Sobre a Abordagem Crítico-superadora, marque a alternativa errada:
Segundo Hildebrandt e Laging (1986) o ensino da Educação Física baseado em uma Concepção Aberta requer: I - que o aluno participe nas decisões referentes aos objetivos, seleção dos conteúdos, metodologia e avaliação. II – que a avaliação seja um subsídio de coerção e evolução intelectual. III – que professor priorize o respeito nas relações de professor-aluno, aluno-aluno. IV – que os conteúdos das aulas façam um elo com o mundo dos alunos. Das afirmações, estão corretas:
No ensino das modalidades esportivas coletivas o professor deve, EXCETO:
Para Matthiesen (2014), ao introduzir os alunos no universo do atletismo, os professores devem buscar, EXCETO:
Para a prática de uma atividade física, colocam-se em jogo várias qualidades ou capacidades físicas. Capacidades físicas são ações musculares e processos motores que dizem respeito à formação corporal e à técnica de movimento. Entre as capacidades física, podemos citar, EXCETO:
A flexibilidade é melhorada se os exercícios de alongamento forem executados persistentemente. Na sua dinâmica de execução, eles podem ser divididos em dois grupos: passivos e ativos. Os exercícios ativos são aqueles que alcançam a maior amplitude articular possível pela atividade muscular do próprio individuo, sem auxílio externo. Os exercícios passivos alcançam uma grande oscilação articular pelo emprego de forças externas, normalmente um companheiro ou um aparelho (BARBANTI, 2010). Sobre os métodos de alongamento, é correto afirmar que:
O princípio da especificidade do treinamento físico é baseado no fato de que as maiores mudanças funcionais e morfológicas durante o treinamento acontecem somente nos órgãos, nas células e nas estruturas intracelulares que são responsáveis pelo movimento. Um treinamento específico tem efeitos específicos sobre o organismo, ou seja, o organismo sempre se adapta de modo específico ao que lhe for oferecido (BARBANTI, 2010). Sobre os fundamentos deste princípio, analise as afirmações abaixo. I – O treinamento não deve ser necessariamente relacionado com a característica do esporte. II – Não é necessário que o treinamento envolva os músculos que participam do gesto do esporte. III – A velocidade de execução dos exercícios no treinamento deve ser muito próxima à velocidade do gesto esportivo. IV – A amplitude do movimento executado no treinamento deve ser simular à amplitude do gesto esportivo. Das afirmações, somente:
Sobre os benefícios da atividade física regular e/ou do exercício físico para a função cardiovascular e respiratória, é correto afirmar que:
Este teste começa com as pessoas caminhando ou trotando devagar e termina em corrida rápida numa distância demarcada de 20 metros, indo e vindo de acordo com o ritmo estabelecido por um sinal sonoro. É composto por múltiplos estágios que duram em torno de um minuto marcados e o estágio em que o indivíduo para ou não consegue manter o ritmo ditado indicará o nível de aptidão física (NAHAS, 2017). Esta é a descrição do teste de Legér e Lambert (1982), que objetiva estimar, especificamente:
A produção de força é um dos papéis essenciais do rendimento muscular, e, para tal, o músculo esquelético apresenta uma elevada capacidade devido a sua microestrutura. A capacidade dos músculos de desenvolver força é dependente de muitos fatores diferentes, EXCETO:
O treinamento de força do tipo musculação produz mudanças agudas no ambiente hormonal, que está ligado aos processos celulares envolvidos no giro da proteína e no crescimento muscular, ou seja, os programas de treinamento de força provocam respostas agudas adaptativas pela modificação de respostas hormonais agudas. As interações entre os hormônios anabólicos e os catabólicos também são importantes no processo de treinamento porque modificam o equilíbrio entre o anabolismo e o catabolismo (BARBANTI, 2010). Um hormônio classificado como catabólico é:
As capacidades motoras correspondem a um traço ou qualidade geral do indivíduo, relacionada ao seu desempenho em uma diversidade de habilidades ou tarefas. Referem-se à potencialidade individual para a execução de habilidades motoras, que podem ser desenvolvidas pelo treinamento. As capacidades motoras podem ser divididas em: condicionais e coordenativas. A opção que apresenta apenas capacidades motoras condicionais é:
O tratamento da hipertensão arterial envolve o uso de medicamentos e a modificação do estilo de vida. Dentre os hábitos saudáveis, a adoção de um estilo de vida fisicamente ativo deve ser estimulado, pois muitos estudos científicos demonstram vários efeitos benéficos da prática de atividades físicas sobre a pressão arterial. É importante destacar também que, além de diminuir a pressão arterial, a realização regular de atividades físicas também:
Os benefícios do desenvolvimento da aptidão física sobre a saúde estão bem evidenciados na literatura científica. Dentre eles, destacam-se: menor incidência dos fatores de risco para doenças crônicas, redução da adiposidade total e abdominal, e melhoria da saúde mental e corporal. Na elaboração de um programa de atividades físicas visando ao desenvolvimento da aptidão física relacionada à saúde, o profissional de Educação Física estaria atingindo esses objetivos com a utilização dos exercícios de:
As corridas de velocidade incluem distâncias curtas: 100, 200 e 400 metros, e o objetivo de todas elas é, partindo de uma posição agachada nos blocos de partida, percorrer a distância definida o mais rapidamente possível. Essas corridas são constituídas por quatro fases fundamentais: partida, aquisição, manutenção e perda de velocidade. Considerando as características das provas de 100 e 200 metros rasos, o diferencial preponderante de desempenho nos 200 metros em relação aos 100 metros é a(o):