De acordo com o geógrafo Milton Santos, “o homem realiza sua vida, produz e, ao mesmo tempo, cria espaço". Conforme o referido geógrafo, assinale a alternativa CORRETA que apresenta a principal forma de relação entre o homem e a natureza.
(SANTOS, Milton. A natureza do espaço: técnica e tempo, razão e emoção, 4ª ed. São Paulo, Editora USP, 2004)
O estudo da população na Geografia é fundamental para se compreender, dentre outros fatores, qual o perfil social, econômico e cultural de uma determinada região. Assinale a alternativa que apresenta uma definição CORRETA de densidade demográfica.
Os recursos hídricos do estado do Ceará encontram-se distribuídos em 12 bacias hidrográficas. Assinale a opção CORRETA, em que se encontram listadas algumas bacias hidrográficas cujos rios drenam suas águas no território cearense.
A distância gráfica entre os pontos A e B em um mapa na escala de 1:250.000 é de 10 cm. Dessa forma, assinale a alternativa CORRETA referente à distância entre esses mesmos pontos na realidade.
Analise a imagem a seguir.
O mapa acima, apresentando o relevo brasileiro, demonstra a predominância de formais mais esculpidas e trabalhadas pelos agentes externos, como podemos comprovar tendo em vista a existência de menores altitudes e ausência de cadeias montanhosas. De posse dessa informação, podemos afirmar que o relevo brasileiro pode ser considerado:
Você foi contratado para fazer uma planta topográfica da cidade de São Paulo, em uma escala 1:8000, qual seria a extensão da Avenida Paulista em seu mapa, tendo em vista que sua extensão real é de 2.600 metros.
Tendo a temática abordada no texto como referência inicial, julgue o item subsequente.
No Distrito Federal, a escassez de água a que o texto faz referência relaciona-se com a prolongada estiagem – geralmente de junho a setembro – que a região enfrenta, anualmente, em consequência do clima tropical.
A geografia como ciência física e humana, tem a função de contribuir para o desenvolvimento intelectual, social e afetivo do aluno em qual contexto?
A geografia por muitas vezes destaca duas linguagens principais: o texto geográfico e a cartografia. A primeira perpassando a análise reflexiva do aluno em relação às questões geográficas; e a segunda, deve por lógica deve abordar quais informações?
O Brasil adota o horário de verão em diversas regiões do país com o objetivo de economizar energia. Assinale a alternativa na qual está contida a principal razão para que não haja abrangência nacional desse instituto:
De acordo com os indicadores sociais pesquisados nos estados brasileiros, analise as afirmações abaixo.
I - De acordo com o Censo Demográfico do IBGE, o Rio Grande do Sul está entre os cinco Estados mais alfabetizados do país. Atingiu em 2010 uma taxa de alfabetização de 95,5% da população acima de 15 anos de idade.
II - Entre as unidades da federação, o Rio Grande do Sul apresenta o menor Coeficiente de Mortalidade Infantil do Brasil. De acordo com o IBGE, o RS registrou em 2011, 11,4 óbitos por 1.000 nascidos vivos.
III- A proporção de casos de gravidez na adolescência no Estado é um dos menores do Brasil. Em 2010, segundo o DATASUS, era de 16,39% a proporção de nascidos vivos de mães com menos de 20 anos de idade, enquanto a média do Brasil era de 19,31%.
Das afirmações acima, qual(is) está(ão) correta(s)?

No que se refere aos múltiplos aspectos associados à saúde no Brasil, julgue o próximo item.
A desnutrição é o principal problema de saúde associado aos hábitos alimentares no Brasil, país que apresenta crescentes taxas de mortalidade infantil decorrente da desnutrição.
Se as fontes de energia não renováveis trazem problemas graves ao meio ambiente, porque a humanidade não adota, de uma vez por todas, fontes de energia renováveis? Nesse contexto, e com base nos conhecimentos sobre fontes de energia renováveis e não renováveis, é correto afirmar.
No princípio da humanidade, havia uma unicidade orgânica entre o homem e a natureza, na qual o ritmo de trabalho e de
vida dos homens se associava ao ritmo da natureza. No contexto do modo de produção capitalista, este vínculo é rompido, pois a
natureza, antes um meio de subsistência do homem, passa a integrar o conjunto dos meios de produção do qual o capital se
beneficia. No processo de apropriação e de transformação dos recursos pelo homem, por meio do trabalho, ocorre o processo de
socialização da natureza. O trabalho torna-se, então, o mediador universal na relação do homem com a natureza.
Ana Maria Soares de Oliveira. A relação homem/natureza no modo de produção capitalista.
Internet:
Com relação à temática abordada no texto, às noções de espaço, sociedade e natureza e ao pensamento de Milton Santos acerca
dessas questões, julgue os seguintes itens.
Segundo Milton Santos, na economia mundializada atual, as sociedades acabaram por adotar um modelo técnico único, ignorando a multiplicidade de recursos naturais ou humanos específicos de cada região.
As propostas de regionalização do Brasil vão aos
poucos evoluindo dentro do Instituto Brasileiro de Geografia
e Estatística (IBGE). Com o Atlas do Brasil: Disparidades e
Dinâmicas do Território, é possível identificar a evolução das
grandes regiões do Brasil, segundo o IBGE, no período de
1940 a 1990 . Nessa evolução, o conceito de região natural
cede lugar ao de região homogênea definida, segundo a
combinação de aspectos físicos, humanos e econômicos. Na
regionalização do IBGE, os limites das regiões obedecem aos
limites dos estados.
Romana Leite e Cármen Silva. Oficina cartográfica como elo
para a prática de formação. XVI Encontro Nacional
dos Geógrafos. Porto Alegre, 2010
Internet:
(com adaptações).
Tendo o texto como referência inicial, julgue os próximos
itens.
Dividido internamente em quatro sub-regiões, o Nordeste apresenta nessas áreas, no sentido leste-oeste, os seguintes tipos climáticos predominantes: equatorial; tropical de altitude; semiárido; e tropical semiúmido.