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Na Idade Média, uma importante contribuição à preservação da história e da cultura das civilizações grega e romana, por exemplo, foi alcançada por intermédio do trabalho dos monges copistas da ordem beneditina. Estes, por sua vez, dedicavam-se à tradição de copiar obras tanto com o propósito de atender à obrigação de leitura diária como para aumentar o número de livros em circulação. Contudo, eles se deparavam com algumas dificuldades, com destaque para o alto custo do pergaminho. Por causa disso, obras de menor interesse eram apagadas para que fossem reescritas outras produções no mesmo pergaminho.

Tomando como base os termos aplicados em Teoria da Comunicação, o suporte físico no qual os monges daquele período colocavam iluminuras e letras de famílias e corpo variáveis classifica-se como:

A partir do advento da tipografia, tornou-se possível reproduzir um número expressivo de cópias. O mercado editorial despontou como um filão a ser explorado e os principais centros urbanos do continente europeu trataram de ter uma tipografia, de preferência sob a égide de um impressor germânico.

Sobre o processo de produção do livro em escala industrial, infere-se que:

Esse jornal diário vespertino foi lançado em 1966 por Ruy Mesquita, com um grupo de jornalistas sob o comando de Mino Carta. A proposta era oferecer aos leitores um produto revolucionário do ponto de vista gráfico, ágil e com reportagens que pudessem diferenciá-lo das demais publicações com as quais concorreria nas bancas. A linha editorial do veículo foi destacada na primeira edição: “Vai para a mesma luta, dentro das mesmas normas éticas de intransigência e de responsabilidade. Mas entra na luta com seus próprios meios, com seu estilo próprio, o estilo vibrante, irreverente de um vespertino moderno que visa atingir um público diferente daquele que, normalmente, lê apenas os matutinos, cujo estilo deve ser, forçosamente, mais pesado e mais prolixo".

Trata-se da seguinte publicação:

O jornalista deve, nas matérias em off, tomar algumas precauções, como, por exemplo, verificar as informações e avaliar o interesse de quem as forneceu. Como contrapartida, o procedimento de praxe é resguardar o informante, evitando sua exposição.

Em relação à fonte “off the record" (anônima), deontologicamente, é correto afirmar que:

Um órgão público realizará uma auditoria de imagem para avaliar a percepção da sociedade em relação à instituição.

A primeira fonte de coleta de informações será(ão):

Um órgão público precisa lançar uma campanha institucional voltada para um público formador de opinião, de nível superior. De modo geral, o meio mais adequado para atingir esse público é o(a):

A agência de um banco está situada em uma comunidade carente. A área de comunicação mantém um contato regular com a comunidade, realizando diversas ações institucionais, com viés social.

O objetivo principal dessa atividade junto a esse público é obter:

A fonte de informações inicial para a elaboração de uma estratégia de gestão da marca e posicionamento de um banco é:

Uma das principais metáforas para entender a sociedade atual, na qual as relações se transformam continuamente a partir de seus componentes, nos é dada por Zygmund Bauman, ao tratar da

A Teoria da Agulha Hipodérmica, que pressupõe que as mensagens são recebidas pelo público de forma passiva e uniforme, também é conhecida como

Sobre o processo de informatização das redações nos jornais diários brasileiros, analise as afirmativas a seguir.

I. Foi iniciado na redação do Jornal do Brasil, em 1995, e impôs mudanças profundas no método de trabalho dos jornalistas.

II. Provocou, como uma de suas consequências negativas, a demissão dos jornalistas encarregados exclusivamente da revisão.

III. Foi visto pelas empresas como uma forma de economia e de maior agilidade na elaboração dos periódicos.

Está correto o que se afirma em

Relacione os tipos de abordagem formal usados mais frequentemente pela propaganda, listados a seguir, às suas respectivas características.

1- Slice of life

2- Antropomorfia

3- All-type

4- Testemunhal

5- Epopeia

( ) transforma coisas e conceitos em figuras humanas ou de animais para que “falem" e expressem características e emoções de modo mais evidente.

( ) conta uma história de forma dramática reforçando seu sentido de luta e conquista, conferindo-lhe um sentido épico.

( ) utiliza apenas texto, geralmente decorrente de um título e sem imagens complementares.

( ) usa personalidades ou autoridades para reforçar características positivas com base em sua experiência como produto ou serviço.

( ) apresenta consumidores típicos ou idealizados em situações cotidianas nas quais dramatizem algum uso ou benefício do que está sendo anunciado.

Assinale a opção que apresenta a relação correta, segundo a ordem apresentada.

Com relação às tipologias, assinale a opção que apresenta a família de letras sem serifa.

As opções a seguir apresentam exemplos de textos representativos do gênero opinativo no jornalismo, à exceção de uma. Assinale-a.

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