Com relação à didática na formação do professor, julgue o item a seguir.
A dinâmica da relação professor-estudante é fundamental para a ação didática.
No período da escolástica pós-tomista, destacam-se os seguintes pensadores com suas respectivas teorias:
Também conhecido como a “Idade de Ouro de Atenas”, ou Período Clássico, foi uma época histórica de grande desenvolvimento da cidade de Atenas. Este período corresponde ao século V a.C. da história da Grécia Antiga, principalmente aos anos em que Péricles governou Atenas.
Péricles, entre várias das suas ações, foi o responsável:
A concepção de Berkeley de idealismo parte de uma concepção própria de realidade. Dentre as suas principais teorias, podemos apontar:
A Filosofia da Linguagem é o ramo da Filosofia que investiga as relações entre mundo, pensamento e linguagem. Foi somente a partir do século XX que a Filosofia passou a considerar a linguagem como uma investigação filosófica fundamental.
Para o filósofo austríaco Wittgenstein — um dos mais notáveis autores da Filosofia da Linguagem:
O Renascimento Cultural contribuiu para uma série de transformações, inclusive nos aspectos filosóficos. Erasmo de Rotterdam, Michel de Montaigne, Giordano Bruno, Nicolau Maquiavel, dentre outros, foram pensadores que se destacaram nesse período. Montaigne, especificamente:
Hannah Arendt nasceu no ano de 1906, em Hannover, Alemanha. O conteúdo das reflexões filosóficas e sua intensa produção literária na área da filosofia foi (e é) muito importante, embora ela mesma não se incluísse dentro da categoria de pensadores.
Dentre algumas de suas discussões, podemos apontar:
Muitas cientistas eram e são responsáveis por descobertas importantes na história e seus nomes ficaram marcados pelo imenso conhecimento produzido, sobretudo por serem precursoras e vanguardistas em certos períodos em que a ciência era dominada por homens.
Em relação a algumas dessas protagonistas da ciência e sua atuação na área do conhecimento, assinale a afirmativa correta.
Na filosofia de Aristóteles, o conhecimento das causas é um elemento essencial para a compreensão do ser. Com base nesse pressuposto, as quatro causas propostas por Aristóteles definem-se como
Considerando o fragmento de Kant, quanto ao movimento do Iluminismo, assinale a alternativa correta.
Inspirado na filosofia de Sócrates, Platão entendia que o conhecimento verdadeiro é o caminho para a solução da vida humana.
Com base nisso, assinale alternativa que indica a filosofia de Platão.
“Todo homem é mortal./Sócrates é homem./Sócrates é mortal.” é um clássico exemplo de silogismo. Com base na lógica aristotélica, assinale a alternativa correta.
Com relação às informações do texto, assinale a alternativa correta.
O existencialismo é um humanismo trata-se de um texto escrito por Jean-Paul Sartre, que visa a defender sua filosofia das críticas que havia recebido. Uma delas é o uso indevido do termo existencialismo para designar pessoas, ações, situações etc. Em busca, então, de restabelecer o significado terminológico, Sartre explica o sentido da frase “a existência precede a essência”.
No que tange ao existencialismo sartreano, assinale a alternativa correta.
Esse excerto decorre de um processo investigativo que visa a encontrar o que promoveria a certeza acerca do ser do sujeito. Por isso, na Segunda Meditação, Descartes afirma que, apesar de se ter certeza de que se é, ainda é necessário investigar o que se é, uma vez que essa determinação impedirá que o sujeito se tome imprudentemente como sendo outra coisa. De acordo com o pensamento de Descartes, assinale a alternativa em que a indagação “Que é o homem?” é respondida corretamente.