O que fazer quando a camisinha estoura? Para essa pergunta feita por um participante de uma palestra sobre DST/AIDS, uma das orientações a ser prestada pelo enfermeiro é
De acordo com a Lei nº 8.080/1990, uma competência da Direção Nacional do Sistema Único de Saúde é
Um dos indicadores de saúde é a taxa de incidência da AIDS, que
I. Estima o risco de ocorrência de aids, numa determinada população em intervalo de tempo determinado, e a população exposta ao risco de adquirir a doença.
II. Indica a existência de condições favoráveis à transmissão da doença, sendo uma delas por transmissão vertical.
III. Não reflete a situação atual de infecção pelo HIV no período de referência e sim a da doença, cujos sinais e sintomas surgem, em geral, após longo período de infecção assintomática, no qual o indivíduo permanece infectante.
Ao interpretar a taxa de incidência da AIDS, o profissional de saúde deve considerar o descrito nos itens
Uma instituição de saúde está passando por um processo de auditoria externa. Com o objetivo de dirimir suas dúvidas antes de concluir seu relatório, a enfermeira da equipe de auditoria informa que acompanhará um procedimento que será realizado em um paciente. Considerando a Resolução do Conselho Federal de Enfermagem nº 266/2001, o enfermeiro auditor
Em um paciente internado a observação é essencial para os serviços de enfermagem, considerando todo tipo de reação física e mental. Essas observações giram em torno dos sintomas ou sinais da doença. Sobre o tema analise os itens a seguir: I. Os sintomas são aqueles que não são observados pela enfermagem, e sim relatados pelo paciente, como por exemplo: dor, náuseas, tonteira, etc.; II. Os sinais são os que podemos ver, ouvir, sentir ou que são revelados por meios de exames; III. Na admissão do paciente para internação, colocar o paciente no leito e verificar os sinais vitais (temperatura, pressão arterial, pulso e respiração); IV. Registrar no relatório data e hora da admissão, os sintomas observados, as queixas do paciente, os sinais vitais verificados e comunicar ao serviço de nutrição sobre a dieta e dar início ao tratamento prescrito. Analisados os itens é correto afirmar que:
As infecções hospitalares podem ser definidas como as infecções que ocorrem em pacientes durante a hospitalização, com diagnóstico confirmado por exames clínicos e de laboratório. Analise os itens e marque V (para verdadeiro) e F (para falso): ( ) Os micro-organismos contagiosos podem se originar de fontes endógenas, como a flora comensal endógenas da qual o paciente é portador, ou de fontes exógenas, como aquisição recente através de objetos animados ou inanimados dentro do hospital; ( ) Vários fatores podem influenciar na ocorrência das infecções hospitalares, tais como a fonte de infecção, o agente infeccioso, a via de transmissão, a susceptibilidade do hospedeiro e o meio ambiente; ( ) Tem-se como fontes imediatas de micro-organismos infecciosos no hospital as pessoas, ou seja, funcionários do hospital, visitantes e pacientes que tenham doença clínica; portadores assintomáticos; ( ) Além desses, estão os fômites, que são objetos inanimados, inclusive os alimentos, consistindo em material e equipamentos médicos tais como móveis, cobertores, umidificadores, equipamento de anestesia, medicamentos e soluções. A sequência correta, de cima para baixo, é:
O monitoramento de sinais vitais é um conjunto de ações que tem o objetivo de monitorar a condição clínica do paciente. Os sinais vitais são dados que revelam a eficácia das funções corporais: circulatória, respiratória, renal, endócrina, dentre outras; que são reguladas por órgãos vitais e revelam o estado de funcionamento deles. A variação dos valores dos sinais vitais pode indicar problemas relacionados com, exceto:
Atuando em situações de emergência, o Técnico de Enfermagem deve reconhecer os sinais de choque para que o paciente possa receber atendimento específico o mais rapidamente possível. O choque hipovolêmico é o mais comum em casos de politraumatismo e são sinais desse tipo de choque, exceto:
Para se reduzir a incidência de infecções é necessário que sejam adotadas medidas de prevenção e controle da transmissão de doenças. Sobre biossegurança, é incorreto:
Qual a escala utilizada para avaliação neurológica de pacientes, especialmente em casos de traumatismos cranianos e acidente vascular encefálico?
No texto “Vamos falar de cuidados paliativos”, elaborado pela Sociedade Brasileira de Geriatria e Gerontologia (2015), os provedores do cuidado, para serem efetivos em aliviar o sofrimento e melhorar a qualidade de vida, devem estar aptos em identificar e responder a todas as necessidades humanas básicas do paciente, originalmente descritas por:
A presença de declínio funcional é um fator determinante da fragilidade, entendida como uma condição clínica preditora do risco de incapacidades, institucionalização, hospitalização e morte. A síndrome da fragilidade vem sendo amplamente estudada nas últimas décadas, e seus conceitos vêm sofrendo modificações. Assim, Linda Fried propõe um instrumento para a avaliação da fragilidade com os seguintes critérios:
A funcionalidade global do idoso é determinada pelo grau de independência e autonomia nas atividades da vida diária, básicas e instrumentais. As atividades da vida diária básicas são mais simples de serem implementadas e podem ser rapidamente avaliadas utilizando-se o índice de Katz.
Analise as afirmativas relacionadas ao índice de Katz, que avalia as atividades da vida diária básicas e assinale a alternativa INCORRETA.
A avaliação da fragilidade do idoso deve considerar os itens descritos a seguir, EXCETO:
Em relação às alterações relacionadas com o envelhecimento nos sistemas corporais, assinale a alternativa INCORRETA.