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A partir da filosofia trágica de Nietzsche e sobre o Niilismo é correto afirmar, exceto:

“Para Hume, portanto, a causalidade resulta apenas de uma regularidade ou repetição em nossa experiência de uma conjunção constante entre fenômenos que, por força do hábito acabamos por projetar na realidade, tratando-a como se fosse algo existente. É nesse sentido que pode ser dito que a causalidade é uma forma nossa de perceber o real, uma ideia derivada da reflexão sobre as operações de nossa própria mente, e não uma conexão necessária entre causa e efeito, uma característica do mundo natural.”
(MARCONDES, Danilo. Iniciação à história da filosofia. Rio de Janeiro: Jorge Zahar, 1997 p. 183)
Considere o texto e os conhecimentos sobre causalidade em Hume e assinale a alternativa correta.

Em relação à aprendizagem, a filosofia da educação e a função do professor, é correto afirmar, exceto:

A ética é o ramo da filosofia que trata de questões sobre como devemos viver e, portanto, sobre a natureza do certo e errado, bem e mal, dever, obrigação e outros conceitos. A ética deve ser uma preocupação dos seres humanos que tem liberdade de escolha. Trata-se de escolha individual. Ao se deparar com cursos de ação alternativos, qual é a escolha moral correta? Quais são as principais características da escolha ética? Das afirmações a seguir, aponte a que não está de acordo com princípios éticos. (A)Responsabilidade significa a aceitação dos custos, dos deveres e das obrigações potenciais pelas decisões tomadas.

No capítulo I, “Ad Feuerbach”, de A Ideologia alemã (1845-46), Karl Marx (1818-1883) e Friedrich Engels (1820-1895) tratam sobre as bases reais, verificáveis por meio puramente empírico, de sua filosofia da história. O ponto de partida desta é (são):

A filosofia do conhecimento de Santo Agostinho (354-430 d. C.), reconhecidamente, tem forte influência do neo-platonismo. No fundamento deste, está um ceticismo cuja tese central é a de que a percepção sensível é variável, imperfeita e indigna de confiança, portanto, todo o conhecimento é limitado ao provável. A recepção de Agostinho a este ceticismo resultou na seguinte concepção do conhecimento humano:

Em A estrutura das revoluções científicas (1ª ed. orig. Berkeley/Califórnia, 1962), Thomas S. Kuhn defende a tese de que o progresso das ciências se dá por uma sucessão de “revoluções” que implicam mudança de paradigma através da história da ciência. A causa da revolução, segundo Kuhn, está no fato de que:

O mito de Prometeu é uma das imagens mais ricas já inventadas

para diferenciar o homem dos demais seres vivos.

Nesse mito, o

No campo da filosofia moral, estabeleceu-se ao longo da

história uma discussão entre os defensores do relativismo

e os defensores do universalismo, os primeiros defendendo

que as leis morais possuem sua origem nos costumes

e os segundos defendendo que elas possuem uma validade

atemporal. Nessa discussão, a moral de Kant

Quando, em seu Do espírito das leis (livro I, capítulo 1),

Montesquieu afirma que a lei é também relação e que resulta

da “natureza das coisas", o filósofo quer dizer que a lei

Frases simples do dia a dia são argumentos (raciocínio), pois muitas vezes procuramos justificá-las. Por trás de uma simples frase do dia a dia, há um raciocínio inteiro por fundamento. Por exemplo: Pedro conhece a esposa, porque ele é um homem sensível.
Em relação à frase acima qual é a premissa implícita ou o pressuposto?

Considerando o jovem filósofo e professor Nietzsche em relação à educação, é correto afirmar, exceto:

Segundo Thomas Hobbes (1588-1679), “dado que a condição do homem (…) é uma condição de guerra de todos contra todos”, é um preceito ou regra geral da razão: Que todo homem deve esforçar-se pela paz, na medida em que tenha esperança de consegui-la, e caso não a consiga pode procurar e usar todas as ajudas e vantagens da guerra. Da regra geral da razão de Hobbes acima exposta decorre que:

Segundo o Tractatus Logico-Philosóficus de Ludwig Wittgenstein (1889-1951), o mundo é uma totalidade de fatos, não de objetos. A forma de um objeto simples reside nas combinações possíveis deste com outros objetos. Uma ligação possível dos objetos entre eles constitui um estado de coisas. A ocorrência de um estado de coisas é um fato. A representação de um estado de coisas é um modelo ou uma imagem que deve conter a mesma multiplicidade lógica daquilo que representa. As proposições são imagens lógicas que representam estados de coisas. São características das proposições elementares:

o ramo da Filosofia que trata das questões sobre como devemos viver e sobre a natureza de certo e errado, bem ou mal, dever e obrigação, é denominado:

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