outras, domina a maior
parte da região.
V- As principais bacias hidrográficas da região centrooeste
são a Amazônica, Tocantins/Atlântica e Platina.
Estão CORRETAS as afirmativas:
Julgue o item subsequente, a respeito da economia espacial brasileira ao longo dos séculos XX e XXI.
A história do desenvolvimento da produção de energia e da logística no país, atrelada à história da formação territorial nacional, resulta na produção de espacialidades técnicas, notoriamente, na denominada Região Concentrada brasileira.
Considerando a tríade cidade, ambiente e cultura, julgue o item.
No cerne de uma nova regionalização brasileira, catalisada pelo poder estratégico-econômico do Sudeste e do Sul, populações indígenas e quilombolas do Centro-Oeste e do Norte têm migrado para cidades do campo daquelas regiões, tornando-se a mão de obra qualificada nesses novos centros.
Tendo o texto anterior como referência inicial e considerando os múltiplos temas por ele evocados, julgue o item.
A China e a União Europeia adotaram políticas de geração de energia e de desenvolvimento de tecnologias limpas como estratégias para o cumprimento do acordo de Paris (2015), e a competição entre países na geração de energia limpa poderá ser um dos elementos de reordenamento do território, da produção e da competitividade entre países no mundo globalizado.
Tendo esse fragmento de texto como referência inicial, julgue o item, acerca da estruturação e do funcionamento do agronegócio no Brasil.
Para atender, principalmente, ao mercado internacional, adotam-se, nas áreas do bioma Cerrado, os modelos de ocupação do território e de produção desenvolvidos pelo agribusiness nos países centrais do capitalismo global, que favorecem a produção em larga escala, intensiva em tecnologia, a partir dos latossolos de média e alta fertilidade.
No que diz respeito a exploração do cultivo do café no Brasil, no século XIX, é CORRETO afirmar:
Sobre as contribuições didáticas e pedagógicas dos Parâmetros Curriculares Nacionais (PCN's), propostas curriculares e a utilização de novos recursos didáticos e tecnológicos, é correto afirmar que:
I - Os PCN's sugerem para o processo de aprendizagem o uso de diversos recursos didáticos no planejamento das aulas e definição das atividades propostas aos alunos, sendo o ensino-aprendizagem do tipo passivo e receptivo.
II - Apesar da aula expositiva e o uso do livro didático já não serem mais uma realidade comum, os recursos tecnológicos devem ser tidos como uma alternativa possível para a realização de determinadas atividades.
III - Apesar de a memorização ser uma prática no ensino da Geografia, a mesma é considerada um problema devido ao ensino se tornar limitado, permitindo apenas a aprendizagem de fenômenos e conceitos e não sua compreensão.
IV - Os conteúdos geográficos podem ser abordados utilizando-se a perspectiva da leitura da paisagem: observação e descrição, explicação e interação, territorialidade e extensão, análise e a representação de espaço.
V - Entre os assuntos da Geografia, podem ser trabalhados pelo professor temas que se relacionam com a Ética, a Pluralidade Cultural, o Trabalho e o Consumismo, a Saúde, a Orientação Sexual e o Meio Ambiente.
Estão corretas as alternativas:
No que se refere aos efeitos da globalização, Milton Santos apresenta três formas de pobreza que os países subdesenvolvidos conheceram em meio século: a Incluída; a Marginalizada e a Estrutural. Analise as definições abaixo e associe com o conceito, indicando a alternativa correta, sendo I – Incluída; II – Marginal e III – Estrutural: ( ) Forma de pobreza acidental, residual ou sazonal. Era produzida em um lugar e não havia comunicação com outra. ( ) Foi produzida acompanhando o processo econômico da divisão do trabalho internacional. Pensava-se que poderia ser corrigida e/ou controlado pelos governos. ( ) É pervasiva, generalizada, permanente e global e equivaleu a uma dívida social, do ponto de vista moral e político. A ordem correta é: