A potência fornecida a uma partícula por uma força
resultante atuante sobre ela é igual à taxa temporal com
a qual a energia cinética da partícula varia.
A figura a seguir mostra o esquema de uma alavanca interfixa cujos braços, de comprimentos x e y, com x>y, são rígidos e de peso desprezível comparado ao dos blocos. O bloco A está imerso totalmente em um líquido de densidade dL, e suspenso por um cabo flexível e inextensível, muito leve, que está preso na extremidade do braço esquerdo da alavanca. O bloco B é preso na extremidade direita da alavanca. O bloco A é de densidade d>dL e o bloco B é de densidade d', tendo B a metade do volume de A.

Arquivo pessoal; imagem usada com autorização
O sistema se apoia no suporte S e a situação é de equilíbrio horizontal. Assim, a relação correta entre x e y deve ser
Uma espaçonave possui seu movimento em órbita com a Terra fazendo um trajeto perfeitamente circular de raio R com uma velocidade igual a v. Essa espaçonave possui um canhão apontado para a Terra. O canhão dispara um projétil com velocidade igual a metade da velocidade da espaçonave. Não levando em conta forças resistivas e o recuo do disparo, calcule a distância máxima do projétil com relação ao centro da Terra durante seu movimento subsequente.
Um corpo em repouso cai de uma altura h1 acima do solo sobre uma plataforma a uma altura h2 acima do solo. Ao cair sobre a plataforma, o corpo retorna com a mesma velocidade, mudando apenas o sentido. Ao retornar a primeira plataforma o corpo tem sua velocidade invertida e cai direto no solo. Encontre o tempo total de voo.
Considere que em um esquema de funcionamento de freio hidráulico a disco com fluido incompressível e sem atrito em todas as partes do equipamento, a área do cilindro principal (A1) seja 3 vezes maior que a área do cilindro do freio (A2). Com base nessas informações e nas leis da mecânica dos fluidos, assinale a opção correta.
Considere que uma furadeira elétrica apresente, com seu rotor e suas bobinas, uma resistência interna de 4 Ω e esteja sendo utilizada ligada a uma diferença de potencial de 120 V.

Sabendo que, nessa situação, a furadeira recebe uma corrente elétrica de 5 A, a potência mecânica desenvolvida por ela é de
Quais são os quatro tempos de um motor a combustão interna?
Câmber é o ângulo formado pela inclinação da linha normal da roda com relação à vertical, sendo esta medida feita em graus. O que significa um câmber positivo?
Se aplicamos uma força de 200N com uma chave de 200 mm, o torque gerado é:
No sistema de lubrificação, o filtro de óleo tem a função de:
Os veículos automotores mais poluentes são movidos a:
As etapas de funcionamento de um motor à gasolina de quatro tempos ocorrem na seguinte ordem:
Árvores de transmissão devem operar longe das velocidades
críticas, nas quais elas se tornam dinamicamente instáveis, tendo
como conseqüência grandes deflexões. Acerca das velocidades
críticas em árvores de transmissão, julgue os itens a seguir.
A primeira freqüência crítica ou freqüência fundamental de vibração de árvores horizontais independe das deflexões estáticas produzidas pelos elementos (engrenagens, rotores, polias etc.) montados sobre a árvore, mas depende da massa desses elementos.

No mecanismo biela-manivela, esquematizado na figura acima,
o braço d mede 200 mm e gira à velocidade constante
= 5 rad/s
e o comprimento R equivale a 2d. Acerca desse sistema, é correto
afirmar que, para a condição θ = 0, a
velocidade da articulação B é nula.

Considerando o sistema massa-mola livremente amortecido
mostrado na figura acima, e sabendo que a constante de
amortecimento c é igual a 85
a constante elástica k da
mola vale 20 kN/m e a massa m do objeto equivale a 100 kg, julgue
os itens subseqüentes.
O comportamento do sistema é descrito corretamente pela equação