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Dentre as contribuições de Francis Bacon, está sua teoria dos ídolos, cuja primeira função é a de tornar os homens conscientes das falsas noções que obscurecem sua mente e barram o caminho para a verdade. Sobre o tema, assinale a alternativa correta.

Sobre a Base Nacional Comum Curricular (BNCC) e o futuro da filosofia no Ensino Médio, analise as assertivas a seguir e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. A BNCC não exclui a filosofia nem dá diretrizes rígidas para sua configuração no Ensino Médio. O fato de a filosofia ter deixado de ser disciplina obrigatória não significa que ela tenha saído do currículo nem que precise sair.
II. A permanência da filosofia como unidade curricular dependerá do MEC e das secretarias estaduais de educação, por meio da elaboração dos projetos pedagógicos e da organização de campanhas de conscientização dos professores e diretores escolares.
III. A BNCC, sem anular o modelo clássico da formação por aulas, oferece outros modelos formativos (laboratórios, oficinas etc.), válidos para todas as unidades curriculares. Nisso há uma possibilidade forte de encontrar itinerários formativos em filosofia.

Para este importante filósofo do século XX, a tarefa da filosofia seria a de usar adequadamente a linguagem, conhecendo seus limites e calando-se diante do que não pode ser falado. A qual filósofo o enunciado se refere?

Assinale a alternativa que apresenta corretamente uma das principais características do fenômeno que ficou conhecido como indústria cultural, termo difundido pelos filósofos Theodor Adorno e Max Horkheimer.

Tendo como referência inicial o texto precedente, julgue o próximo item.

Na cultura grega, a tragédia surge como celebração em honra ao deus Apolo e se relaciona à origem da filosofia.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.

A ideia de justiça, objeto do diálogo A República, deve ser almejada tanto na configuração da alma dos indivíduos como na construção da cidade idealizada por Platão.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.

A expressão “existente em ato” pode ser compreendida a partir da distinção aristotélica entre potência e ato.

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.

A evocação de uma “elevada espiritualidade” feita por Nietzsche condiz com sua valorização do cristianismo.

Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.

A técnica é um modo de descobrimento humano.

Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.

A técnica moderna se desenvolve em uma produção no sentido de poíesis.

A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.

A arte é, para Hegel, uma manifestação do espírito, uma forma particular de manifestação da humanidade.

A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.

O problema da indústria cultural está na transformação das obras de arte em produtos de consumo mercantil.

Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.

O raciocínio lógico na adolescência baseia-se em relações de sentido mais concretas e menos complexas que aquelas criadas na infância.

As questões acerca do consumismo estão diretamente relacionadas ao conceito de fetiche da mercadoria, isto é, são caracterizadas pelos objetos de desejo que se vinculam a círculos sociais específicos.

O texto 4A3-I apresenta diretrizes de trabalho e desenvolvimento para a formação de uma sociedade mais inclusiva, e o texto 4A3-II retrata o exercício real de uma ação de inclusão.