No que tange ao pensamento científico de Kuhn, assinale a alternativa correta.
Analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.
A teoria do conhecimento tem como centro a figura do sujeito do conhecimento, na qualidade de consciência de si reflexiva ou atividade permanente racional que conhece a si mesma. Porém, no transcorrer da modernidade, a imagem que possuíamos de nós mesmos como seres conscientes racionais foi colocada em xeque em virtude de:
I. Copérnico, ao provar que a Terra não estava no centro do Universo e que os homens não eram o centro do mundo.
II. Descartes, ao provar que, mesmo que se possa duvidar de tudo, não se pode duvidar do próprio pensamento, estabelecendo, assim, o cogito como fundamento seguro de todo conhecimento.
III. Darwin, ao provar que os homens descendem de um primata, que são apenas um elo na evolução das espécies e não seres especiais criados por Deus para dominar a Natureza.
IV. Freud, ao mostrar que a consciência é a menor parte e a mais fraca de nossa vida psíquica.
V. Marx, com a noção de ideologia e o fenômeno da alienação social.
Na Grécia arcaica, a palavra laica, pública e humana dos guerreiros em assembleia, tem menos a ver com a alétheia (não esquecimento, não esquecido, lembrado) e mais com a dóxa (opinião). A dóxa pertence ao vocabulário político da decisão. Como, porém, a decisão política é tomada na assembleia, aquele que fala para fazer com que sua opinião e escolha sejam a decisão de todos, fala para persuadir os outros. Por isso, a dóxa se aproxima da alétheia, quando a persuasão for verdadeira, e se aproxima da léthe (esquecimento, erro, engano), quando houver apenas sedução mentirosa. A filosofia irá surgir ligada a esses dois tipos de palavra, isto, é, à alétheia e à dóxa. Essa ligação, porém, não será sempre a mesma nos diferentes períodos da filosofia grega. Nesse sentido, assinale a alternativa INCORRETA.
Fala-se em período helenístico para designar os três grandes sistemas filosóficos predominantes nessa época: ceticismo, epicurismo e estoicismo. Sobre a filosofia helenística, assinale a alternativa INCORRETA.
A figura que mais do que qualquer outra representa múltiplas instâncias com que se encerra a Idade Média e se abre o século XIV é o franciscano Guilherme de Ockham. O rigor que caracterizou esse filósofo no âmbito da crítica ao conhecimento passou para a história como o/a
Acerca das diferenças entre pensamento mítico e pensamento conceitual, assinale a alternativa correta.
Analise as assertivas sobre o pensamento de Nicolau Maquiavel e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Segundo Maquiavel, em si mesmo, o homem não é bom nem mau, mas, de fato, tende a ser mau. Consequentemente, o político não deve confiar no aspecto positivo do homem, e sim constatar seu aspecto negativo e agir em consequência disso.
II. Com Maquiavel, retorna o tema do contraste entre liberdade e sorte, tão caro aos humanistas. O pensador florentino considera que o destino seja a razão dos acontecimentos e que, portanto, é inútil se esforçar para impor-lhe barreira, sendo melhor deixar-se guiar por ele.
III. O ideal político de Maquiavel não é o príncipe por ele descrito, que é muito mais uma necessidade do momento histórico, mas sim o da república romana, baseada na liberdade e nos bons costumes.
Um dos principais pensadores da pós-modernidade foi o filósofo francês Michel Foucault. Nesse sentido, assinale a alternativa que apresenta corretamente um dos principais aspectos do seu pensamento.
A partir das transformações no campo científico ocorridas na passagem do século XIX para o século XX, muitas certezas foram abaladas, fazendo surgir novos questionamentos e reavaliações dos critérios de verdade e da validade dos métodos e das teorias científicas. Sobre o tema da filosofia da ciência, analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta a(s) correta(s).
I. Karl Popper, em suas reflexões acerca do procedimento científico, enfatizou as exigências de clareza e precisão e propôs o critério da verificabilidade para validar uma teoria científica. Em outras palavras, a teoria deveria passar pelo crivo da verificação empírica para ser aceita como verdadeira.
II. Gaston Bachelard destacou a importância do estudo da história da ciência como instrumento de análise da própria realidade. De acordo com Bachelard, a ciência progride por rupturas epistemológicas quando supera obstáculos epistemológicos. Bachelard destacou também o papel da imaginação e da criatividade como elemento imprescindível à prática científica.
III. Thomas Kuhn desenvolveu sua teoria acerca da história da ciência entendendo-a não como um processo linear e evolutivo, mas como uma sucessão de paradigmas que se confrontam entre si. Paradigma, em sua definição, é um conjunto de normas e tradições dentro do qual a ciência se move, durante determinado período e em certo contexto cultural.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.
O diálogo A República, no qual Platão apresentou sua utopia ou projeto para a realização de uma cidade ideal, constitui uma referência para o pensamento político ocidental.

Considerando o fragmento de texto apresentado, julgue o item a seguir.
Assim como há uma tripartição nas cidades, também as almas são tripartites, constituídas de uma parte racional, uma parte apetitiva e uma parte impetuosa.

Considerando o fragmento anterior, de Espinosa, julgue o item subsecutivo.
Espinosa afirma em sua ética que a mente é uma entidade substancial.

A partir dos fragmentos de texto precedentes, julgue o item seguinte.
Nietzsche compõe sua Genealogia da moral em três dissertações, cuja terceira consiste na crítica aos ideais ascéticos.
Julgue o item a seguir, a respeito da razão inata e da razão adquirida.
Segundo Descartes, as ideias inatas são simples.
Em relação à crítica da técnica em Heidegger, julgue o item subsequente.
O foco central da técnica é o fazer humano.