A arte é uma das expressões mais sublimes do ser humano. Na filosofia, a estética estuda as diferentes formas de manifestações e interpretações artísticas. Acerca desse tema, julgue o item subsecutivo.
Para Hegel, o belo artístico é diferente do objeto de uma ciência do belo.
A respeito da arte e de suas manifestações ante os avanços do capitalismo, julgue o item que se segue, conforme os pressupostos da Escola de Frankfurt.
O termo indústria cultural é utilizado por Adorno e Horkheimer como forma de libertação e formação crítica da consciência cultural.
Tendo o texto anterior como referência inicial, julgue o item a seguir, a respeito da relação entre os conceitos filosóficos das escolas do período helênico e sua aplicação no ensino médio.
Filosofar é um ato natural do ser humano, e a adolescência é um período propício para o exercício do conhecimento filosófico, dado que normalmente os adolescentes têm uma postura cética perante a vida e reproduzem os valores instituídos pela sociedade.
A reportagem em questão mostra a valorização social de determinado padrão de beleza como uma dimensão importante para a criação, manutenção e ampliação do consumismo.
Um dos grandes problemas que envolvem as reflexões e os debates acerca do consumismo é o prejuízo ambiental causado pela indústria da moda, que, relativamente à produção de danos ambientais, é precedida só pela indústria do petróleo.
O termo Ética, que em sua origem grega tem duas grafias diferentes (éthos - com “e” curto, épsilon, e êthos - com “e” longo, eta), denota no pensamento de Aristóteles, de modo bastante simplificado, dois grandes modos de aprendizado típicos do gênero humano, a saber, seja aquilo que se aprende fazer por familiaridade, dos usos e costumes ou uma habilidade adestrada pelo fazer cotidiano, mas também denota um saber fazer que se aprende por preceituação da razão, que antecede a própria experiência.
Com base nesta afirmação, assinale a alternativa incorreta.
Considerando os conhecimentos da tradição filosófica no que diz respeito às reflexões éticas, analise as afirmativas abaixo e assinale a alternativa correta.
I. Embora se possa contra argumentar no sentido do reducionismo ou da supersimplificação, é comumente aceita a classificação do pensamento moral kantiano, considerando as duas classes apresentadas no trecho citado, como exemplo de “ética da intenção”.
II. O juízo moral que parte da consideração das intenções do agente necessariamente assume como ponto de partida a finitude, ou, com outras palavras, os limites do conhecimento humano - e essa é a premissa kantiana. A razão disso se mostra na evidência de que não sendo o agente moral capaz de conhecer a totalidade dos efeitos de suas ações, torna-se impossível julgar a moralidade destas segundo seus efeitos.
III. Embora seja verdadeira a premissa da finitude humana do ajuizamento moral na ética da intenção, a razão capaz de justificar essa premissa, em Kant, não pode supor contingências, isto é, a intenção é moral por sua forma, não por uma consideração psicológica das condições do agente.
IV. O exemplo da máxima da ética da intenção apresentado por Weber, na forma do pensamento religioso: “O cristão age como justo e coloca os resultados nas mãos de Deus”, poderia ser interpretado como se segue: “O crisão não é responsável pelos efeitos de suas ações”.
Estão corretas as afirmativas:
O idealismo alemão foi um movimento filosófico, iniciado por Imannuel Kant, que tentava resgatar na filosofia a busca pelo pensamento transcendente ideal e as relações disso com o sujeito pensante.
Em relação às questões educacionais, especificamente:
Nos textos anteriores (textos I e II), encontramos, respectivamente, as falácias:
Em comum, todos os pensamentos anteriormente apresentados têm o fato de serem de Pitágoras de Samos, protagonista da Escola Itálica, também conhecida como Escola Pitagórica.
São ideias e obras dessa escola, incluindo, também, seus outros representantes:
A ética em Aristóteles é voltada para a razão prático-teleológica, no sentido da busca de todas as coisas por um bem, e sendo esta a busca também das ações humanas, este deve ser o melhor dos bens, cuja finalidade encontra-se em si mesmo.
Já em Sócrates, a ética:
O racismo epistêmico é um dos racismos mais invisibilizados no “sistema-mundo capitalista/patriarcal/moderno/colonial”. O racismo em nível social, político e econômico é muito mais reconhecido e visível que o racismo epistemológico.
Sobre essa questão, é correto afirmar que:
Walter Benjamin, associado à Escola de Frankfurt e à Teoria Crítica, preconizava, dentre outras ideias, que:
A reflexão filosófica sobre a Estética é assunto vasto e de grande complexidade. Vai desde a análise do senso comum relacionado à beleza até a experiência que nos chega pelos sentidos. Ela é tema abordado por quase todos os grandes filósofos.
Em Baumgarten, especificamente, a estética:
Tendo em vista os conhecimentos da filosofia de Sócrates, é correto afirmar que a declaração contida no citado fragmento representa uma evidente referência à (ao)