Tendo o fragmento de texto anterior como referência inicial, julgue os itens a seguir, referentes às relações entre arte e capitalismo e às concepções de Adorno sobre a indústria cultural.
Para Adorno, a indústria cultural detém todos os elementos característicos do mundo industrial moderno, apresentando-se como disseminadora da ideologia dominante que dá sentido a todo o sistema sociocultural ocidental.
Conforme os Parâmetros Curriculares Nacionais do Ensino Médio (PCNEM), o ensino de filosofia deve capacitar o aluno a
construir instrumentos para uma melhor compreensão da vida cotidiana, ampliando a visão de mundo e o horizonte de expectativas nas relações interpessoais com variados grupos sociais.
Com relação à interdisciplinaridade no ensino de filosofia, julgue o próximo item.
A interdisciplinaridade no ensino de filosofia no ensino médio é garantida no caso de os diferentes períodos da história da filosofia serem metodologicamente articulados em torno dos mesmos temas filosóficos.
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.
A proposta metodológica do autor do texto, Silvio Gallo, concorda com o pensamento de Gilles Deleuze e Félix Guattari, autores que definem a filosofia como a arte de criar conceitos.
Considerando as ideias do texto precedente e o assunto nele abordado, julgue o item seguinte.
A propedêutica corresponde ao estudo especializado dos temas mais relevantes da tradição filosófica como forma de garantir profundidade na aprendizagem dos estudantes.
Leia as afirmativas a seguir:
I. Em relação aos direitos e garantias fundamentais, conforme disposto na Constituição da República Federativa do Brasil de 1988, é correto afirmar que é plena a liberdade de associações para quaisquer fins. O texto constitucional afirma ainda que é obrigatória a associação do indivíduo às entidades para que possa gozar dos direitos sociais, políticos, individuais e naturais.
II. Ser profissional inclui ser ético e jamais levar um comentário, por exemplo, para o lado pessoal, nem deixar que um sentimento íntimo perturbe uma análise ou o bom exercício da sua função.
Marque a alternativa CORRETA:
Determinado pensador, considerava que, em primeiro lugar, a ideologia tem a função positiva de atuar como “cimento” da estrutura social. Quando incorporada ao senso comum, ajuda a estabelecer o consenso, conferindo hegemonia à uma determinada classe, que passará a ser dominante. Essa perspectiva de “ideologia” é característica de:
No contexto da Filosofia, a amplificação dos temas e maior sistematização do pensamento se deu no chamado período clássico (século V e IV a.C (antes de Cristo). São considerados filósofos sofistas (período clássico) os seguintes:
Ao se trabalhar a temática “ser e dever ser”, espera-se que os alunos construam um conjunto de saberes e conhecimentos relacionados à Filosofia que lhes permitam ser capazes de:
Uma das sentenças mais conhecidas da história da filosofia foi formulada pelo filósofo francês René Descartes: “Penso, logo existo”. Para chegar a essa sentença, Descartes põe em dúvida o conhecimento da realidade. Mas, com essa sentença, ele garante que
“A ameaça dos homens não vem somente das máquinas e aparelhos da técnica cujo efeito pode causar a morte. A autêntica ameaça já atacou o homem em sua essência. O domínio da armação ameaça com a possibilidade de que a entrada num desabrigar mais originário possa estar impedida para o homem, como também o homem poderá estar impedido de perceber o apelo de uma verdade mais originária."
Heidegger, nesse trecho de A questão da técnica, compreende a técnica como
A compreensão da causalidade provocada pela lógica do capitalismo afluente dá elementos para que possamos assinalar, dentre as opções apresentadas abaixo, a que se harmoniza com o seguinte trecho da Dialética do Esclarecimento, de Adorno e Horkheimer: “Em virtude da racionalização dos modos de trabalho, a eliminação de qualidades é transferida do universo da ciência ao da experiência cotidiana”.
Atente para as seguintes proposições de Wittgenstein em Investigações Filosóficas: - “Nós devemos nos ater aos objetos do nosso pensamento cotidiano e não nos perder e imaginar que temos que descrever sutilezas extremas". - “E nós não avançaremos em nenhum tipo de teoria. Não deve haver nada hipotético em nossas considerações".
Considerando as citações acima, assinale com V o que for verdadeiro e com F o que for falso sobre a relação entre filosofia e consciência cotidiana.
( ) Estimula a sujeição às regras dos fatos estabelecidos.
( ) Favorece a eliminação de tese dialógica.
( ) Preconiza uma linguagem que mutila o homem e a natureza.
( ) Destrói a coordenação de aporias lógicas.
Está correta, de cima para baixo, a seguinte sequência:
A dimensão metafísica, formalmente um campo genuíno do pensamento racional, se torna irracional e não científica. O esforço contemporâneo em reduzir o escopo e a verdade da filosofia é percebido devido
I. Ao fato de os próprios filósofos proclamarem a modéstia e a ineficácia da filosofia.
II. a linguagens que revelam a mutilação do homem e da natureza.
III. a posições que contrariam o espírito de satisfação de Hume quanto às limitações da razão.
IV. a posições que deixam intacto o status quo e abominam a transgressão.
Estão corretas somente as complementações contidas em
Considerando as ações que caracterizam a arte como elemento do sistema hegeliano, como espírito absoluto, analise os seguintes itens:
I. revelar a subversão do contingente por um outro princípio de realidade;
II. incluir a sensibilidade, imaginação e razão, emancipadas da lógica da dominação;
III. considerar a arte vigente como decadência burguesa;
IV. associar-se à representação de uma classe específica.
Corresponde a ação que caracteriza a arte como elemento do sistema hegeliano somente o que consta em