O IBGE publicou, em 2016, no Diário Oficial da União,
uma estimativa da população brasileira, que apontava que o
Brasil tinha 206.081.432 habitantes. Em agosto de 2015, o
mesmo levantamento estimou a população, à época, em
204.450.649
Internet:
A partir das informações constantes no texto e de
conhecimentos acerca de temas correlatos, julgue os itens a
seguir.
Mantido o atual ritmo de crescimento populacional, o Brasil tende a se afastar gradualmente do grupo de países mais povoados do mundo, atualmente liderado pela China e pela Índia.
Considerando as figuras como referências iniciais, julgue os
itens subsecutivos acerca da situação política contemporânea
mundial.
Enquanto questões relacionadas à Figura 1 inserem-se tão-somente no campo econômico, a segunda Figura remete apenas a temas de ordem étnico-religiosa.
Afirmando que, “[...] no lugar de uma geografia meramente descritiva, os novos tempos dão lugar a uma realidade vivida pelo educando e a sua situação nesse contexto”. Sobre a ideia de Geografia descritiva, escolha a melhor opção que a represente.
Assinale a alternativa que não condiz com a Resolução CNE/CP nº 1, de 17 de junho de 2004:
“Cidade do México - O número de mortos devido ao terremoto de 19 de setembro na região central do México subiu para 360, após as equipes de resgate retirarem os corpos de duas pessoas que permaneciam entre os escombros de um edifício da Cidade do México. Ao atualizar o número de vítimas pelo tremor de magnitude 7,1 na escala Richter, o coordenador nacional de Proteção Civil, Luis Felipe Puente, apontou que só na capital são 219 mortos."
Fonte: https://noticias.uol.com.br/ultimas-noticias/efe/2017/09/30/numero-de-mortos-devido-a-terremoto-de-19-de-setembro-no- exico-sobe-para-360.htm acesso em 08/10/2017.
Terremotos são fenômenos naturais oriundos de forças internas do Planeta Terra que, quando ocorrem em grande magnitude e próximos a aglomerados populacionais, podem causar grande destruição e mortes.
Assinale a opção INCORRETA em relação aos terremotos.
O processo acelerado de urbanização tem levado ao surgimento de cidades e manchas urbanas superpopulosas. Como resultado dessa dinâmica surgem inúmeros conceitos com intuito de estabelecer padrões e poder classificar esses aglomerados urbanos. Megacidades e cidades globais são dois exemplos desses conceitos. O primeiro refere-se a áreas urbanas contínuas que possuem mais de 10 milhões de habitantes, geralmente inclui mais de um Município, desde que todos estejam conurbados. Já o segundo diz respeito ao grau de influência de uma cidade sobre as demais, ou seja, cidades globais são aquelas cujas atividades financeiras, administrativas, políticas, científicas, entre outras, influenciam todo o globo. Desta maneira, marque a opção que contenha um exemplo de uma Megacidade e um de uma cidade Global, nesta ordem.
Entende-se por conurbação quando duas ou mais cidades se “encontram" e formam um mesmo espaço geográfico. Isso ocorre quando o crescimento dessas cidades é elevado e as suas respectivas malhas urbanas integram-se, tornando-se um único meio urbano.
(Fonte: http://mundoeducacao.bol.uol.com.br/geografia/conurbacao.htm Acessado em 02 de outubro de 2017).
Exemplificam caso de conurbação
Ao considerar como fundamentação para o seu trabalho o pensamento Rankeano o historiador poderá selecionar:
A reforma da Igreja do século XI, mais conhecida como Reforma Gregoriana, que proveio da reforma monástica do século X, perseguia principalmente três objetivos, entre os quais podemos destacar:
Para além da divisão do relevo brasileiro proposta por Jurandyr S. Ross, outra muito usual é aquela elaborada por Aziz Nacib Ab’Saber. A classificação de Ab’Saber, embora menos minuciosa do que a de Ross, foi pioneira ao:

Considerando o texto apresentado, publicado em junho deste ano, e os múltiplos aspectos a ele relacionados, julgue o seguinte item.
O aumento do desmatamento na Amazônia é um dos fatores responsáveis pela estiagem prolongada no centro-sul do Brasil.

No que se refere aos múltiplos aspectos associados à saúde no Brasil, julgue o próximo item.
Ações de educação contribuem para a melhoria da saúde da população: instruções sobre alimentação, por exemplo, podem
prevenir a obesidade e as doenças a ela associadas, como a diabetes.
“Uma rocha é um agregado sólido de minerais que ocorre naturalmente. Algumas rochas, como o mármore branco, são compostas por apenas um mineral, nesse caso, a calcita. Certas rochas são compostas por matéria não-mineral, onde se incluem materiais não-cristalinos, rochas vulcânicas vítreas, obsidiana e pedra-pomes e carvão, que são restos de plantas compactados".
WHITHEAD, A. N. Rochas: registros de processos geológicos. In.: PRESS, F.; SILVER, R.; GROTZINGER, J.; JORDAN, T. H. Para entender a terra – 4ª ed. Porto Alegre: Bookman, 2006.
Considerando as características e o ciclo de formação das rochas, analise as afirmativas a seguir.
I. As rochas ígneas são formadas pela cristalização do magma, à medida que o mesmo se resfria acima ou abaixo da superfície da Terra.
II. As rochas ígneas intrusivas cristalizam-se no interior da Terra; como o magma é lentamente resfriado, essas rochas possuem granulação fina.
III. As rochas ígneas extrusivas cristalizam-se quando o magma extravasa a superfície; como o magma é resfriado rapidamente, essas rochas possuem granulação grossa.
IV. As rochas sedimentares são formadas por um processo chamado litificação, que converte os sedimentos em rocha sólida, por compactação ou cimentação.
V. As rochas metamórficas são produzidas quando as altas temperaturas e pressões das profundezas da Terra atuam sobre as rochas ígneas; o processo de metamorfização não ocorre no caso de rochas sedimentares.
Estão corretas as afirmativas:
A indústria de bens de produção pode ser tanto extrativa como produtora de equipamentos. Nesse sentido, assinale a alternativa incorreta.

Sobre a teoria da transição demográfica, é correto afirmar que: