A forma como uma sociedade está organizada nas questões políticas, econômicas e sociais para o desenvolvimento das atividades econômicas considerando a produção, a troca e o consumo de bens e serviços é definida como:
Nogami (2018) afirma que o sistema de economia de mercado é típico das economias capitalistas. Em relação ao sistema de Economia de Mercado, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) A economia de mercado tem como característica básica a propriedade privada dos meios de produção, tais como fábricas e terras, e sua operação tem como objetivo a obtenção de lucro.
( ) Em uma economia de livre iniciativa, os agentes econômicos procuram resolver seus problemas de forma conjunta e compartilhada, para sobreviver diante dos desafios impostos pela concorrência.
( ) Em uma economia de mercado, o Estado não faz intervenções em atividades produtivas, ele dedica-se ao atendimento das necessidades coletivas. Sua prioridade passa a ser a justiça e educação, entre outras demandas.
( ) Uma economia de mercado se caracteriza por poucos compradores e vendedores, isso significa que o equilíbrio se dá quando os dois lados do mercado, oferta e demanda, se encontram. Como há um pequeno número de compradores e vendedores, eles só conseguem interferir nos níveis de preços com articulações conjuntas.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
Qual seria o coeficiente de elasticidade-preço da oferta e como seria a classificação em termos de elasticidade se um bem que aumentasse seu preço em 15% e a quantidade ofertada desse bem não se alterasse?
Um dos temas mais relevantes na gestão das empresas e organizações são os custos. A correta classificação e o gerenciamento dos custos passaram a ser tema estratégico para o sucesso nos resultados empresariais, tanto a curto como a longo prazo. Em relação aos custos, analise as assertivas abaixo, assinalando V, se verdadeiras, ou F, se falsas.
( ) Os custos contábeis e custos econômicos podem ser tratados e contabilizados da mesma forma, pois ambos possuem as mesmas fontes de coleta e aplicação.
( ) Sempre que uma empresa ou organização estiver com caixa deficitário o problema estará nos custos fixos que consomem a maior parte da rentabilidade.
( ) Custo de oportunidade são receitas que estão deixando de entrar em função da opção por um outro investimento. São oportunidades que não estão sendo utilizadas. São conhecidos como custo econômico.
( ) Custos irreversíveis são gastos executados que não podem ser recuperados.
A ordem correta de preenchimento dos parênteses, de cima para baixo, é:
A Política Econômica é formulada a partir de várias informações sobre os agregados macroeconômicos, registrados na Contabilidade Nacional. Marque a opção abaixo que descreve as cinco contas básicas da Contabilidade Nacional:
A inflação e o desemprego são fenômenos dos mais preocupantes para os governantes. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:
1. A inflação de demanda é a situação caracterizada pelo excesso de demanda agregada em relação à oferta agregada, popularmente é a situação em que há mais dinheiro em poder da população em que a oferta de bens e produtos. Em uma visão monetarista, pode-se afirmar que o processo inflacionário se origina quando o governo aumenta a emissão de moeda ao financiar seus déficits. Alguns mecanismos de redução da demanda agregada são: aumento da carga tributária, elevação das taxas de juros, redução dos gastos do governo, controle de crédito e arrocho salarial.
2. A inflação de custos pode ser identificada como uma inflação de oferta, pois os preços sobem quando os custos de produção aumentam e os empresários repassam parte destes custos ao preço final do produto. São geradores desse tipo de inflação: aumento dos custos dos preços de matérias primas importadas, aumento de salários, quedas de produção, atuação perversa de alguns monopólios. Como mecanismo de controle e equilíbrio, o governo pode implementar política salarial mais rígida, políticas de controle sobre os lucros das empresas, políticas de controle sobre os preços dos produtos.
3. A inflação inercial só ocorre se houver manifestação do governo aceitando níveis mais elevados. Os agentes econômicos só agirão se perceberem que o governo está aceitando os novos patamares de preço. O retorno ao equilíbrio é mais complexo, em geral as reuniões entre os agentes governamentais, sindicatos e comunidade podem resolver a situação.
