Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

Questões de Concurso – Aprova Concursos

Milhares de questões com o conteúdo atualizado para você praticar e chegar ao dia da prova preparado!


Exibir questões com:
Não exibir questões:
Minhas questões:
Filtros aplicados:

Dica: Caso encontre poucas questões de uma prova específica, filtre pela banca organizadora do concurso que você deseja prestar.

Exibindo questões de 3229 encontradas. Imprimir página Salvar em Meus Filtros
Folha de respostas:

  • 1
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 2
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 3
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 4
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 5
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 6
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 7
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 8
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 9
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 10
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 11
    • a
    • b
    • c
    • d
    • e
  • 12
    • Certo
    • Errado
  • 13
    • Certo
    • Errado
  • 14
    • Certo
    • Errado
  • 15
    • Certo
    • Errado

A respeito do lazer, assinale a alternativa correta.

A respeito das lutas, assinale a alternativa correta.

O esporte pode ser classificado em três dimensões sociais. Assinale a alternativa que apresenta corretamente essas dimensões.

Assinale a alternativa que apresenta um esporte sobre rodas que estreou nas Olimpíadas de Tóquio 2020.

Assinale a alternativa que apresenta a modalidade de ginástica composta por cinco elementos: arco, bola, corda, fita e maças.

Os Parâmetros Curriculares Nacionais fazem uma crítica à metodologia de ensino tradicional, que era pautada na repetição, memorização e reprodução de conhecimentos e comportamentos. Sobre esse tipo de metodologia, informe se é verdadeiro (V) ou falso (F) o que se afirma a seguir e assinale a alternativa com a sequência correta.


( ) A metodologia de ensino tradicional consiste em repetir exercícios mecânicos e padronizados e reproduzir gestos estereotipados.
( ) A metodologia de ensino tradicional dá mais ênfase ao aspecto técnico em si do que ao aspecto expressivo.
( ) O resultado da metodologia de ensino tradicional é uma aprendizagem ampla, socialmente significativa, crítica e diversificada.
( ) O resultado da metodologia de ensino tradicional é um processo de seleção dos indivíduos aptos, produzindo um grande contingente de frustrados em relação às próprias capacidades e habilidades corporais.

Sobre as oito dimensões de conhecimento (experimentação, uso e apropriação, fruição, reflexão sobre a ação, construção de valores, análise, compreensão e protagonismo comunitário) tratadas na Base Nacional Comum Curricular (BNCC), analise as assertivas e assinale a alternativa que aponta as corretas.

I. Há uma hierarquia entre essas dimensões e uma ordem necessária para o desenvolvimento do trabalho no âmbito didático.
II. Cada uma dessas dimensões exige diferentes abordagens e graus de complexidade para que se tornem relevantes e significativas.
III. Considerando as características dos conhecimentos e das experiências próprias da Educação Física, é importante que cada dimensão seja sempre abordada de modo integrado com as outras, levando-se em conta sua natureza vivencial, experiencial e subjetiva.
IV. Não é possível operar como se as dimensões pudessem ser tratadas de forma isolada ou sobreposta.

Considere abaixo as técnicas empregadas e as modalidades circenses.

A correta correlação entre a técnica empregada e a modalidade circense, é:

Leia o excerto abaixo.

A construção de uma escola inclusiva prescinde da discussão e do oferecimento de práticas que tematizem questões afetas à diversidade de corpos, gêneros e sexualidades. Se outrora esses corpos foram deixados nas zonas de sombra, hoje se tornaram visíveis, o que sinaliza não apenas a sua existência, mas o seu empoderamento.
                                                                                                                                                                                                                           (ANJOS, L. A; GOELLNER, S. V. Esporte e transgeneridade: corpos, gêneros e sexualidades plurais. In: DORNELLES, P. G.; WENETZ, I.;
                                                                                                                                                                                                                           SCHWENGBER, M. S. V. Educação Física e sexualidade: desafios educacionais. Ijuí: Editora UNIJUÍ, 2017, p. 68)

 

A partir do excerto, considere:

I. A presença de atletas transexuais em eventos esportivos consiste em oportunidade para problematizar a transfobia.
II. O esporte, ao mesmo tempo que produz discursos, práticas e representações que normatizam os corpos, produz elementos para desconstruir essa normalização.
III. A inserção e permanência de pessoas trans no universo esportivo asseveram que os corpos, os gêneros e as sexualidades extrapolam a regulação e a classificação.

Está correto o que se afirma em

Em certo sentido, planejar a tematização de uma prática corporal nas aulas de Educação Física assemelha-se à preparação para uma viagem. Assim, é necessário pensar nos seus momentos: Antes, Durante e Depois.

São ações requisitadas correta e respectivamente em cada momento:

                                                                                (Adaptado de: NUNES, M.L.F. Planejando a viagem ao desconhecido: o plano de ensino e o currículo cultural de Educação Física. In:
                                                                               FERNANDES, C. (org.) Ensino Fundamental − planejamento a prática pedagógica. Curitiba: Appris, 2018. p. 77-115)

Antes da formação dos Estados modernos, os jogos existentes consistiam em práticas sistemáticas que nos dias atuais podem ser consideradas violentas, dada a ausência de controles estáveis e centralizados, o que impedia a generalização desses jogos. Com a instauração de um novo modelo social, as pessoas passaram a optar por atividades de diversão cujas regras preservavam sua integridade física, algo significativamente distinto das práticas corporais anteriores. As práticas corporais regradas, ao mesmo tempo em que podem ser consideradas frutos desse processo, contribuíram para o crescimento da economia e a disseminação de um determinado modo de vida ocidental no mundo globalizado.

 

Com base nesse raciocínio, é correto afirmar que

Julgue o item a seguir, com relação aos acontecimentos históricos da educação física.

A gênese da educação física brasileira está relacionada com as instituições médicas e militares.

Julgue o próximo item, com base em uma perspectiva crítica de educação física e a respeito de seus aspectos didático-pedagógicos para a efetivação dos processos de ensino-aprendizagem na escola.

A participação dos alunos em jogos esportivos é recomendada como forma de desenvolver uma competitividade que os levará a “vencer na vida”.

Julgue o item subsecutivo, a respeito da educação física enquanto linguagem.

O estudo do conhecimento da educação física na escola visa apreender a expressão corporal como linguagem.

A partir da perspectiva teórica do texto precedente e da compreensão das práticas pedagógicas da educação física escolar na interface da atividade física e saúde, julgue o item a seguir.

Os resultados em competições esportivas escolares compreendem parâmetros quantitativos e qualitativos na indicação de valores da condição de saúde dos alunos.

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282