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Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

A indústria cultural resulta da razão técnica, do desenvolvimento e da legitimação de uma razão instrumental, desenvolvida e possibilitada a partir da Revolução Científica, sem o concurso da Revolução Industrial.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a

contextualizar os conhecimentos filosóficos quanto ao plano pessoal-biográfico.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

Um professor que assume uma perspectiva filosófica em sua atividade docente impele os alunos a assumirem determinados valores em vez de estimular uma prática reflexiva.

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.

O ensino de lógica permite a abordagem interdisciplinar.

Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.

A proposta de uma pedagogia do conceito contraria didaticamente a de um ensino que tenha como referência a história da filosofia.

Leia o texto a seguir:

“O homem primeiramente existe, se descobre, surge no mundo; e só depois se define. O homem, tal como o concebe o existencialista, se não é definível, é porque primeiramente não é nada. Só depois será alguma coisa e tal como a si próprio se fizer. O homem é como ele se concebe depois da existência, como ele se deseja após este impulso para a existência; o homem não é mais que o que ele faz." (SARTRE, Jean-Paul. O existencialismo é um humanismo. Lisboa: Presença, 1970, p.216. Adaptado).

No texto acima, Sartre se refere ao primeiro princípio do existencialismo: a existência precede a essência.

Segundo esse princípio, somente os seres humanos possuem liberdade, porque são os únicos seres que agem de acordo com um projeto

Leia o texto a seguir:

“Parece que a felicidade, mais que qualquer outro bem, é tida como este bem supremo, pois a escolhemos sempre por si mesma, e nunca por causa de algo mais; mas as honrarias, o prazer, a inteligência e todas as outras formas de excelência, embora as escolhamos por si mesmas, escolhemo-las por causa da felicidade, pensando que através delas seremos felizes. Ao contrário, ninguém escolhe a felicidade por causa das várias formas de excelência, nem, de um modo geral, por qualquer outra coisa além dela mesma" (ARISTÓTELES. Ética a Nicômaco. Brasília: EdUnb, 1992, p. 23. Adaptado).

De acordo com o texto acima, a felicidade para Aristóteles é o

Leia o texto a seguir:

“Não se nasce mulher, torna-se mulher. Nenhum destino biológico, psíquico ou econômico define a forma que a mulher ou a fêmea humana assume no seio da sociedade" (BEAUVOIR, Simone de. O segundo sexo. v. II. Rio de Janeiro: Nova Fronteira, 1980. p. 9. Adaptado).

Com o trecho acima, Beauvoir afirma que ser mulher é uma

Leia o texto a seguir:

“Um aspecto importante da filosofia de Santo Tomás de Aquino são suas provas da existência de Deus. Em seu livro, a Suma teológica, ele propõe as seguintes cinco vias como provas: o primeiro motor, a causa eficiente, a distinção entre ser necessário e ser contingente, os graus de perfeição e a finalidade do ser" (COTRIM, Gilberto. Fundamentos de Filosofia. São Paulo: Saraiva, 2013, p. 246. Adaptado).

Com exceção da quarta prova, os graus de perfeição, todas as outras provas compartilham de uma mesma ideia básica, que é a seguinte:

Leia o texto a seguir:

“Segundo Koyré, a Revolução científica do século XVII causou a destruição do cosmos como concepção do mundo como um todo finito, fechado e ordenado hierarquicamente e a sua substituição por um universo indefinido e infinito que é mantido coeso pela identidade de seus componentes e leis fundamentais. Isso implicou o abandono, pelo pensamento científico, de todas as considerações baseadas em valores" (KOYRÉ, Alexandre. Do mundo fechado ao universo infinito. Rio de Janeiro: Forense Universitária, 2006, p. 6. Adaptado).

De acordo com o texto acima, uma característica do novo pensamento científico, que surge com a Revolução científica, é a

Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática “teorias éticas” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

No contexto filosófico, acerca da “dedução”, é inadequado afirmar que:

Em determinado período da Filosofia Grega, os primeiros filósofos ocupavam-se com questões cosmológicas, iniciando a separação entre a filosofia e o pensamento mítico. Estes filósofos foram denominados:

Em uma aula de Filosofia, o Professor pode apresentar aos seus alunos a charge a seguir:

Esta charge representa oportunidade de ampliar saberes e conhecimentos dos alunos a respeito da seguinte temática:

Sobre a “Ética do Discurso" de Habermas, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso.

( ) Procura um fundamento metafísico no discurso argumentativo.

( ) Desconsidera a guinada pragmática da linguagem na filosofia contemporânea e continua se embasando na guinada hermenêutica da linguagem.

( ) Habermas apresenta sua ética do discurso como sendo cognitivista, solipsista e procedimentalista.

( ) Constitui-se, dentre outras coisas, de uma reformulação do imperativo categórico kantiano na busca de uma fundamentação última baseada na linguagem.

Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:

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