4. Existem diferentes tipos de desemprego, o friccional, em que os indivíduos estão desempregados temporariamente, ou seja, estão em transição de um emprego para outro; existe o desemprego estrutural, que ocorre pelo desempenho sazonal de algumas atividades econômicas e existe também o desemprego estrutural causado pela recessão do ciclo econômico.
5. O economista inglês A.W. H. Philips observou em seus estudos uma relação inversa e não linear entre os níveis de emprego e as taxas de inflação. Ele demonstrou (conhecida “curva de Philips) que quanto maior a inflação, menor será o desemprego e vice-versa. Philips considerou a taxa natural de desemprego e chegou à conclusão de que, se o governo reduzir a taxa de desemprego por meio de uma política expansionista, ele acabará gerando aumento nas taxas inflacionárias.
O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações correta
Suponha uma sociedade que produza laranjas (eixo horizontal) e bananas (eixo vertical), cuja fronteira de possibilidades de produção é representada pelo gráfico a seguir.
Note que há três capacidades produtivas:
A está abaixo da fronteira, B está sob a fronteira e C está acima da fronteira.
Assim, as situações de pleno emprego, capacidade ociosa e inexistência de tecnologia produtiva são representadas, respectivamente, por
Suponha um mercado perfeitamente competitivo e as seguintes legendas:
p = preço;
Cmg = Custo marginal;
Rmg = Receita marginal;
Cme = Custo médio;
Rme = Receita média.
O nível de produção ótimo de uma empresa nesse mercado deve atender a condição
Dentre as características de um bem público, é possível mencionar o fato de que
Dentre os possíveis papeis do governo em uma economia para promover seu desenvolvimento, não é possível afirmar que
Considere as seguintes nomenclaturas:
• NFSP = Necessidade de Financiamento do Setor Público;
• cn (subscrito) = conceito nominal;
• co (subscrito) = conceito operacional;
• G = Gastos públicos não financeiros;
• T = Arrecadação não financeira;
• B = Estoque da dívida pública;
• i = taxa nominal de juros;
• r = taxa real de juros = i – π;
• π = inflação.
NFSPco é igual a
O Banco Central apresenta diversas funções como ator primordial no sistema financeiro. Em relação a essas funções e suas características, analise os itens a seguir.
I. Como banco dos bancos, tem a função principal de zelar pela estabilidade do sistema financeiro e, portanto, atua através de regulações e fiscalizações dos atores que atuam nesse sistema.
II. Como banco do Tesouro Nacional, carrega títulos públicos e administra fundos e programas.
III. Como banco emissor monetário, o papel-moeda emitido se torna uma dívida do BACEN e também uma fonte de recursos, sendo registrado como passivo em seu balancete.
Está correto o que se afirma em
O resultado da Conta de Serviços do Balanço de Pagamentos apresenta melhora quando há, ceteris paribus
Relacione o segmento do sistema financeiro nacional às suas respectivas características.
1. Comissão de Valores Imobiliários
2. Superintendência de Seguros Privados
3. Superintendência Nacional de Previdência Complementar
4. Conselho Monetário Nacional
( ) Órgão deliberativo do Sistema Financeiro Nacional, tendo funções apenas normativas.
( ) Autarquia federal, vinculada ao Ministério da Economia, mas sem subordinação hierárquica, com personalidade jurídica e patrimônio próprios, autoridade administrativa independente, mandato fixo e estabilidade de seus dirigentes, e autonomia financeira e orçamentária.
( ) Dentre outras atribuições, é responsável pelo controle e fiscalização da previdência privada aberta, sendo uma autarquia vinculada ao Ministério da Economia.
( ) Autarquia de natureza especial, dotada de autonomia administrativa e financeira e patrimônio próprio, vinculada ao Ministério do Trabalho e Previdência.
Assinale a opção que indica a relação correta, na ordem apresentada.
Sobre as possibilidades de ocorrer inflação de custos, assinale a afirmativa incorreta.