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Com relação a aspectos teóricos e éticos da comunicação, julgue o item a seguir.

Um profissional de comunicação que critica a comunicação massificada e o uso dos meios de comunicação de massa reafirma normas sociais e expõe os desvios dessas normas ao público, o que constitui uma de suas atribuições.

O advento da comunicação de massa e a midiatização da cultura fazem parte do desenvolvimento industrial e são responsáveis por moldar a conduta e a cultura das pessoas. Com isso, a indústria de comunicação atingiu tanta importância nas sociedades modernas que tudo o que se sabe sobre a sociedade e sobre o mundo foi apreendido por intermédio dos meios de comunicação.

Considerando esse texto como motivador inicial, julgue o seguinte item.

Por constituírem no seu conjunto uma indústria cultural e dependerem fortemente de anunciantes, os meios de comunicação de massa não são considerados pelas várias escolas do pensamento comunicacional como lugar de debate no contexto de uma esfera pública, mas sim como uma atividade meramente mercantil.

A respeito das características da redação em jornais, revistas, rádio, Internet e vídeo, julgue o próximo item.

No radiojornalismo, ao se nominarem fontes e instituições, primeiramente se deve indicar o nome da pessoa e, em seguida, o seu cargo, evitando-se uso do plural, de abreviações, bem como a repetição de fonemas (cacofonias e rimas) e frases negativas.

Com relação à imprensa escrita, julgue o item seguinte.

Denomina-se lide interrogativo o lide que introduz a matéria por meio de uma ou mais perguntas que são respondidas no próprio lide, no sublide ou ao longo da matéria.

Acerca do jornalismo institucional, julgue o item subsequente.

O assessor de imprensa deve, sempre que possível, assumir o papel de porta-voz da empresa por ele assessorada, em razão do seu vasto conhecimento a respeito da empresa e de técnicas de comunicação.

No que se refere à comunicação organizacional, julgue o item que se segue.

A identidade institucional consiste no resultado do balanço entre percepções positivas e negativas que a empresa transmite a determinado público.

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

Destacam-se em uma página impressa os elementos e princípios básicos da Gestalt: suas leis de percepção das formas, da constância dos objetos, do princípio do isomorfismo e da teoria da dinâmica de campos.

Acerca do conceito de projeto gráfico, julgue o item subsequente.

Utilizado nas artes gráficas, o termo desktop publishing — editoração eletrônica — relaciona-se ao fluxo de trabalho em diagramação e na composição de textos.

Tendo o texto precedente como referência inicial, julgue o item subsecutivo, relativo a propriedades de um projeto gráfico editorial.

O espacejamento positivo deve ser evitado se a finalidade for ajustar uma ou mais linhas de um texto justificado.

Com relação a técnicas de editoração modernas, julgue o item que se segue.

O diagrama modular é utilizado para controlar um volume maior de texto ou para dispor informações diferentes em colunas separadas.

Adota como principal critério de noticiabilidade o valor-notícia consonância:

“(...) provêm da tradição oriental de signos, sem deixar de ter pontos de contato com a escrita hieroglífica egípcia. Surgem da necessidade de transmitir impulsos de informação complexa, rapidamente, ou em um contexto multilíngue ou analfabeto."

(FUENTES, Rodolfo. A prática do design gráfico: uma metodologia criativa. São Paulo: Rosari)

Essa é uma definição para

Em “Ética e poder na sociedade da informação" (São Paulo: Unesp, 2011, p. 101-102), Gilberto Dupas afirma que

A capacidade de produzir mais e melhor não cessa de crescer. Mas tal progresso traz consigo desemprego, exclusão, pauperização,

subdesenvolvimento. As tecnologias da informação encolhem o espaço. Alguma coisa desaparece nesses buracos

negros nos quais as pessoas estão sempre separadas. Nada mais parece impossível. [...]

[...] Nos palcos eletrônicos da sociedade global, as figuras do ganhador e do ostentador personificam os novos mitos fugazes e

os frágeis. Nunca a tirania das imagens e a submissão ao império das mídias foram tão fortes. A produção econômica moderna

espalha sua ditadura; o consumo alienado torna-se para as massas um dever suplementar, um verdadeiro instrumento de busca

da felicidade, um fim em si mesmo.

Nessa perspectiva crítica, as tecnologias da informação, identificadas como principal desenvolvimento da globalização e dos livres mercados, aceleram a

A essência do trabalho da assessoria de comunicação pode ser definida como a




É o departamento responsável pelas diretrizes da campanha, assim como pela divisão da verba disponibilizada pelo cliente entre a produção e a mídia. Por exemplo, se o cliente tiver verba de R$ 50 milhões para uma campanha, este setor poderá determinar que 80% dela será para veiculação e o restante para as demais etapas de produção.

Dentro de uma agência publicitária, estas são as funções do departamento de

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