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Tendo o texto precedente como referência inicial e considerando que os filósofos pré-socráticos, com seus conceitos, buscavam o entendimento do mundo e da natureza, julgue o item subsequente.

O surgimento da filosofia, e com ela o desenvolvimento do pensamento crítico e racional, é denominado milagre grego devido ao caráter único desse evento para a sociedade ocidental.

Tendo o fragmento do texto de Platão como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da teoria da reminiscência platônica.

Para Platão, todos os indivíduos aprendem da mesma forma e pelas mesmas vias, uma vez que aprender é lembrar daquilo que já existe na alma.

A partir do texto anteriormente apresentado, julgue o item subsequente, referentes à relação entre ética, moral e política.

Os problemas éticos da atualidade podem ser resolvidos com a educação ética individual, sendo desnecessário, portanto, um projeto político de ação social nesse sentido.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, acerca da relação entre ética e felicidade na filosofia aristotélica.


De acordo com Aristóteles, toda amizade gera felicidade.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.

No Discurso do Método, Descartes refere-se a todos os tipos de leis, inclusive as do comportamento humano.

Tendo como referência inicial o fragmento de texto precedente, julgue o item seguinte, relativos à filosofia de Descartes.

As ideias inatas são oriundas especificamente da matéria e possibilitam o conhecimento das leis da natureza.

Tendo o fragmento de texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, de acordo com a filosofia de Francis Bacon.

Na sua crítica a Aristóteles, Bacon defende o abandono da busca de causas finais para o estudo da natureza, sem exceção.

Com base no fragmento de texto precedente, julgue o item que se segue, acerca da filosofia e do conhecimento científico no período moderno.

Em Newton, a metáfora do relógio pode ser justificada, em grande parte, por sua relação com o mecanicismo e pela busca de precisão no estudo da natureza e do próprio universo.

Nietzsche é considerado o filósofo que afirma a vida. Mais ainda, ele é o filósofo que relaciona vida e estética. Em O Nascimento da Tragédia, a afirmação está expressa da seguinte maneira: "Só como fenômeno estético a existência e o mundo aparecem eternamente justificados".

Tendo o aforismo precedente como referência inicial, julgue o item a seguir, sobre as dimensões apolínea e dionisíaca e sobre os aspectos gerais da filosofia de Nietzsche relacionados à arte.

No estado apolíneo, a natureza força o artista a exprimir-se, a dominar o caos da vontade e a criar um novo mundo de símbolos, no qual se encontram a dança e a música.

Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.

O coletivismo é resultado da indústria cultural.

Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a

contextualizar os conhecimentos filosóficos na sociedade científico-tecnológica.

Considerando o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsequente, acerca do ensino de filosofia.

O ensino dos conteúdos de filosofia a partir de temas como liberdade, subjetividade, ideologia e trabalho não impede que o ensino de filosofia seja centralizado na história da disciplina.

Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.

A contextualização aliada à interdisciplinaridade contribui para a transversalidade do conhecimento filosófico.

Um Professor de Filosofia que deseja desenvolver a temática “ética” com os alunos, deverá fazê-lo através do seguinte conteúdo:

Aos seus alunos, o Professor poderá apresentar a seguinte definição:

Em ética e na moral, é o estado ou posição do homem degradado a um grau de baixeza moral, ética e axiológica; portanto uma desvalorização."

No contexto da Filosofia, o fragmento acima conceitua:

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