Um condutor perdeu o controle do seu veículo e colidiu com um poste de energia elétrica na margem da rodovia, danificando-o em sua base. Antes da chegada da equipe da companhia energética para a troca do poste, ele começou a tombar.
Sabendo-se que o poste tem 5 m de comprimento e considerando-o como uma barra fina e homogênea, o valor da velocidade angular, no momento em que o poste faz um ângulo de 30º com a horizontal, é de
Use: g = 10 m/s² (módulo da aceleração da gravidade no local) e
em que I é o momento de inércia do poste em relação à sua extremidade, m é a massa do poste e L o seu comprimento.

Uma barra cilíndrica maciça de comprimento H e área da base A é dividida em duas metades de igual comprimento e cada uma delas com densidades de massa uniformes, respectivamente denotadas por P1 e P2, sendo P1 > P2. Essa barra é largada em repouso de uma certa altura próxima à superfície da terra, de tal modo que a direção do eixo de simetria do cilindro é obliquo em relação à direção vertical, e a parte mais pesada da barra fica abaixo da parte mais leve, conforme mostra a figura precedente. Atuam na barra apenas a força peso e o empuxo do ar, cuja densidade é denotada por Par. A pressão hidrostática do ar é a mesma em cada ponto da superfície da barra.
A partir dessas informações, considerando-se que R denota a distância do centro de massa (CM) ao centro geométrico do cilindro e assumindo-se por θ o ângulo entre a direção vertical e o eixo de simetria do cilindro, bem como por g a aceleração da gravidade na superfície da terra, é correto afirmar que, enquanto a barra cai, o módulo do torque resultante sobre a barra em relação ao centro de massa será dado por
Acerca de carga elétrica e matéria, assinale a opção correta.
Na figura a seguir, está esboçada uma rede de difração com pontos espalhadores de luz com comprimento de onda λ.Considere que os dois feixes têm o mesmo comprimento de onda e que estão em fase ao se aproximarem do sólido cristalino.
Considerando essas informações, o espectro eletromagnético e as leis relativas ao espalhamento de luz, assinale a opção correta
Para um processo adiabático envolvendo um gás ideal contendo um volume V e uma temperatura T, qual é o calor da constante?
Ao tocarmos um piso de madeira, temos a sensação de que este é mais quente que o piso de ladrilho. É correto afirmar que isso ocorre porque
A tabela anterior apresenta a energia cinética máxima de um fotoelétron emitido em função do comprimento de onda incidente, no caso do potássio.
Acerca do efeito fotoelétrico e com base nas informações apresentadas, assinale a opção correta.
Considere dois vetores força colineares,
, que satisfaçam a condição
.
Nesse caso, assinale a opção correta.
99. A figura abaixo apresenta duas esferas de massas e cargas elétricas iguais e com um volume igual a 1 m³.

Em um primeiro momento, o sistema está em equilíbrio no ar e
Uma espaçonave possui seu movimento em órbita com a Terra fazendo um trajeto perfeitamente circular de raio R com uma velocidade igual a v. Essa espaçonave possui um canhão apontado para a Terra. O canhão dispara um projétil com velocidade igual a metade da velocidade da espaçonave. Não levando em conta forças resistivas e o recuo do disparo, calcule a distância máxima do projétil com relação ao centro da Terra durante seu movimento subsequente.
O fluxo magnético ΦE através de uma espira circular fechada, cuja resistência elétrica é igual a R, varia com o tempo t de acordo com a expressão ΦE (t) = Φ0 sen ϖt, sendo Φ0 e ϖ constantes. Nessa situação, a intensidade da corrente elétrica i que flui através da espira varia com o tempo, de acordo com a expressão
Em um calorímetro de capacidade térmica 30 cal/ºC, que contém 1,0 kg de água, ambos a 30 °C, coloca-se 600 g de gelo, inicialmente a –20 °C.
Dados:
Calor especifico da água 1,0 cal/g .°C
Calor especifico do gelo 0,5 cal/g .°C
Calor latente de fusão do gelo 80 cal/g
Desprezando as perdas de calor, após o equilíbrio térmico tem-se que
Após a variação de temperatura em 100°C de um cilindro metálico, o seu comprimento aumentou em 0,32%. Calcule o módulo da variação percentual da massa específica.
Julgue os itens a seguir com base no diagrama P x V para o ciclo de Carnot, ilustrado anteriormente, considerando o caso em que as temperaturas quentes e frias são TA = 127 ℃ e TB = 27 ℃, respectivamente.
O rendimento térmico da máquina de Carnot em questão é igual a 35%.

O diagrama precedente ilustra um experimento para verificar o princípio de Pascal, em que duas seringas cilíndricas, com êmbolos de áreas seccionais A1 e A2, são conectadas por um tubo preenchido com um líquido incompressível. No diagrama, são as forças que atuam em cada um dos êmbolos.
A partir dessas informações, julgue o item a seguir.
O módulo da força que age no êmbolo da seringa de área A2 é igual a 50 N.