Com relação às necessidades de financiamento do setor público e à dívida pública, julgue o item subsequente.
O resultado primário, que corresponde ao resultado nominal excluída a parcela referente aos juros nominais incidentes sobre a dívida líquida, indica, efetivamente, o esforço fiscal do setor público sem os efeitos dos déficits incorridos no passado.
Considerando aspectos diversos referentes aos instrumentos de politica fiscal e aos seus impactos macroeconômicos, julgue os próximos itens.
O desenho tributário ótimo deve buscar a melhor combinação entre equidade e eficiência, ou seja, deve permitir ao governo arrecadar uma dada receita e alcançar objetivos distributivos ao menor custo.
Julgue os itens seguintes, acerca dos fundamentos de economia e da microeconomia.
A eficiência econômica distributiva corresponde à eliminação de ganhos não competitivos com o objetivo de permitir a maximização do excedente do consumidor em determinado mercado.
Julgue os próximos itens, relativos aos gastos públicos, ao déficit público, à tributação e à poupança.
A lógica da equivalência ricardiana implica que todas as mudanças na política fiscal são irrelevantes.
Para que seja capaz de cumprir suas funções, o Estado moderno precisa de uma ampla base tributária, que permita a arrecadação de recursos suficientes para o financiamento de suas múltiplas atribuições. A respeito desse assunto, julgue os itens a seguir.
Há uma tendência de crescimento da carga tributária brasileira ao longo do tempo, podendo-se considerar os períodos pósreformas de 1960 e pós-Plano Real como momentos em que esse aumento foi mais acentuado.
Em relação ao Banco Central do Brasil (BCB) e ao Tesouro Nacional, julgue os seguintes itens.
Pode-se considerar que as inter-relações entre as políticas geridas pelo BCB e pelo Tesouro Nacional são elementos fundamentais ao processo de geração da dívida pública brasileira.
Em relação ao Banco Central do Brasil (BCB) e ao Tesouro Nacional, julgue os seguintes itens.
O BCB deve apresentar notas explicativas acerca da remuneração das disponibilidades do Tesouro Nacional nos seus balanços trimestrais.
Julgue os próximos itens, relativos a déficit público, resultado primário e dívida pública.
Os recursos do Fundo de Amparo ao Trabalhador, aplicados compulsoriamente no Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social, não são computados como dedução no cálculo da dívida líquida do setor público.
Julgue os próximos itens, referentes ao Estado brasileiro e a política industrial.
Um argumento tradicionalmente apontado na literatura para justificar incentivos governamentais à indústria é o de que este setor tem maior “encadeamento” com o restante da economia quando comparado à agricultura e aos serviços, pois demanda insumos de outros setores e tem maior capacidade de geração de empregos.
A base monetária é definida como a soma do papel-moeda em poder do público com os encaixes voluntários e obrigatórios dos bancos comerciais. Os meios de pagamento no conceito restrito (M1) são definidos pela soma do papel moeda em poder do público com os depósitos a vista nos bancos comerciais. Com relação a esse tema e ao desenvolvimento da teoria monetária, julgue os itens seguintes.
Se o BCB determinar um aumento nos encaixes compulsórios dos bancos comerciais, haverá aumento da base monetária.
Admita-se que as informações provenientes do mercado de feijão sejam amplamente conhecidas. Por isso, foi possível elaborar regressões econométricas passando a conhecer, portanto, as funções de demanda e oferta, sendo dadas, respectivamente, por:
• Oferta: p = 0,3x + 6;
• Demanda: p = 15 – 0,20x.
Desse modo, um economista/gestor responsável pelo acompanhamento do preço do feijão no mercado nacional, após análises, precisa tabelar o preço do feijão em R$ 9,00 por unidade. Por conta dessa decisão, ocorreria, no mercado,
As economias nacionais, assim como as empresas, possuem regras contábeis para mensuração de suas riquezas, ou seja, o dimensionamento dos agregados econômicos. Sobre os agregados macroeconômicos, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) São considerados agregados macroeconômicos básicos de uma economia: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção de interna e despesa.
( ) O valor bruto da produção (VBP) é o maior valor agregado em economia em termos monetários.
( ) O valor do produto é obtido pela soma do consumo mais poupança e investimentos.
( ) A absorção interna em uma economia fechada e sem governo corresponde à soma do investimento e do consumo privado.
A sequência está correta em
Riani (1990, p. 27) ensina, consistentemente, que “a impossibilidade de atingir a produção ótima, por imperfeições da concorrência, é denominada de falhas de mercado, decorrentes de indivisibilidade do produto, externalidades, custo de produção decrescente e mercados imperfeitos e riscos e incertezas na oferta de bens e serviços". A respeito das falhas de mercado identificadas, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas.
( ) Para os bens indivisíveis, por esse motivo denominados bens públicos, pode-se estabelecer preços através do mercado.
( ) Os bens públicos ou indivisíveis são considerados bens não rivais, implicando que o consumo de um indivíduo não implicará em menor consumo de outro.
( ) As externalidades ocorrem quando os benefícios e custos privados, medidos pelos preços de mercado, diferem dos benefícios e custos sociais.
( ) Os custos de produção, sendo decrescentes, ocasionam falhas no funcionamento do mercado.
( ) Os riscos e incertezas ocasionam falhas no funcionamento do mercado na medida em que os agentes econômicos não possuem certeza absoluta sobre a estabilidade dos preços e custos, o que lhes garante o prêmio de risco aos preços que praticam.
A sequência está correta em
“A macroeconomia trata do comportamento da economia como um todo – de períodos de prosperidade e de recessão." (Rossetti, 1997. p. 717.) Constituem-se indicadores de desempenho macroeconômico, EXCETO:
Considere V (verdadeiro) e F (falso). Sobre a utilidade,
pode-se afirmar que:
A utilidade total é a satisfação acumulada pelo
consumo de certa quantidade do bem ou serviço.
A utilidade marginal é a satisfação adicional obtida
pelo consumo de mais uma unidade do bem.
A utilidade marginal é crescente, porque o consumidor
vai aumentando a capacidade de percepção da
utilidade proporcionada por mais uma unidade do
bem, não chegando à saturação.
Os preços dependem basicamente da utilidade
marginal e não da utilidade total.
A sequência CORRETA, de cima para baixo, é: