Seja U = XY a função de utilidade de um consumidor sujeito à restrição orçamentária 2X + 6Y = 240. Assinale a opção que apresenta a cesta ótima, ou seja, os consumos ótimos de X e Y, respectivamente
A proposição de que, se os agentes econômicos privados puderem negociar sem custo a alocação de recursos, poderão resolver por si sós o problema das externalidades, refere-se ao:
O déficit atinente ao resultado negativo entre receitas e despesas do governo, incluindo-se as despesas com pagamento de juros e a correção monetária da dívida pública, denomina-se:
O modelo de Mundell-Fleming mostra os efeitos das políticas monetária e fiscal em uma economia que mantém transações com o exterior. Assinale a opção que corresponde a uma hipótese básica do referido modelo.
Dada a função de demanda do bem X, Qx = 100 - 4Px, é correto afirmar que:
Para um bem inferior, a elasticidade-renda da demanda é:
Segundo Lacerda et al. (2010), dentre as afirmativas abaixo atinentes ao "milagre brasileiro" (1968-1973), assinale a opção correta.
Um bem comum é aquele cuja demanda diminui quando o preço aumenta. Jã o bem cuja demanda cresce quando seu preço aumenta é chamado bem:
Sobre o processo brasileiro de substituição de importações, assinale a opção INCORRETA, segundo Securato (2007) .
Sobre a "armadilha da liquidez", é correto afirmar que:
O Produto Interno Bruto (PIB) e o Produto Nacional Bruto (PNB) são conceitos distintos, usados para medir a produção e
a renda de um país. Assim, um aumento do PNB a custo de fatores é reflexo, dentre outros fatores, de um(a)
Um monopolista consegue fixar um preço acima do custo marginal e, portanto, produz e vende uma quantidade abaixo
do nível socialmente ótimo. Essa estratégia gera um ônus para a economia, denominado de peso morto do monopólio.
Assinale a opção que apresenta uma forma de zerar esse peso morto para todos os agentes (firma, consumidor e
governo).
A contabilidade social é a principal ferramenta governamental para se mensurar e planificar a política econômica de um país. Além disso, é através de suas mensurações que se registram, historicamente, os dados econômicos num determinado período de tempo. Diante do exposto, marque V para as afirmativas verdadeiras e F para as falsas. ( ) A contabilidade nacional envolve uma metodologia de cálculo dos principais agregados macroeconômicos nacionais, tendo como objetivo quantificá-los para o direcionamento da política econômica para o desenvolvimento, a estabilização dos preços e de crescimento dos países. São considerados os agregados macroeconômicos ao longo de determinado período de tempo: poupança, investimento, produto interno, salários, tributos, exportações e importações. ( ) Os agregados macroeconômicos básicos quantificados em termos econômicos nos países são: produto, renda, consumo, poupança, investimento, absorção interna e despesa. ( ) O valor das despesas nacionais de um país é correspondente ao somatório do investimento mais a poupança. ( ) A formação bruta de capital fixo é obtida, em uma economia aberta, através do somatório dos agregados econômicos: poupança privada (poupança das famílias, depreciação e lucros retidos), poupança pública e déficit em conta corrente do balanço de pagamentos menos a variação de estoques. ( ) As transferências intragovernamentais são as realizadas entre órgãos de esferas diferentes de governo como, por exemplo, a quota-parte do ICMS, enquanto que as transferências intergovernamentais são as realizadas entre os órgãos da mesma esfera de governo como, por exemplo, as ocorridas entre o Tesouro Nacional e o Ministério da Previdência Social (MPS). A seqüência está correta em
Considerando um regime cambial de taxas fixas, assinale a alternativa correta.
Tendo em vista que algumas variáveis econômicas influenciam nas decisões de consumo e poupança, assinale a alternativa correta.