Ao editar um texto com o Edivox é possível agregar marcas de formatação com o objetivo de:
Sobre o Prancha Fácil, assinale a alternativa correta.
Com o Braille Fácil podemos transcrever textos para o sistema Braille. Assinale a alternativa que aponta o comando correto para a inserção de quebra de página.
A incapacidade de enxergar com clareza suficiente para contar os dedos da mão a uma distância de 3 metros, à luz do dia, pode ser caracterizada como:
A escrita ampliada é um sistema alfabético que se baseia na escrita com tipos e tamanho de fonte ampliados, geralmente até 48, não devendo ultrapassar esse tamanho para não dificultar a compreensão de quem for utilizá-la. Essa estratégia se adequa principalmente às necessidades das pessoas:
Considere:
I. Disponibilização de formulário de inscrição de exames com campos específicos para que o candidato com deficiência informe os recursos de acessibilidade e de tecnologia assistiva necessários para sua participação.
II. Dilação de tempo, conforme demanda apresentada pelo candidato com deficiência, tanto na realização de exame para seleção quanto nas atividades acadêmicas, independentemente de prévia solicitação, sendo necessária, no entanto, a comprovação da necessidade.
III. Adoção de critérios de avaliação das provas escritas, discursivas ou de redação que considerem a singularidade linguística da pessoa com deficiência, no domínio da modalidade escrita da língua portuguesa.
Nos termos da Lei nº 13.146/2015, nos processos seletivos para ingresso e permanência nos cursos oferecidos pelas instituições de ensino superior e de educação profissional e tecnológica, públicas e privadas, devem ser adotadas, dentre outras, as medidas corretas descritas em
A Defensoria Pública da União propôs ação civil pública para a defesa de direitos difusos de pessoas com deficiência. A ação foi julgada improcedente por deficiência de prova, tendo a sentença sido confirmada em segundo grau de jurisdição e transitado em julgado. Nesse caso, conforme preceitua a Lei nº 7.853/1989,
Os anos de 2012 e de 2016 marcaram significativamente a história da democratização do acesso à educação no Brasil, em função da promulgação das Leis nº 12.711 e nº 13.409, que garantiram, respectivamente:
A audiodescrição (AD) ao vivo é um recurso de Tecnologia Assistiva também utilizado em eventos acadêmicos. Para a atividade, Tavares (2013) recomenda a utilização de uma cabine acústica e de equipamentos de transmissão e recepção:
“A profissão de Tradutor e Intérprete de Língua de Sinais (TILS) foi reconhecida pela Lei nº 12.319/2010 (...). O processo de interpretação, apesar de parecer simples, é bem complexo. Estamos ouvindo uma informação linear e estruturada em uma determinada ordem sintática e precisamos que ela seja reconstruída de maneira visual, seguindo outra ordem sintática e sem prejuízo às ideias apresentadas na informação inicial" (DE CICCO, 2016). Nesse contexto, o TILS:
Um dos recursos de acessibilidade comunicacional é a Janela de Libras. Sobre este recurso é INCORRETO dizer que:
A necessidade de atendimento prioritário para pessoas com deficiência é uma questão pública reconhecida. O assunto é tratado no Art. 9° da Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência (Lei nº 13.146/2015), a partir do qual “a pessoa com deficiência tem direito a receber atendimento prioritário em várias situações”, entre as quais:
A Lei nº 10.098/2000, conhecida como Lei da Acessibilidade, dentre outras determinações, estabelece a obrigatoriedade de as emissoras de televisão garantirem acessibilidade para pessoas com deficiência visual em suas grades de programações diárias. Para tanto, devem utilizar-se de um recurso de Tecnologia Assistiva. Assinale a alternativa que apresenta o referido recurso.
A professora Anne Sulivan reconheceu o potencial de aprendizagem de uma pessoa surdocega, tendo sido a responsável pela educação de Helen Keller. De acordo com Nascimento (2006), quanto à surdocegueira pode-se afirmar que:
A NBR 15.599:2008, da ABNT, dá conta de especificidades de comunicação na prestação de serviços. Considerando-se como cliente uma pessoa com deficiência visual, os recursos de Tecnologia Assistiva inventados no século XX que podem lhe favorecer o acesso a informações disponibilizadas originalmente em texto impresso, no computador e em forma de imagens, respectivamente, são: