A participação de crianças, com diferentes idades, resulta em ações distintas com relação às regras do jogo. Segundo alguns estudiosos, o cumprimento das regras do jogo está associado à maturidade intelectual da criança. Nesse sentido, é possível que uma criança pequena, ao assistir um jogo de futebol, não se preocupe quando ocorre um lance violento em que um jogador tentou dar um pontapé em outro, embora não tenha acertado. Isso pode ocorrer porque:
Os conteúdos trabalhados nas aulas de Educação Física são
essenciais para o desenvolvimento e a socialização dos estudantes.
Quanto maior sua abrangência, outras capacidades poderão
ser trabalhadas, para além das cognitivas. De acordo com Darido
e Souza Jr. (2007), quando o professor solicita que seus alunos
realizem determinados exercícios em duplas e debate sobre a importância
do respeito ao limite de seu próprio corpo e ao do colega,
ele está trabalhando os conteúdos na dimensão:
De acordo com Campos (2011), diversas tendências de educação física escolar propõem metodologias de projetos como parte do planejamento a ser praticado no cotidiano da escola. Tais metodologias implicam em ações cotidianas e de empreendimento para serem efi cazes. Entretanto, além dessas ações, segundo o autor citado, torna-se necessário:
Assis de Oliveira (2001) afi rma que o esporte traz consigo possibilidades de vivências contraditórias em que os pares dialéticos solidariedade/rivalidade, coletividade/individualidade, confiança/ suspeita, entre outros, concorrem frequentemente nas aulas de Educação Física. De acordo com o autor, para que sua proposta de reinvenção e transformação do esporte se efetive concretamente a partir do chão da escola é preciso que o professor de Educação Física empreenda ações conscientes orientadas e movidas para:
Castellani Filho (1998) defende uma concepção de Educação Física que integra a cultura do homem e da mulher brasileiros como uma totalidade formada pela interação de distintas práticas sociais, tais como a dança, o jogo, a ginástica e o esporte que se materializam e ganham força por meio das práticas corporais. Compete à área dar tratamento pedagógico a seus temas, reconhecendo-os como dotados de signifi cado e sentido, porquanto construídos historicamente. Corresponde à concepção defendida pelo autor a cultura:
Darido (2003) destaca que os autores de uma determinada abordagem da Educação Física defendem a ideia de que o movimento é o seu principal meio e fi m. Sua função não é desenvolver capacidades que auxiliem a alfabetização e o pensamento lógicomatemático. Além disso, sua proposta não é buscar na Educação Física solução para os problemas sociais do país. Em suma, uma aula deve privilegiar a aprendizagem do movimento. A autora se refere à abordagem:
Segundo Daólio (2004), as questões socioculturais começam a ganhar corpo no debate acadêmico da Educação Física a partir da década de 1980, questionando o predomínio biológico. Para o autor, a discussão da área a partir da consideração da cultura ganha relevância com Elenor Kunz, Valter Bracht e Mauro Betti. Embora percorram caminhos diferentes, os autores chegam a alguns denominadores comuns. Entre tais denominadores, é possível destacar:
De acordo com o texto “O desafio da inclusão: o
professor de educação física e a construção do
processo de ensino e aprendizagem com a
participação de um aluno com deficiência”, a
mediação do professor no processo de ensino e
aprendizagem do aluno com deficiência é influenciada
por quatro fatores, que são:
I. A concepção de Educação Física adotada pela
escola e compartilhada pelo professor.
II. O contexto social, histórico e cultural do aluno
com deficiência.
III. As experiências do professor, ou seja, seu
contexto social, histórico e cultural.
IV. A maneira como o professor elabora o seu
planejamento.
V. O conhecimento do aluno com deficiência, seus
limites e possibilidades.
É CORRETO apenas o que se apresenta em
De acordo com Abdallah (2000), “O ____________
desempenha uma função importante na estabilidade
do quadril. Na contração, esse músculo estende o
quadril, tendendo a rotacioná-lo lateralmente com
suas fibras inferiores na parte lateral do quadril; as
fibras inferiores tendem a aduzir o quadril e as fibras
superiores contribuem na abdução.”
Assinale a alternativa que completa
CORRETAMENTE a lacuna:
Sobre o livro “Estudos do Lazer: uma introdução” (MARCELLINO,1996), é correto afirmar sobre o capítulo “Ocorrência Histórica do Lazer”, EXCETO:
Após a leitura de Vago (2009), é correto afirmar, EXCETO:
Para Alter (2002), são benefícios do alongamento, EXCETO: (dismenorreia) nas atletas.
Segundo Abdallah (2000), são características do tendão, EXCETO:
Segundo Guerra (1984), é a comunicação do corpo inteiro que, por meio de movimentos e atitudes, expressa
Um grupo de professores do 3º ano do Ensino Médio do Colégio Estadual Unidade na Diversidade, na cidade de São João da Barra, RJ, liderados por Rafael, professor de Educação Física, trabalhou durante todo o primeiro trimestre com seus alunos um projeto sobre atividade física e obesidade. O projeto impunha aos alunos uma rotina semanal de exercícios físicos, a construção de gráfi cos de função, o estabelecimento de relações entre dieta alimentar, gasto calórico e sistema energético, a organização de roteiros de entrevistas, a leitura e a produção de textos. De acordo com as Orientações Educacionais Complementares aos Parâmetros Curriculares Nacionais, este projeto se enquadra em duas sugestões metodológicas denominadas: