A figura anterior mostra um êmbolo preso que mantém um gás ideal confinado em um pequeno volume V0 de um recipiente cilíndrico muito longo e com paredes adiabáticas. A parte do cilindro não ocupada pelo gás é um vácuo. O gás confinado está em equilíbrio termodinâmico com uma pressão P0 e tem coeficiente adiabático dado por y. Em certo instante, o êmbolo (de área A) é liberado e pode deslocar-se livremente sem atrito ao longo do cilindro, então, o gás se expande, empurrando o êmbolo. Essa expansão é dada por um processo quase-estático adiabático. Nessa situação, quando o gás tiver expandido até um certo volume V > V0, com menor que o volume total do cilindro, teremos que a força resultante sobre o êmbolo será dada por
Uma massa M está uniformemente distribuída em uma região esférica de raio R em torno de um centro. Uma massa pontual 7 encontra-se inicialmente em repouso a uma distância 2R do centro da distribuição esférica de carga. Considere que sobre a massa m aja apenas a força gravitacional devido a massa M. Assumindo-se a constante universal da gravitação por G, então a energia cinética da massa pontual quando ela chega à distância de R do centro da distribuição esférica será dada por
A respeito das propriedades magnéticas da matéria, assinale a opção correta.
FIGURA 7A03-I
A seguir, estão esboçados, esquematicamente, três circuitos elétricos, incluindo indutor (L), resistor (R), capacitor (C) e fonte eletromotriz ε(t) = ε0COS (ωt).
são as reatâncias indutiva e capacitiva, respectivamente. As energias dissipadas, no circuito elétrico A, devem ser desconsideradas. No circuito elétrico B, deve-se considerar, por sua vez, que as energias dissipadas estão no resistor.
Ainda com relação à figura 7A03-I, assinale a opção correta.
Um disco com massa m e raio r rola sem deslizar ao longo de uma pista horizontal e de uma rampa, como ilustra a figura a seguir. O disco tem uma velocidade inicial v. Qual é a máxima altura h até a qual o centro de massa do disco se eleva?
[Obs.: Considere a energia cinética, Ec como:
No livro do Grupo de Reelaboração do Ensino de Física, são mostradas duas figuras de imagens em dois tipos de óculos:
imagem ampliada e imagem diminuída.

É correto afirmar que, respectivamente, os óculos são para os seguintes defeitos da visão:
Uma força FA age sobre um objeto A, enquanto uma força FB age sobre um objeto B. A massa do objeto B é duas vezes maior que a massa do objeto A, e a aceleração do objeto B é duas vezes aquela do objeto A. Qual das alternativas a seguir expressa a relação entre as forças envolvidas?
No tempo presente, a temperatura do Universo, denominada radiação cósmica de fundo, é de cerca de 3K. Considerando a teoria do Big Bang (Universo evolucionário), quando a temperatura era de 12K, galáxias e nebulosas estavam
Na figura precedente, estão esboçados quatro gráficos relativos à energia cinética dos elétrons ejetados, em experimentos, para a verificação do efeito fotoelétrico em diferentes elementos químicos. O efeito fotoelétrico diz respeito à interação da luz com a matéria conforme a teoria corpuscular. Na tabela apresentada, por sua vez, constam informações sobre as funções trabalho, em eV , para alguns elementos químicos. A função trabalho é a energia mínima necessária para ejetar um elétron da superfície de materiais.
Considerando essas informações e que a constante de Planck é igual h 4,14 x 10-15 eV, assinale a opção correta.
Um bloco se desloca sobre uma superfície horizontal sujeito à ação de uma força cuja intensidade varia com a posição do bloco segundo a expressão F(x) = 4x. O cosseno do ângulo que a direção da força aplicada forma com a direção horizontal também varia com a posição, mas segundo a expressão (cos α)(x) = 0,50 – 0,03 x. Considerando que todas as unidades são correspondentes ao Sistema Internacional de Unidades, o trabalho realizado por essa força sobre esse objeto no deslocamento entre as posições 5 m e 8 m é, em joules, igual a
De uma maneira geral e comum, posição, velocidade e aceleração de um corpo de dimensões desprezíveis são expressas através de vetores quando tratamos com movimento de translação. Essas grandezas possuem módulo, direção e sentido e obedecem a suas operações matemáticas de soma, subtração, produto escalar e vetorial. Em um caso bem particular de movimento retilíneo a notação vetorial pode ser deixada de lado, uma vez que o corpo pode se mover apenas no sentido positivo e negativo. De modo similar, um corpo rígido em rotação em torno de um eixo só pode girar nos sentidos horário ou anti-horário.
De uma maneira geral as grandezas angulares, deslocamentos infinitesimais, velocidade e aceleração, podem ser expressas por meio de notação vetorial?
A imagem precedente apresenta um modelo em que o canal auditivo se comporta como um tubo acústico com uma extremidade fechada. Com base nessas informações e acerca das
leis que regem a natureza da propagação do som, assinale a opção correta, considerando os dados a seguir.
Dados: o comprimento (L) do canal auditivo humano varia de 1,5 cm a 3,43 cm e a velocidade do som é igual a 343 m/s.
Calcule a energia potencial gravitacional de um sistema formado por oito partículas de massa igual a m postas de forma fixa em um cubo de lado L.
Um recipiente de alumínio com coeficiente de dilatação linear igual a 23 x 10-6 °C-1 possui um volume de 100 cm³ e está preenchido de um líquido a 22 °C. Após o conjunto, recipiente e líquido, atingirem a temperatura de 28°C uma parte do líquido é derramada. Sendo o coeficiente de dilatação volumétrica do líquido igual a 5,1 x 10-4 °C-1, calcule o volume do líquido derramado.
Um pedaço de madeira de 1,8 m de comprimento está na posição vertical em frente a um muro. O sol está atrás do pedaço de madeira. A sombra projetada pelo pedaço de madeira possui um comprimento de 2,0 m no solo e 0,60 m no muro. Um homem destrói completamente o muro e apenas o solo está a frente do pedaço de madeira. Calcule o comprimento da sombra projetada no solo pelo pedaço de madeira.