Um exemplo de concepção prévia, um conhecimento ou representação que a pessoa elabora a partir de uma primeira e superficial interpretação de um fenômeno, é considerar que os astronautas flutuam dentro da Estação Espacial Internacional porque não há força gravitacional no vácuo. Uma estratégia para tentar modificar essas concepções é, ao invés de simplesmente apresentar a resposta correta, apresentar situações em que as explicações fornecidas pelas concepções prévias falhem, gerando conflitos cognitivos. Com base nessa estratégia, uma afirmação que pode produzir conflito cognitivo com relação à concepção citada é

Tendo como referência essas informações, considerando que, em módulo, a aceleração da gravidade é g = 9,8 m/s2 e desconsiderando as forças dissipativas, julgue o seguinte item.
Considerando-se o trajeto fechado de ida ao ponto C e volta ao ponto A, o trabalho realizado pela força gravitacional sob o jovem é nulo.

Considerando a figura precedente, que ilustra uma atividade humana diária à qual se aplicam as leis de Newton, julgue o próximo item.
Na situação da figura anterior,
Considerando que cargas elétricas superficiais, de sinais opostos, estejam distribuídas uniformemente em duas placas condutoras planas, paralelas e de dimensões muito grandes (teoricamente tendendo ao infinito), julgue o item a seguir, a respeito dessa situação.
O vetor campo elétrico entre as placas é constante.
Uma maneira de concretizar o ensino de determinado conteúdo referente a alguma área de conhecimento é por meio da construção de uma sequência didática. A respeito das sequências didáticas, de seus elementos metodológicos e de sua fundamentação, julgue o item a seguir.
A elaboração de um plano de aula deve iniciar-se pela construção da sequência didática, estabelecendo-se, a seguir, a metodologia na qual tal sequência se enquadra.
O experimento proposto por Faraday consiste em uma bobina de cobre conectada a um amperímetro de alta sensibilidade, formando-se um circuito fechado, além de um ímã que pode ser afastado ou aproximado da bobina. Tendo como referência inicial o experimento de Faraday, julgue os itens seguintes.
À medida que o ímã se aproxima da bobina, o amperímetro registra a presença de corrente elétrica no circuito.
Uma unidade do Corpo de Bombeiro foi acionada para atender um eletricista que se descuidou durante o trabalho, e foi submetido a uma diferença de potencial de 220 V entre suas mãos, sendo percorrido por uma corrente elétrica de intensidade igual a 50 mA. Considerando que a resistência elétrica do corpo desse eletricista, entre suas mãos, seja constante, se ele tivesse sido submetido a uma diferença de potencial, entre suas mãos, de 110 V, a intensidade da corrente elétrica que o percorreria seria de
Dois pêndulos simples têm fios de suspensão finos, com comprimentos iguais, e a massa de um deles é o dobro da massa do outro. Eles estão pendurados verticalmente em uma mesma corda esticada horizontalmente, um próximo ao outro.
A partir da situação apresentada, julgue o item que se segue.
Quando em movimento, um pêndulo faz que o ar oscile e gere ondas sonoras transversais.
Um telescópio refrator é constituído por duas lentes convergentes: uma objetiva, de distância focal igual a 50,0 cm; e uma ocular, de distância focal igual a 2,0 cm.
Tendo como referência essas informações, julgue o item subsequente.
No caso do telescópio em tela, é necessário utilizar as leis de reflexão e refração para explicar o funcionamento do instrumento como um todo.
A natureza quântica da radiação eletromagnética observada na radiação de corpo negro (teoria de Planck – 1900), no efeito fotoelétrico (teoria de Einstein – 1905) e no
espalhamento Compton (teoria de Compton – 1923), entre outros, influenciou o estudo dos primeiros modelos quânticos dos átomos (teorias de Rutherford – 1911 e Bohr – 1913) e foi o início para o avanço da física quântica. Em relação aos conceitos da física quântica, assinale a alternativa correta.
Seja 0 s o instante em que um projétil é lançado do chão diagonalmente, de maneira que o vetor de sua velocidade inicial faça 30,0º com a linha do horizonte e tenha módulo de 16,0 m/s. Desconsidere a ação do ar sobre o projétil e considere o módulo do campo gravitacional igual a 10,0 m/s². Com base nesses dados, é correto afirmar que o projétil estará a 1,95 m de altura da posição de lançamento no instante
Considere um objeto com massa m preso a um cabo ideal, e suponha duas situações. Na primeira situação, o objeto é levantado pelo cabo e percorre uma altura h com velocidade
constante. Na segunda situação, o mesmo objeto é levantado pelo cabo e percorre a mesma altura, porém a velocidade aumentou linearmente durante o percurso, com aceleração a. Admita o módulo do campo gravitacional g constante nessas situações e despreze a resistência do ar. Com base nesses dados, é correto afirmar que o trabalho W1 e W2, realizado através da força de tração do cabo, respectivamente, na primeira e na segunda situação, tem valor
A figura abaixo apresenta dois reservatórios de água distantes um do outro 2 m.

Sobre a velocidade de queda da água em cada reservatório é correto afirmar que:
A função de distribuição de magnitude de velocidades possíveis de um gás hipotético é expresso por
. Tendo em vista que esse gás obedece à relação de Boltzmann,
, qual a expressão representa a variação de entopia que o sistema sofre ao passar do estado de equilíbrio
para o estado, também de equolíbrio,