As perdas de água em sistemas de abastecimento correspondem aos volumes não contabilizados, incluindo os volumes não utilizados e os volumes não faturados.
Tais volumes distribuem-se em perdas reais e perdas aparentes.
São fatores que exercem influência sobre as perdas de água, exceto:
Em relação ao dimensionamento de instalações prediais de águas pluviais, e com base na ABNT NBR 10844/1989, analise as assertivas abaixo e assinale V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Sempre que possível, os condutores horizontais devem ser projetados com declividade uniforme mínima de 1%.
( ) A inclinação das calhas de beiral e platibanda deve ser uniforme e com valor máximo de 0,5%.
( ) Sempre que possível, os condutores verticais devem ser projetados em uma única prumada.Havendo a necessidade de desvio, devem ser usadas curvas de 90° de raio longo ou curvas de 45º.
( ) O dimensionamento das calhas de beiral ou platibanda em situações em que a saída não estiver colocada em uma das extremidades, a vazão de projeto será aquela correspondente à maior das
áreas de contribuição.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
“Fenômeno resultante do transitório hidráulico, quando ocorre variação brusca de pressão acima ou abaixo do valor normal de funcionamento”. De acordo com a ABNT NBR 12218/2017 – Projeto de rede de distribuição de água para abastecimento público, esta afirmação se refere
A execução de alvenaria de tijolos e blocos cerâmicos, sem função estrutural, é muito empregada nas edificações. Com relação às condições de execução estabelecidas pela ABNT, analise as afirmativas a seguir.
I. As alvenarias apoiadas em alicerces devem ser executadas no mínimo 48 horas após a impermeabilização dos alicerces.
II. Recomenda-se chapiscar a face da estrutura que fica em contato com a alvenaria.
III. No caso de alvenaria de blocos de vedação, estes devem ser usados com furos na vertical, exceto em disposições construtivas particulares.
Está correto o que se afirma em:
O controle da resistência à compressão do concreto, na construção de uma estrutura de concreto armado, foi realizado por amostragem total. No final da execução da estrutura, constatou-se que foram produzidos ao todo 46 corpos de prova para a verificação da resistência à compressão do concreto.
A quantidade de lotes de concreto usados para a construção da estrutura em questão é igual a:
O máximo valor encontrado (figura) no Diagrama de Esforços Cortantes da viga (em termos absolutos) é de:
Um canal retangular de 3 m de largura transporta uma vazão de 14 m3/s. Na seção I, a altura da lâmina d’água uniforme é de 0,60 m e a altura crítica é de 1,30 m. Na seção II, o canal sofre uma redução pontual que produz um ressalto a montante de II e, a jusante de I. Nessa seção II, a altura da lâmina d’água crítica é de 1,75 m. O canal é suficientemente longo para que na seção III o escoamento volte a ser uniforme. A vazão, a rugosidade e a declividade de fundo são constantes ao longo do canal.

No que diz respeito ao número de Froude, o escoamento nas seções I e III é, respectivamente:
Segundo a ABNT NBR 8160, desconector é um dispositivo provido de fecho hídrico, destinado a vedar a passagem de gases no sentido oposto ao deslocamento do esgoto. Esse é colocado para separar os esgotos primário e secundário.
Apresenta um exemplo de componente do sistema de esgotamento sanitário provido de desconector:
A figura mostra um aquífero homogêneo confinado correndo transversalmente a dois rios paralelos. Na situação entre precipitações mostrada, o aquífero está alimentando os rios. Os estratos geológicos acima e abaixo do aquífero são considerados impermeáveis.
A condutividade hidráulica do aquífero é de 10-5 m/s.

Sabendo-se que a porosidade efetiva do aquífero é de 0,5, a velocidade real de propagação de água entre os grãos do aquífero, no trecho de 800 m entre os dois rios, é: Usar Lei de Darcy.
Os conceitos de empolamento e contração são muito importantes no desenvolvimento do projeto de estradas relacionado ao movimento de terra. Em um serviço de terraplenagem onde o volume dos cortes foi totalmente compensado nos aterros da estrada, sem a necessidade de aporte de materiais de jazidas, o volume de material no corte era de 2.000 m3; o volume solto transportado foi de 2.520 m3; e o volume após compactação no aterro foi de 1.800 m3.
Nesse caso, o empolamento a ser considerado no orçamento do serviço é de:
No controle da execução física de obras de engenharia, é muito comum o uso de redes PERT-COM. A figura 4 abaixo mostra um exemplo dessas redes, onde as atividades, representadas por setas, possuem duração em dias corridos expressa pelo número acima da seta. Os círculos mostram as incidências de início e término das atividades e o projeto se inicia em 0 e termina em 70.

O caminho crítico da rede é:
O coeficiente de permeabilidade é a expressão numérica do grau de permeabilidade que um solo possui. É, na verdade, a propriedade (em número) que o solo apresenta de permitir o escoamento da água e, para obtê-lo, ensaios devem ser realizados. Os ensaios de permeabilidade podem também ser classificados como de carga constante e de carga variável. Tais ensaios são usados, respectivamente, para os seguintes tipos de solos:
Na realização de um trabalho topográfico, as fases e os tipos de levantamento de campo são fundamentais para uma maior eficiência do planejamento e da execução. Assinale a alternativa que indica corretamente três levantamentos essenciais para otimização e economia do empreendimento.
Podemos considerar elementos de sinalização horizontal e vertical os seguintes itens, exceto
A compactação é uma das principais etapas na pavimentação. A compactação deve evoluir longitudinalmente, iniciando pelos bordos. Nos trechos em tangente, a compactação deve prosseguir dos dois bordos para o centro, em percursos equidistantes da linha base. Em se tratando de espessura de camadas compactadas, podemos dizer que a espessura