De acordo com os estudos de Mattoso (2012, p. 23-24), a partir das definições estabelecidas pela Convenção Sobre os Direitos das Pessoas com Deficiência (ONU, 2006) e pelo Programa Vision 2020 da Organização Mundial de Saúde, pessoas com deficiência visual são:
Para concorrer a recursos pelos editais da Lei Rouanet, as empresas interessadas devem seguir as orientações do Ministério da Cultura, o qual sugere breve descrição das medidas a serem adotadas para favorecer a acessibilidade a pessoas com deficiência em projetos culturais. Estão listados a seguir diversos exemplos de recursos de acessibilidade, EXCETO:
Segundo Skliar (2005), “os surdos constituem seu conhecimento do mundo através do canal visual-gestual, adquirem a língua de sinais sem dificuldade e esta vai proporcionar seu desenvolvimento cognitivo e linguístico”. Sobre a inclusão de alunos surdos usuários de Língua de Sinais, é correto afirmar que:
Neves (2007) afirma que “na legendagem para pessoas com surdez, a passagem da oralidade à escrita deverá ser feita de forma que a escrita comunique o máximo possível da informação contida na expressão oral.” Neste sentido, é INCORRETO afirmar que o transcritor:
O aro magnético é um recurso de Tecnologia Assistiva específica para surdos usuários de aparelhos auditivos e implantes. Sobre essa tecnologia, é correto afirmar que o aro magnético consiste em:
A NBR 9.050/2015 da Associação Brasileira de Normas Técnicas estabelece uma série de diretrizes especificamente relacionadas aos espaços de exibição de produtos audiovisuais como cinemas, teatros, auditórios e similares. As disposições gerais dão conta dos itens a seguir, EXCETO:
O vínculo do lema “Nada sobre nós, sem nós” com a luta pelos direitos das pessoas com deficiência foi documentado pelo escritor James Charlton, nos Estados Unidos, em obra homônima ao lema publicada em 1998. Charlton teria sido motivado por um evento ocorrido em outro país, relacionado a outro grupo de pessoas em situação de vulnerabilidade. Assinale a alternativa que indica a que grupo se referia o evento e onde ocorreu.
O planejamento e a organização de recursos e serviços de acessibilidade e de disponibilização e usabilidade pedagógica de recursos de Tecnologia Assistiva está previsto no art. 28 (Capítulo IV), que trata do direito à educação, na Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência - LBI (BRASIL, 2015). Assinale, dentre as alternativas a seguir, a que reúne as ferramentas corretas que proporcionam acessibilidade e usabilidade aos usuários com deficiência visual.
A NBR 15.290, da Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT), segue preceitos do Desenho Universal com relação à comunicação na televisão e visa a todos os objetivos a seguir, EXCETO:
Muitas vezes, as pessoas associam deficiência com incapacidade, mas nem toda deficiência provoca limitação de capacidade e problemas de desempenho. Ela pode comprometer apenas uma função específica e preservar as outras. De acordo com o Decreto nº 5.296 (BRASIL, 2004), art. 5º, § 1º, a pessoa com deficiência é aquela que possui limitação ou incapacidade para o desempenho de atividade e se enquadra nas categorias de deficiências física, auditiva, visual, mental e múltipla (associação de duas ou mais deficiências), enquanto a pessoa com mobilidade reduzida é aquela que:
O conhecimento e a cidadania das pessoas com deficiência visual está diretamente vinculado aos produtos culturais colocados à sua disposição. Técnicas, como a transcrição, são consideradas fundamentais para a inclusão desse segmento da população. A função de Transcritor é uma atividade que exige muita concentração, por lidar com materiais didáticos que serão fornecidos a pessoas com deficiência e que precisam ter qualidade, pois isso reflete na motivação e formação dos leitores com deficiência visual. O apoio e a promoção de capacitação e especialização de recursos humanos em acessibilidade e ajudas técnicas está previsto como parte do programa nacional de acessibilidade, conforme consta no decreto nº 5.296 (BRASIL, 2004). Assinale a seguir, as descrições da atividade típica do Transcritor.
O século XIX marcou a vida das pessoas com deficiência visual em todo o mundo. Nascia, na França, Louis Braille. Acometido pela cegueira por conta de um acidente doméstico, ele revolucionou a educação, com a criação do sistema braile. Atualmente, de acordo com Montilla (2006) uma série de equipamentos específicos favorecem a acessibilidade comunicacional a estudantes com deficiência visual. No ambiente escolar, pessoas com baixa visão utilizam-se de equipamentos também utilizados por estudantes cegos.
Assinale a única opção de equipamento utilizado apenas pelas pessoas com baixa visão.
A Lei Brasileira de Inclusão da Pessoa com Deficiência foi sancionada em 2015 e destina-se a assegurar e a promover, em condições de igualdade, o exercício dos direitos e das liberdades fundamentais por pessoa com deficiência, visando à sua inclusão social e cidadania. Assinale a alternativa que contém uma determinação desta lei.
A inserção, no mercado de trabalho, de pessoa com deficiência e de segurados reabilitados permanece como desafio à sua inclusão social e econômica. A principal estratégia são as políticas afirmativas de reserva de postos de trabalho para essas pessoas. Assinale a opção que apresenta o critério adotado na legislação.
Com referência à educação superior de alunos com deficiência, a Lei nº 13.409/2016 determina a/o: