Um projétil é disparado obliquamente do solo horizontal com uma velocidade de módulo igual a vo e ângulo de tiro de 30o, como ilustra a figura abaixo.

Considerando desprezível a resistência do ar, o módulo do vetor variação de velocidade do projétil, entre o instante do lançamento e o instante em que retorna ao solo, é igual a
Um gás ideal sofre o processo cíclico abca mostrado no diagrama
p x T.

O gráfico que contém o diagrama p x V equivalente ao ciclo p x T é
De acordo com a proposta de Einstein, para explicar esse fenômeno, a energia máxima que um elétron poderia receber até ser arrancado da superfície do metal seria a energia de um quantum de luz, descontando o trabalho realizado por esse quantum para arrancar o elétron. Sendo assim, pode-se afirmar que, entre o chumbo e o ferro, o metal que necessita receber menos energia para que seus elétrons sejam arrancados é o:
(Considere a constante de Planck h = 6,6 . 10–34m2 . kg/s e 1 eV = 1,6 . 10–19 J.)
Se os dois projéteis forem lançados simultaneamente, desconsiderando-se quaisquer forças resistivas, qual será a altura do projétil que ainda estará em movimento no instante em que o outro tocar o solo?
O professor informou aos alunos que comprou lâmpadas idênticas e que, dentro da caixa, havia apenas uma bateria que alimentaria as 3 lâmpadas através de fios de cobre. Sendo assim, o professor ligou o circuito com as três lâmpadas e pediu aos alunos que verificassem o brilho de cada lâmpada. Em seguida, o professor desconectou a lâmpada L1 e constatou-se um aumento de brilho na lâmpada L2 e redução do brilho na lâmpada L3, de modo que essas duas lâmpadas passaram a ter brilhos de mesma intensidade. Com base nessa situação, os alunos puderam concluir que:
Viagens no tempo semelhantes às relatadas em filmes como o clássico “De Volta para o Futuro”, de 1985, não passam de ficção científica. Porém, de acordo com a teoria da relatividade restrita de Albert Einstein, o tempo não é absoluto. Um se move a uma velocidade muito menor. Considere que uma pessoa viaje em uma nave espacial com uma velocidade constante de 60% da velocidade da luz durante 5 anos, medidos por alguém dentro da nave. Quando essa nave retornar à Terra após a viagem, quanto tempo a mais terá se passado para um referencial em repouso na superfície do Planeta quando comparado à pessoa que esteve dentro da nave durante a viagem?
Adotando-se a constante universal dos gases perfeitos igual a 8,30 J/mol . K e sabendo-se que a temperatura máxima que o gás atinge nesse diagrama é 800 K, conclui-se que a energia interna mínima do gás representado no diagrama, medida em kJ, está compreendida entre:
O modelo heliocêntrico desenvolvido por Nicolau Copérnico, em 1543, já havia sido sugerido 18 séculos antes pelo astrônomo grego Aristarco de Samos (310 a.C. – 230 a.C) que estimou, através de métodos geométricos, as dimensões e as distâncias do Sol e da Lua e concluiu que era natural supor que o astro menor girasse em torno do maior. Porém, mesmo com as observações de Aristarco, o geocentrismo foi o modelo com mais adeptos e sua supremacia, conquistada com o modelo de Ptolomeu, perdurou por mais de 1.300 anos. Alguns alunos de uma escola, estudando sobre as diferenças entre os modelos geocêntrico e heliocêntrico, desenvolveram algumas hipóteses para justificar a dificuldade para a aceitação do modelo heliocêntrico, tais como:
I. Os cálculos matemáticos dos modelos heliocêntricos eram imprecisos, não tendo a confiabilidade necessária para ser adotado como modelo real.
II. O modelo geocêntrico tinha a igreja como defensora, pois era inadmissível aceitar que a Terra era apenas um planeta qualquer girando com os outros ao redor do Sol.
III. O modelo geocêntrico era matematicamente mais simples e mais preciso que o heliocêntrico.
Das hipóteses que justificam a hegemonia do modelo geocêntrico perante o heliocêntrico, está correto o que se afirma apenas em
A respeito das ondas sonoras, marque a alternativa correta
Nas especificações de uma determinada bomba comercial atuando com 1 CV de potência tem uma vazão de 0,8 m3/h para um desnível de 50 m. Considere 1 CV = 735 W, e que a densidade da água é 1000 kg/m3, e g = 10 m/s2.
Analise as afirmativas abaixo e dê valores Verdadeiro (V) ou Falso (F).
( ) A energia idealmente necessária para elevar água em um desnível de 50m em 1h a essa vazão da bomba é 400 kJ,
( ) A potência útil, associada ao trabalho para elevar a água apenas, é de 111 W.
( ) O rendimento da bomba é de cerca de 50%.
Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta de cima para baixo.
Nas discussões que envolvem as teorias corpuscular e ondulatória da luz, a descrição e a caracterização do fenômeno denominado radiação do corpo negro foi importante para o fortalecimento da teoria corpuscular da luz e para a criação da Física Quântica. Os gráficos precedentes referem-se à densidade espectral de energia em função do comprimento de onda do corpo negro para as principais teorias proposta na descrição do referido fenômeno. Já os círculos, no gráfico, referem-se aos dados experimentais. A expressão matemática para a lei de Planck, que está de acordo com os resultados experimentais, é dada por 
em que h é a constante de Planck, k é a constante de Boltzmann, v é a frequência da radiação do corpo negro, T é a temperatura absoluta e c é a velocidade da luz no vácuo.
Considerando essas informações, assinale a opção correta.
Duas molas ideais idênticas, cada qual com uma constante elástica k, estão penduradas em série, como demonstra a seguinte figura. Quando o bloco de massa m está ligada ao sistema de duas molas, o bloco move-se a uma distância x da posição de equilíbrio, como ilustrado. Qual das seguintes alternativas corresponde à frequência angular do bloco quando ele oscila verticalmente?
Considere o gráfico velocidade (v) x tempo (t) de uma bola em movimento sobre planos descentes, ascendentes ou sem inclinação. Qual das seguintes alternativas melhor expressa o movimento da bola de acordo com o gráfico?
Duas cargas pontuais carregadas positivamente de 15.10-10C e 13.10-10C são colocadas distantes 12 cm uma da outra. Qual é o trabalho realizado para trazer as duas cargas para uma distância de 4 cm, deixando-as, então, distantes 8cm uma da outra?
(K = 9.109 Nm2/C2)