No que diz respeito à Fiscalização e Controle Tecnológico, na fase de construção de uma obra civil, é correto afirmar:
O art. 1.º da Lei n.º 8.429/1992 preceitua que os atos de improbidade praticados por qualquer agente público, servidor ou não, contra a administração direta, indireta ou fundacional de qualquer dos Poderes da União, dos estados, do Distrito Federal, dos municípios, de Território, de empresa incorporada ao patrimônio público ou de entidade para cuja criação ou custeio o erário haja concorrido ou concorra com mais de 50% do patrimônio ou da receita anual serão punidos na forma desta Lei.
Com base na Lei n.º 8.429/1992, julgue o item
Caberá à autoridade administrativa, responsável pelo inquérito de ato de improbidade, decretar a indisponibilidade dos bens.
No que diz respeito ao direito processual do trabalho, julgue o item
A nulidade fundada em incompetência de foro não pode ser declarada ex officio, devendo ser arguida pela parte na primeira oportunidade.
Para a resolução dessa questão, observe a Figura 1 que mostra uma viga de madeira formada por três tábuas pregadas entre si por meio de pregos espaçados de 25 cm. Essa viga possui fluxo de cisalhamento constante na ligação entre as tábuas e momento de inércia em relação ao seu eixo neutro igual a 998 cm4.

Cada prego possui uma resistência ao cisalhamento de 20 kgf. Desconsiderando quaisquer coeficientes de segurança,qual é o valor da força cortante máxima V que essa viga suporta de modo a não ocorrer falha na fixação entre a tábua vertical (alma) e as tábuas horizontais (mesas)?
Com uma amostra de solo, a ser utilizado em um aterro, foi feito um ensaio normal de compactação (ensaio de Proctor). Em uma das moldagens, determinou-se a massa específica do corpo de prova obtido, atingindo-se o valor de 20 kN/m3. Com uma amostra desse corpo de prova, determinou-se a sua umidade, obtendo-se o valor de 25%. De posse dessas informações, qual é a densidade seca desse solo?
Observe a Figura 5. Ela mostra um diagrama de interação entre força normal e momento fletor para o dimensionamento de uma seção circular de concreto armado submetida à flexão composta.
Em um projeto de fundações com estacas pré-moldadas, um engenheiro escolheu utilizar uma estaca circular com diâmetro (db) de 50 cm confeccionada com um concreto de resistência à compressão, valor de cálculo (fcd), igual a 25 MPa. Essa estaca é solicitada no seu topo por uma força normal de compressão com valor de cálculo (Nd) igual a 2500 kN, atuando conjuntamente com um momento fletor com valor de cálculo (Md) igual a 390 kNm. Qual é a área de aço longitudinal que deve ser colocada no topo dessa estaca se ela for armada com um aço com resistência ao escoamento (fyd) de 400 MPa?
A Figura 7 apresenta o modelo de biela e tirante indicado para o projeto de blocos de fundações sobre duas estacas.

Seja um bloco sobre duas estacas de 50 cm de diâmetro que serve de apoio para um pilar de seção quadrada com 40 cm de lado (b) e carga ( P ) de 1200 kN (valor de cálculo). A distância entre os eixos das estacas é igual a 1,20 m (e) e a altura do bloco é igual a 60 cm (d). Qual é a área de aço que deve ser colocada na face inferior do bloco se ele for armado com um aço com resistência ao escoamento de 400 MPa (fyd)?
A execução da estrutura de concreto deve ser baseada em projetos de estruturas e de fundações, elaborados de acordo com o que estabelecem as normas brasileiras. Segundo a norma ABNT NBR 14931 (Execução de estruturas de concreto – Procedimento),
A norma ABNT NBR 5410:2004 (Instalações elétricas de baixa tensão) estabelece os conceitos de “proteção básica” e de “proteção supletiva” contra choques elétricos, o que corresponde, respectivamente, aos conceitos de “proteção contra contatos diretos” e “proteção contra contatos indiretos”. A proteção supletiva pode ser realizada
Diagrama de rede é uma maneira gráfica de exibir tarefas, dependências e o caminho crítico de um projeto. Considere o diagrama de rede (método das setas) apresentado a seguir.

Neste diagrama,
A NR 18 – Condições e Meio Ambiente de Trabalho na Indústria da Construção estabelece diretrizes de ordem administrativa, de planejamento e de organização, que objetivam a implementação de medidas de controle e sistemas preventivos de segurança nos processos, nas condições e no meio ambiente de trabalho na indústria da construção.
Com relação à segurança do trabalhador, essa norma determina o seguinte:
Uma obra pública de um empreendimento potencialmente poluidor estava sendo planejada para ser licitada e iniciada no corrente ano. Atendendo às exigências da Resolução do CONAMA n.º 237/1997, para que o empreendimento seja licitado e a obra iniciada, é condição obrigatória que sejam obtidos(as)
Durante o processo licitatório de uma obra em que foi adotado o regime diferenciado de contratações públicas (RDC), o edital previa que os licitantes apresentassem suas ofertas por meio de lances públicos e sucessivos, decrescentes, sem apresentação de lances intermediários. Com referência a essa situação, é correto afirmar que foram adotados, respectivamente, o modo de disputa e o critério de julgamento
Para licitar uma obra pública, a licitante deverá comprovar sua aptidão para desempenho de atividade pertinente e compatível em características, quantidades e prazos com o objeto da licitação, mediante apresentação de atestados
Com base na estrutura de custos do Sistema Nacional de Pesquisa de Custos e Índices da Construção Civil (SINAPI), os riscos estão inseridos na parcela de