No que diz respeito a aspectos da administração financeira e orçamentária pública, julgue os itens a seguir.
Uma das funções do Estado, em relação às falhas de mercado, é reprimir o surgimento de assimetria de informações entre os agentes econômicos de produção e de consumo.
Com relação à atuação de um Banco Central numa economia monetária, identifique as afirmativas a seguir como verdadeiras (V ) ou falsas (F ): ( ) Surge no Brasil para fazer cumprir metas de inflação. ( ) Ao elevar as taxas de recolhimento compulsório sobre depósitos à vista concomitantemente à elevação da base monetária transformada em reservas bancárias no mesmo montante, reduz a liquidez e com isso também a inflação corrente. ( ) Quanto menor for a retenção de moeda pelo público na forma manual, maior impacto sobre os meios de pagamento o Banco Central vai gerar com a compra de títulos no mercado aberto. ( ) Ao usar ajustes na oferta monetária (M1 ) para manter a taxa de juros constante, cabe a ele comprar títulos no mercado aberto quando houver uma elevação na demanda por moeda. Assinale a alternativa que apresenta a sequência correta, de cima para baixo.
Sobre os Planos Plurianuais, considere as seguintes afirmativas: 1 Foram instituídos na Constituição Federal de 1988. 2 Foram instituídos na Constituição Federal de 1946 e tiveram sua primeira versão com o Plano Salte do Governo Dutra. 3 São o principal instrumento de planejamento para o médio-prazo no setor público, cuja prevalência transcende o mandato de um Presidente. 4 São elaborados pelos três Poderes da República conjuntamente. Assinale a alternativa correta.
Considerando planos equivalentes de financiamento, com mesmo montante de principal, mesma taxa de juros e mesmo prazo, o plano que ao fim envolve o menor valor de desembolso é:
O período de 1968 a 1973 da economia brasileira ficou conhecido como “Milagre”. Sobre ele é correto afirmar:
A respeito dos conceitos de déficit público utilizados no Brasil, é correto afirmar:
O economista alemão Adolph Wagner é considerado um dos pioneiros nos estudos a respeito do comportamento dos gastos dos governos em economias industriais modernas. Considere as seguintes razões do crescimento dos gastos públicos em relação ao produto nacional: 1 Uma expansão das atividades administrativas, legislativas e sociais relacionada ao aumento da complexidade das sociedades. 2 Um aumento da demanda por bens superiores ou elásticos em relação à renda, e com características de bens públicos. 3 Aumentos na escala e na sofisticação tecnológica da produção de riquezas, facilitando o aparecimento de monopólios e exigindo maior incursão do Estado em tais atividades. 4 Redução de sua capacidade de gerar impactos positivos sobre o produto nacional derivada da produtividade marginal decrescente dos funcionários adicionais contratados. De acordo com Wagner, nas economias industriais modernas, os gastos públicos cresceriam mais rápido que o produto nacional em função de:
Considere os seguintes componentes: 1 Expectativa de vida ao nascer. 2 Renda nacional bruta per capita. 3 Índice de Gini para desigualdade da renda nacional bruta per capita. 4 Anos de escolaridade esperados para crianças entrando na idade escolar. 5 Média de anos de escolaridade. São componentes das três dimensões do Índice de Desenvolvimento Humano:
Numere os mecanismos e instituições do setor público da coluna da direita, de acordo com os conceitos da economia dos custos de transação da coluna da esquerda. 1 Custos ex ante com base em racionalidade limitada. 2 Custos ex post com base no oportunismo. 3 Custos ex post com base em especificidade de ativos. 4 Custos ex ante com base em incerteza. 5 Custos ex post com base em frequência. ( ) A existência das Forças Armadas. ( ) A existência de uma Controladoria Geral da União. ( ) A confecção de editais para compras. ( ) Contratação de funcionários públicos. ( ) Aditivos contratuais em serviços de engenharia civil de grande complexidade. Assinale a alternativa que apresenta a numeração correta da coluna da direita, de cima para baixo.
O primeiro grande movimento de industrialização da economia brasileira no período entreguerras teve repercussão
limitada no Paraná, como explica o economista Francisco Magalhães. Sobre o assunto, considere os seguintes fatores:
1.Mercado interno limitado por sua população, que representava aproximadamente 3% do total brasileiro.
2.Seu pequeno núcleo industrial ter forte vinculação com o mate e ter sido por isso impactado negativamente com
a crise mundial de 1929.
3.Insuficiência em sua infraestrutura para a aceleração e diversificação da atividade industrial para além daquelas
relacionadas ao mate.
4.Expansão prévia da cultura do café, que já havia se tornado a principal atividade econômica no Paraná no início
daquele período.
São fatores limitadores desse movimento no Paraná:
Julgue os itens a seguir, acerca de microeconomia e das curvas de
procura.
O efeito substituição, ceteris paribus, é obtido por meio de um movimento que sai da curva de indiferença mais alta e vai para outra mais baixa em decorrência de uma queda no preço de um bem. Assim, é impossível separar o efeito renda do efeito substituição, dado as duas análises serem complementares.
Julgue os itens seguintes, relativos à macroeconomia.
No conceito de dívida líquida do setor público, o saldo líquido
do endividamento representa o balanceamento entre as dívidas
e os créditos do setor público não financeiro e do Banco
Central do Brasil.
Considerando os aspectos da economia do setor público, julgue os
itens que se seguem.
A necessidade de financiamento do setor público permite
o acompanhamento e a avaliação da política fiscal.
Nesse sentido, o resultado primário apurado pelo critério
abaixo da linha, que é acompanhado pela Secretaria de
Orçamento Federal, é considerado como o resultado oficial
porque é fundamental para a elaboração do orçamento e
planejamento fiscal.
No que se refere aos principais planos de desenvolvimento vigentes
na segunda metade do século XX, julgue os itens a seguir.
No início da década de 50 do século XX, a política cambial constituía o principal instrumento de política econômica do setor público brasileiro.
No que diz respeito às políticas econômicas adotadas após 1994
bem como à estrutura tributária e evolução da dívida pública
brasileira, julgue os itens subsequentes.
Em decorrência da crise cambial brasileira de 1999, o
governo Fernando Henrique Cardoso rompeu com o
receituário de câmbio fixo proposto pelo Fundo Monetário
Internacional.