Nos PCN's os conteúdos são apresentados segundo sua categoria conceitual (fatos, conceitos e princípios), procedimental (ligados ao fazer) e atitudinal (normas, valores e atitudes). Os conteúdos conceituais e procedimentais mantêm uma grande proximidade, na medida em que o objeto central da cultura corporal de movimento gira em torno do fazer, do compreender e do sentir com o corpo. Incluem-se nessas categorias os próprios processos de aprendizagem, organização e avaliação.
Qual a principal objetivo da categoria atitudinal?
São esportes que utilizam bastão ou raquete para sua prática, exceto:
Go Tani é o representante de qual abordagem?
As raias das pistas de atletismos, a partir de 1º de janeiro de 2004, deverão ter:
O professor Toninho está trabalhando o handebol com seus alunos e na aula planejada para hoje apresentará os fundamentos técnicos. Ele faz a seguinte instrução: “o aluno A passará a bola para o aluno B. O aluno B deverá pegar a bola com as duas mãos paralelas, ligeiramente côncavas e com as palmas das mãos voltadas para frente". A ação do aluno B receberá o nome de qual fundamento técnico da modalidade?
O desenvolvimento motor é estudado de três formas. Não é um dos métodos de estudo:
Não é um tema transversal da Educação Física segundo os PCNs:
De acordo com a história da educação física brasileira, julgue o item a seguir.
No período pós-1964, influenciada pelas reformas educacionais instituídas pelo regime militar, a educação física reforçou seu caráter instrumental e funcionalista, passando a ser considerada uma atividade prática voltada para o desenvolvimento físico e técnico dos alunos.
Com relação ao texto precedente, julgue o item subsequente, segundo a compreensão da educação física enquanto linguagem.
As aulas de educação física possuem estruturas que permitem ao professor explorar vários objetivos esportivos; por isso, a necessidade de organizar o planejamento em exercícios de aquecimento, exercícios de flexibilidade e agilidade, jogos esportivos e, por fim, volta à calma.
No que se refere ao processo ensino-aprendizagem em educação física, julgue o item a seguir.
Ao utilizar o esporte como conteúdo de ensino, o professor deve planejar aulas que maximizem a participação de todos, de modo a contemplar o ensino de técnicas e táticas que permitam, ao mesmo tempo, momentos de cooperação e solidariedade entre os alunos.
Quanto às possibilidades de desenvolvimento de competências e habilidades nas aulas de educação física, julgue o item seguinte.
As aulas de educação física devem criar para os alunos a oportunidade de adoção de uma postura crítica frente a sua realidade, bem como a busca, por meio do diálogo, da resolução de conflitos, valorizando as atitudes coletivas e democráticas.
Com relação ao texto apresentado, julgue o item seguinte, de acordo com as estreitas relações da educação física, do esporte e da sociedade no trabalho docente.
As aulas de educação física, em uma perspectiva crítica, devem possibilitar aos alunos espaços de formação que tematizem o esporte como um direito social.
Ao aprenderem novas habilidades motoras, os alunos passam por fases, conhecidas como inicial/cognitiva, intermediária/associativa e final/autônoma. Na fase intermediária, o aluno apresenta
dificuldade de identificar, por si, seus erros, razão por que executa os movimentos de forma inconsistente.
Julgue o item que se segue, referente ao método do todo (global) e das partes (parcial) no ensino de habilidades motoras.
Ainda que o professor decida pela alternância dos métodos, ele deve sempre dar prioridade ao método parcial nas atividades com os alunos, especialmente na primeira fase de aprendizagem.
Alunos de uma escola começaram a praticar o basquetebol e, por se encontrarem na primeira fase de aprendizagem, necessitam de um feedback extrínseco do professor, isto é, informações acerca de acertos e erros na prática do esporte.
Considerando essa situação hipotética, julgue os próximos itens, relativos à utilização do feedback extrínseco na aprendizagem da bandeja.
O professor deve prestar feedback extrínseco apenas se os alunos o solicitarem, a fim de possibilitar que eles consigam, de maneira independente, solucionar os problemas motores da habilidade relacionada à bandeja.