Analise as afirmativas abaixo, dê valores Verdadeiro (V)
ou Falso (F) e assinale a alternativa que apresenta a
sequência correta de cima para baixo.
( ) Quando ocorrer incerteza em relação a fato relevante
cujo desfecho possa afetar significamente a posição
patrimonial e financeira da entidade, bem como o
resultado das suas operações, o auditor deverá
adicionar um parágrafo de ênfase em seu parecer,
após o parágrafo de opinião, fazendo referência à nota
explicativa de administração, que descreverá, de forma
mais extensa, a natureza e, quando possível, o efeito da
incerteza.
( ) Na auditoria independente das demonstrações
contábeis das entidades, públicas ou privadas, sujeitas a
regulamentação especifica quanto à adoção de normas
contábeis próprias ao segmento econõmico, quando
as demonstrações forem significamente conflitantes
com as disposições da legislação especifica que rege
a atividade, o auditor deverá emitir parecer aleatório,
indicando a inobservãncia da legislação especifica.
Entretanto, se o conflito for com os princípios de
contabilidade, o auditor deverá emitir seu parecer com
viés ou adverso, de acordo com a relevãncia.
( ) As demonstrações contábeis devem conter os
elementos que expressem a situação do patrimõnio
da entidade, além dos indicativos de suas variações
dentro do período auditado, de acordo com os princípios
fundamentais de contabilidade. A omissão desses
elementos nas demonstrações significará erro em
termos de conteúdo.
( )A discordãncia com a administração da entidade a
respeito do conteúdo ou forma de apresentação das
demonstrações contábeis deve conduzir o auditor à
opinião com ressalva ou à opinião adversa, com os
esclarecimentos que permitam a correta interpretação
dessas demonstrações.
Indique a alternativa correta:
Em relação às fases, aos objetivos e às técnicas de auditoria, julgue
os itens subsecutivos.
O auditor interno deve preservar sua autonomia profissional, logo não lhe cabe prestar assessoria ao conselho fiscal ou a órgãos equivalentes.
Constitui(em) documentos e registros dos fatos, informações e provas, obtidas no curso da auditoria, a fim de evidenciar os exames realizados e dar suporte à sua opinião, críticas, sugestões e recomendações. Trata-se
Segundo a Deliberação Nº 198/96, do TCE/RJ, só poderão receber auxílios ou subvenções do Estado as associações, agremiações e entidades de qualquer natureza, regularmente organizadas, e que mantenham, satisfatoriamente, serviços que visem promover:
Para extrair conclusões razoáveis que sirvam de base para o relatório de auditoria, o auditor deverá obter evidências apropriadas de auditoria. Nesse sentido, a medida da qualidade das evidências, sua pertinência em relação a determinados critérios e sua confi abilidade corresponde ao conceito de:
A técnica de investigação minuciosa, com exame de documentos, setores, unidades, órgãos e procedimentos interligados, visando dar segurança à opinião do responsável pela execução do trabalho sobre o fato observado, corresponde ao conceito de:
Quando o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual, através da aplicação de testes que resultem na obtenção de uma ou de várias provas, é levado a um grau razoável de convencimento a respeito dos fatos examinados, pode-se afi rmar que esta convicção corresponde ao conceito de:
Ao elaborar relatório evidenciando os resultados dos exames efetuados, de acordo com a forma ou tipo de atividade realizada, o servidor do Sistema de Controle Interno do Poder Executivo Estadual deverá reunir, principalmente, informações quanto aos atos de gestão, fatos ou situações observados, utilizando linguagem sucinta e resumida, transmitindo o máximo de informações de forma breve. Esses procedimentos correspondem ao atributo de qualidade denominado:
Os elementos sufi cientemente comprobatórios, a fi m de apoiar o parecer do Auditor sobre o trabalho realizado, possuem, dentre vários objetivos, o de:
Com base nas normas aplicáveis à auditoria independente, julgue os itens subsecutivos.
No Brasil, a convergência das normas brasileiras de auditoria aos padrões internacionais ocorre por meio da tradução e adequação das normas emanadas pela Federação Internacional de Contadores (IFAC), do CFC e do Instituto dos Auditores Independentes do Brasil (IBRACON).
A empresa Wiinfo S.A. elabora projetos de implementação de softwares fiscais. Os projetos são controlados por sistema de acompanhamento de projetos, que controla as fases e as horas aplicadas. O sistema foi construído de forma a dar a situação atual do projeto, não guardando as posições diárias. As receitas são apropriadas de acordo com o percentual de conclusão das fases. Para confirmar a veracidade da contabilização das receitas, deve o auditor externo:
Com referência aos objetivos, técnicas e procedimentos de auditoria, julgue os seguintes itens.
Os testes de aderência ou observância, cujo objetivo é identificar a existência, a efetividade e a continuidade dos controles internos, consistem em um conjunto de procedimentos de auditoria destinado a confirmar se as funções críticas de controle interno estão sendo efetivamente executadas.
A figura do Auditor_________________ surgiu para atender à necessidade de auditorias mais frequentes, detalhadas e profundas, visando não somente às áreas fiscal e contábil, mas também a outras áreas da empresa, como qualidade e administração de pessoal.
O termo que completa corretamente a lacuna é:
O Tribunal de Contas
A verificação realizada em entidades da Administração Direta e Indireta em função, subfunção, programas e ações é denominada auditoria