Ir para o conteúdo principal
Milhares de questões atuais de concursos.

A inflação e o desemprego são fenômenos dos mais preocupantes para os governantes. Nesse sentido, analise as afirmações abaixo:

1. A inflação de demanda é a situação caracterizada pelo excesso de demanda agregada em relação à oferta agregada, popularmente é a situação em que há mais dinheiro em poder da população em que a oferta de bens e produtos. Em uma visão monetarista, pode-se afirmar que o processo inflacionário se origina quando o governo aumenta a emissão de moeda ao financiar seus déficits. Alguns mecanismos de redução da demanda agregada são: aumento da carga tributária, elevação das taxas de juros, redução dos gastos do governo, controle de crédito e arrocho salarial.
2. A inflação de custos pode ser identificada como uma inflação de oferta, pois os preços sobem quando os custos de produção aumentam e os empresários repassam parte destes custos ao preço final do produto. São geradores desse tipo de inflação: aumento dos custos dos preços de matérias primas importadas, aumento de salários, quedas de produção, atuação perversa de alguns monopólios. Como mecanismo de controle e equilíbrio, o governo pode implementar política salarial mais rígida, políticas de controle sobre os lucros das empresas, políticas de controle sobre os preços dos produtos.
3. A inflação inercial só ocorre se houver manifestação do governo aceitando níveis mais elevados. Os agentes econômicos só agirão se perceberem que o governo está aceitando os novos patamares de preço. O retorno ao equilíbrio é mais complexo, em geral as reuniões entre os agentes governamentais, sindicatos e comunidade podem resolver a situação.
4. Existem diferentes tipos de desemprego, o friccional, em que os indivíduos estão desempregados temporariamente, ou seja, estão em transição de um emprego para outro; existe o desemprego estrutural, que ocorre pelo desempenho sazonal de algumas atividades econômicas e existe também o desemprego estrutural causado pela recessão do ciclo econômico.
5. O economista inglês A.W. H. Philips observou em seus estudos uma relação inversa e não linear entre os níveis de emprego e as taxas de inflação. Ele demonstrou (conhecida “curva de Philips) que quanto maior a inflação, menor será o desemprego e vice-versa. Philips considerou a taxa natural de desemprego e chegou à conclusão de que, se o governo reduzir a taxa de desemprego por meio de uma política expansionista, ele acabará gerando aumento nas taxas inflacionárias.

O resultado da somatória dos números correspondentes às afirmações correta

© Aprova Concursos - Al. Dr. Carlos de Carvalho, 1482 - Curitiba, PR - 0800 727 6282