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Uma das formas mais conhecidas de behaviorismo defendida pelo psicólogo Skinner propõe que:

Em relação ao filósofo e a filosofia é correto afirmar, exceto:

Sobre tipos de raciocínio, correlacione as colunas a seguir. ( 1 ) Indução
( 2 ) Dedução
( 3 ) Abdução
( 4 ) Analogia
( ) De certos sinais aparentemente não relacionados, chegamos a conclusões que fazem sentido (novas hipóteses).
( ) Assim como um ser humano tem boa saúde quando se alimenta bem, esses alimentos também devem ser saudáveis.
( ) Procedimento raciocinativo em que incluímos dados particulares num principio geral.
( ) De experiências parecidas e repetidas elaboramos uma conclusão geral.
A sequência correta, de cima para baixo, é:

Considere os símbolos lógicos e correlacione

as colunas a seguir.


A sequência correta, de cima para baixo, é:

Em Vigiar e punir (1ª Ed. orig. 1975), Michel Foucault (1926-1984) tem por objeto o problema do poder e dos métodos adotados para a sua manutenção. Segundo ele, a disciplina, que se dá como objeto o corpo dos indivíduos, remete a uma série de técnicas pelas quais se investe a existência dos indivíduos. Estas técnicas são colocadas em funcionamento nas grandes instituições de enquadramento: fábrica, exército, escola. E têm como fim:

Jürgen Habermas, filósofo contemporâneo considerado “herdeiro” da Escola de Frankfurt, inclui, segundo Bárbara Freitag (A teoria crítica: ontem e hoje, 1986), “em sua teoria da ação comunicativa a elaboração de um novo conceito de razão, que nada tem em comum com a visão instrumental que a modernidade lhe conferiu, mas que também transcende a visão kantiana assimilada por Horkheimer e Adorno (…)”. Segundo este novo conceito de Habermas, a razão é:

Em A paz perpétua: um projeto filosófico (1795/96), Immanuel Kant propõe a formação de uma federação de Estados livres para manter a paz entre as nações. Entre os seus artigos preliminares (ou condições primeiras para a paz), está o seguinte preceito:

Um argumento lógico

Sartre chamou de consciência posicional o que difere um ser-em-si de um ser-para-si. Essa consciência posicional estaria na origem de uma relação na qual uma existência organizaria existências exteriores a ela segundo critérios por ela estabelecidos com base em seus projetos, ou seja, a partir da maneira como essa existência ou ser-para-si projeta-se na temporalidade futura. A consciência que garante a condição de ser-para-si é o fundamento da identificação metafórica que Sartre estabelece entre o binômio ser humano e natureza e a situação em que um verme fura uma maçã. Sem uma consciência posicional, o indivíduo seria tomado pela náusea — tema e também o título de um livro de Sartre — que levaria o ser-em-si a se identificar com o ser-para-si.

Assinale a opção que apresenta a imagem que melhor caracteriza as noções descritas no texto acima.

Em “O Banquete", de Platão, Sócrates apresenta um diá-

logo que travara com Diotima, para quem o

Qual é, segundo Immanuel Kant, o caráter positivo de

uma crítica da razão pura?

Kant desenvolve sua filosofia moral em torno do chamado imperativo categórico, segundo o qual uma ação deve ser considerada moralmente boa se for possível estendê-la a todas as pessoas sem que, com isso, a ação torne-se inconcebível ou impraticável. Considerando esse princípio, é correto identificar a moral kantiana a uma perspectiva

Para Sartre, a liberdade não pode mais ser condicionada por algum tipo de determinismo. A partir da assunção de que não existe um Deus responsável por guiar nossas ações, a liberdade torna-se um incondicionado em relação ao mundo natural. Nesse sentido, Sartre afirma que o homem não pode não ser livre, ou seja, a liberdade do homem tem caráter ontológico. O sentimento de angústia é, para esse autor, derivado da consciência dessa liberdade sem amarras ontológicas. A má-fé seria justamente o ato de negar, conscientemente, essa liberdade que, por ser ontológica, é inescapável. A liberdade individual, entretanto, não é um incondicionado em geral, está relacionada também à liberdade dos outros, levando, assim, o filósofo a caracterizar a existência humana como conflito entre liberdades.

Imagem 002.jpg

Considerando-se que as análises de Sartre, influenciadas pelo existencialismo, remetiam a situações ordinárias da vida humana, é correto afirmar que a ideia desse autor representada na tira acima é a

Atenienses, [...] enquanto tiver alento e puder fazê-lo,

jamais deixarei de filosofar, de vos dirigir exortações,

de ministrar ensinamentos de toda espécie àqueles

de vós que eu deparar.

PLATÃO. Defesa de Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1987.

Col. Os Pensadores, v. Sócrates. 29 d.

Vida sem exame, não é vida digna de ser humano.

PLATÃO. Defesa de Sócrates. São Paulo: Nova Cultural, 1987

Col. Os Pensadores, v. Sócrates. 38 a.

De acordo com Sócrates, retratado na literatura platônica,

em especial nos chamados “diálogos socráticos", podemos

diferenciar objetivamente o seu ensino de uma postura

doutrinária. Por quê?

Embora a Filosofia já existisse na Grécia, desde o

século VI a.C., foi em Atenas, na virada do século V para

o IV a.C., que a filosofia com Sócrates iniciou toda uma

nova abordagem, trazendo para o seu campo de discussão

o tema da

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